sexta-feira, 16 de outubro de 2009 - 19:53
Mauricio Moraes

Esqueça o Windows 7. Com vocês, o Chrome OS

chrome-os-01

O Google Chrome OS já está entre nós. Ou quase. Por um descuido, o navegador que será a base do sistema operacional de Mountain View vazou na internet.

Passada empolgação com o Windows 7, o rival produzido pelo Google deve se transformar no principal lançamento dos próximos meses. Por enquanto, dá pra ter apenas uma pálida noção do que vem por aí. Pode ser que eu me engane, mas há grandes chances de a primeira versão ser exibida no próximo Google I/O, conferência anual de desenvolvedores que ocorre em maio. O código, no entanto, estará disponível ainda este ano, segundo o post oficial que anunciou a novidade, meses atrás.

O navegador que caiu na rede é uma versão modificada do Google Chrome, feita para rodar em Linux – que será a base do novo sistema. Ela ficou no ar por pouco tempo no site que abriga as versões de desenvolvimento do Chromium. Quem quiser encontrá-la, no entanto, pode procurar o arquivo google-chrome-unstable_4.0.222.6-r28902_i386.deb, ilegalmente disponível em dezenas de sites. Cuidado apenas para não baixar um malware. Não nos responsabilizamos (nem aconselhamos ninguém a fazer isso).

Os sinais do Chrome OS são pequenos ainda. No canto superior esquerdo, um ícone leva para o Google Short Links. Para fazer login, no entanto, é necessário ter uma conta do Google.com – o que nos impede de saber a finalidade do serviço. No canto superior direito do navegador, são exibidos o horário, o status da bateria e as redes disponíveis. Dentro do menu de opções, uma guia leva o título “Google Chrome OS” e também mostra as redes disponíveis, além de permitir alterar a sensibilidade do touchpad. Por enquanto é só, pessoal. Deem uma olhada nas imagens abaixo.

1) Visão geral do navegador, rodando no Ubuntu Netbook Remix 9.10 Beta

chrome-os-02

2) Google Short Links (seja lá o que for)

chrome-os-03

3) Aba de opções do Google Chrome OS

chrome-os-043

Categorias

Tags

Comentários

///
  • pode ser engano meu , mas esse Chrome OS já nasceu morto, o Google devia era focar pra transformar o Android num OS mais completo para rodar qualquer aplicativo que rodamos num notebook para transformar um tablet numa ferramenta de trabalho e não apenas num dispositivo multimidia. Bem…a Apple como sempre já saiu na frente e vai unificar os OS´s dela.

    Felipe Santiago • 1/9/2011 - 8:04
  • “Após um longo sono, o menino Bill acorda, olha pela janela e pergunta ao pai: -Paiê, tá chegaaaando?”

    Nononono • 10/8/2011 - 1:07
  • Em 1990 disseram a mesma coisa do WINDOWS — Isso ai não vai subestituir o DOS. É lento, feio (???), dificil de instalar e configurar, etc,etc.. Enfim, acho que a informática está sofrendo uma grande revolução, principalmente por conta da disponibilidade de se ficar ON-LINE facilmente, e cada dia mais facilmente. Acredito sim que para o PC padrão um SO simples e ON-LINE deva ser o futuro. Aliás, esse futuro a própria MS está de olho, começando já a lançar as versões ON-LINE do Office.

    Rui Carlos Moreira Ribeiro Osorio • 20/1/2011 - 12:51
  • ai forçou já né.
    isso ai nunca vai substituir windows

    gabriel goldzweig • 12/12/2010 - 22:59
  • Windows 7 Ultimate: the best OS ever. EVER!

    Lucas César Mourão • 21/9/2010 - 17:48
  • Parabéns pelo artigo.
    Infelizmente…
    É só tocar no assunto dos SOs que o circo pega fogo!
    Só vi muita burrice, hipocrisia e fanatismo, com excessão de poucos que entendem o que é avanço tecnológico.
    Sentem no sofá da sala e vão rezar pra ver se a informática evolui sozinha.

    Alysson Galdino Tertuliano • 10/9/2010 - 16:02
  • Cristiano: Como disse antes, não estamos falando aqui de uma versão do sistema e sim de uma versão modificada do Chrome que caiu na rede. Desculpe, mas a ilegalidade está mais do que clara.

    Mauricio Moraes • 13/8/2010 - 18:54
  • Se eles desenvolveram o sistema usando uma base linux, a qual e opensource, eles tem obrigacao legal de disponibilizar a fonte do mesmo sistema.
    Entao, quem colocou um torrent na internet com o source ou com o build, nao fez nada ilegal, ja que se eles fizeram um sistema open-source, a propria definicao diz que essa deve ser a licenca do mesmo

    Cristiano Orlando • 12/8/2010 - 22:11
  • Cristiano: Em primeiro lugar, peço um pouco mais de civilidade e respeito às regras para comentar aqui. Em segundo lugar, o Chrome OS é open source, sim, mas esse post foi escrito em 16 de outubro de 2009, antes de o código do sistema operacional estar disponível oficialmente. O texto é sobre uma versão modificada do navegador Chrome, que vazou na internet e mostrava alguns dos recursos do Chrome OS. Ela foi tirada do ar rapidamente pelo Google e não estava protegida por nenhuma licença. Logo, sua distribuição por sites de torrent deve, sim, ser considerada ilegal.

