segunda-feira, 20 de julho de 2009 - 19:55

Quem aí tentou invadir o meu Gmail?

Tarde de domingo e chega um torpedo no meu celular. Era o Grande Irmão – ops! – o Google, para avisar que alguém havia tentado acessar minha conta do Gmail.

Pensei na hora que a fanfarronice pudesse ter sido cometida por um dos leitores que vivem deixando comentários raivosos aqui no blog. Mas aí me lembrei de que são pessoas civilizadas, incapazes de fazer qualquer maldade. Teria sido então obra de um bot, de um spammer, de um adolescente? Difícil de saber. Talvez alguém tenha apenas se enganado na hora de digitar o login do Gmail e, sem perceber o erro, solicitou a recuperação da senha.

O mais inusitado de toda a história foi o aviso por SMS enviado pela empresa de Larry Page e Sergey Brin. Desde o início do mês, todos os internautas com contas do Google podem cadastrar o número do celular como uma das formas de recuperar a senha. Basta ir ao site www.google.com/accounts, fazer o login e selecionar “Change password recovery options”. Em seguida, no campo SMS, é só selecionar “Brazil” e incluir o número do aparelho (com DDD, sem o zero e também sem o código internacional).

Fiz o procedimento na semana passada, mas nem dei bola. Imaginei que só fosse precisar disso numa emergência, uma vez que o torpedo inclui um código que ajuda na recuperação da conta. Mas o sistema acaba também servindo como um alerta em tempo real sempre que alguém indevidamente solicitar a senha da sua conta do Google.

E então? Quem foi o engraçadinho?

Foto: subcircle/Flickr

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///