    Mauricio Moraes • 11/8/2010 - 10:34
  • Pq o estagiario da redacao, como ma formacao academica soltou a “perola” disponivel “ilegalmente” sendo que esta porcaria que eh um “linux” capado, eh open source ?

    Cristiano Orlando • 11/8/2010 - 8:20
  • O Chrome OS é uma PIADA de mal gosto que so agrada aos desavisados! Foge completamente da realidade, por nao entender que o usuario prefere e gosta da liberdade de nem ao menos depender de um unico Sistema Operacional, optando assim por se sentir seguro ao utilizar as distribuições Linux, as multitarefas que o Windows dispõe e o alto desempenho que os Mac’OS oferecem.

    Acho que a Google nao soube interpretar essa necessidade de liberdade de escolha ao se vangloriar do seu SO que so serve para usuarios de Netbooks!

    Facebook User • 9/7/2010 - 2:37
  • O Sistema é praticamente uma piada, independente da qualidade das conexoes do futuro nao quero ter que depender de um serviço externo para ler um simples arquivo de texto.

    Ja existem versões alternativas como a Flow, que você pode baixar aqui

    http://content37.wuala.com/contents/fry.HD/chromeOS/VMWARE/20100215%20-%20Flow/ChromeOS-Flow-VMWare.tar.gz?token=1275769852834

    E confiram a avaliação do sistema aqui

    http://www.rdctech.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=189%3Achromium-google-os&catid=55&lang=en

    Sinceramente é uma decepção, se é para ter sistema leve uma boa instalação do Xp personalizada ja da conta, e ainda digo mais, prefiro o Windows 7 do que o “Google OS”

    “E no fim …..

    Quando as pessoas quiseram algo como o Google Chromium é simples, basta você abrir o seu gerenciador de tarefas no Windows, primeiro execute o Internet Explorer, depois feche o seu processo do Explorer.exe, e não use qualquer programa instalado, pronto!!! Voce acaba de construir o Windows Chromium .”

    http://www.rdctech.com.br

    Facebook User • 5/7/2010 - 14:20
  • É ISSO AIII? AFFF QUE PORCARIA !!! Isso é sistema pra Netbook,kkkk. Quero ver rodar um AutoCad2010 em cima disso kkkkkkkkkk, um Call of Duty 5. kkkkkkkkkk. Se continuar assim a M$ ainda vai ser dona de 90% dos SO do mundo !!!!

    Facebook User • 30/6/2010 - 11:45
  • A Micrsoft perdeu o mercado, porque passou anos lançando coisas idiotas e tentando dominar o mundo… quebrar todos os concorrentes, e fugiu do foco inicial (windows e Office), não que seja ruim pra empresa entrar em outros mercados, DESDE que ela priorize o seu… a falta de foco, deixou o Windows alheio as novas tendencias de mercado… se os Diretores sem foco no futuro da microsoft tivesse algo dentro da cabeça, o Proximo windows Seria:
    100% Seguro, preferencialmente com um antivirus embutido no Kernel…
    Bonito e Simples (o simples do windows 7 tá ótimo)
    somente uma versão pra todo mundo…
    e tudo cabendo dentro de um CD… (excluia as centenas de codigos inuteus detro do SO).
    e com um preço bem baixinho, ai sim todo mundo não faria questão de compra ele….
    Mas a Microsoft tem sorte, pq esse do google, vai ser só conversa molem não vai dá em nada, ai o windows continua soberano… porque não vai dá em nada? porque não é o foco da google, se dé alguma coisa, o buscador ficará pra trás… ai o bing entra pesado….

    pra entender o mercado de TI, basta olhar o que aconteceu no passando, tudo se repete na vida, é um circulo eterno….

    Raimundo Alves Lira • 1/6/2010 - 17:15
  • Não acredito que a google quer bater no windows 7 com essa coisa…
    Se o problemas deles é convencer o mundo a usar só net, não tem problema, a MS disponibiliza o Windows 7 com o IE e pronto, e o VISual Studio pra desenvolver o que quiserem pra web 2, 3.. 1000000….

    A atitude da Google é nogenta, ela simplismente quer ser a microsoft, assim como a TV Record a globo… Capitalistas….

    O correto seria cada um fazer parte do mercado e pronto, não querer todo pra eles, caso a google chegue a ser a poderosa, ela vai staguinar assim como a microsoft, por falta de concorrencia vai passar decadas lançando coisas idiotas… isso é o sistema capitalista, não mudará nunca….

    Raimundo Alves Lira • 1/6/2010 - 17:07
  • Todos os OS tem mercado, gosto muito do Ubuntu ( Linux ). Mas uso mesmo o Windows 7 Ultimate concordo com muitos que o Windows 7 é muito caro e bla bla bla, porém se você for um pouquinho curioso você acha tudo na Web. Estou ancioso para o GoogleOS porém não muito animado, pois me parece ser uma copia do Linux.

    Renato Palma de Souza • 25/4/2010 - 10:42
  • O Chromium é um OS específico para quem necessita de conectividade e portabilidade, não é para ser instalado num desktop caseiro. Compará-lo ao Win 7 é um equívoco. O Google quer, e vai, abocanhar um mercado restrito que vai usar seus serviços online(gmail, docs e ocasionalmente clicar nos links patrocinados). Triste é que algumas pessoas surtam e vomitam asneiras só de pensar que existe outro SO que não seja Windows.

    Johny Romos • 18/4/2010 - 23:56
  • Eu estou confuso,porque eu li em um site que o Chromer Os não realiza downloads e nem executa jogos ou programas,a função dele e só na internet? Me respondam por que eu estou querendo muito ter esse Sistema Operacional.

    silvio moreiras • 6/3/2010 - 14:22
  • Atencao no post anterior onde se le: Erick – leia-se :Elton

    JORDAN MARIANO DE SOUZA ARAUJO • 20/1/2010 - 13:21
  • Meu Deus… Meu Deus! Esse tal Erick deve ser um caso interessante para um neurocirurgiao, um psiquiatra, e dois enfermeiros munidos de camisa de forca. Adicione tambem um padre, com agua benta, e tres rezadeiras.

    JORDAN MARIANO DE SOUZA ARAUJO • 20/1/2010 - 13:19
  • Maurício,

    Fiquei um pouco confuso com sua matéria.. Por acaso não houve um equívoco? No título você citou sobre o ChromeOS (Sistema Operacional), mas na matéria falou sobre o Google Chrome (Navegador) instalado no Ubuntu Nebook Remix. Fico muito grato se puder esclarecer esta dǘvida.

    Em relação as disputas entre sistemas, devemos ter bom senso ao discutir este assunto. Existe mercado e usuários para todo SO, e não existe “o melhor sistema”.. o melhor é aquele que satisfaz suas necessidades. Utilizo apenas linux há anos e não vivo sem ele, pois para as minhas necessidades ele é o melhor SO.

    Porém, não podemos esquecer dos gamers, webdesigners, os “CADistas”, etc. É fato que existem excelentes opções de softwares para o Linux, mas o foco de um arquiteto não é a área de TI e sim o projeto que irá desenvolver no AutoCAD para entregar ao cliente, certo? E como ele já aprendeu a usar este software, não terá muito interesse em outros sistemas operacionais com opções semelhantes a que ele aprendeu a usar…

    Mas sejamos sensatos e deixemos a hipocrisia de lado: aqueles que defendem os sistemas proprietários usam apenas softwares originais, certo? Senão estão dando um “tiro no pé” ao defender com unhas e dentes suas opiniões…

    Robson Silva • 10/1/2010 - 2:22
  • Quem tem muita grana, compra MAC, quem tem pouca grana compra windows, mais quem quer ser LIVRE , usa linux eu tenho condicoes de ter um windows original, mais prefiro sr livre, tudo que tem no mundo windows , encontro um similar igual ou melhor no mundo linux, alem disso a microsoft copia munta coisa do linux para se manter isso tem no windows???, http://www.youtube.com/watch?v=_ImW0-MgR8I .e para o Elton, no começo, nem a microsoft leva seu filho a escola, já pensou nisso, Outra pergunta, seu windows é original???

    Ivair • 30/12/2009 - 19:37
  • Windows…Linux…MacOS…GoogleOS
    Qual sistema atende as meinhas necessidades, com melhor qualidade e menor preço?
    Isso é que interessa num mundo capitalista.
    Cada um tem o SO que desejar pois há ofertas p/ todos.
    Quem tem grana compra MAC.
    Quem tem pouca grana compra Windows.
    Quem é pobre como eu…usa linux que é “di gratis”!

    clodoaldo ps • 28/12/2009 - 14:02
  • Pessoal voces estão sendo muito radicais! Devemos respeitar a opinião dos outros. Por exemplo, eu acho que, sem dúvida nenhum que o Linux é superior ao Windows, em todos os aspectos. Mas eu uso e sempre comprei Windows. Tenho muitas distros do Linux, versões recentes, mas o unico defeito do Linux na minha opinião é que em algums momentos ele deixa de falar Português para falar inglês. E eu não gosto de software que não fale a nossa lingua. A 3º lingua mais falada no mundo.

    Carlos Alexandre da Cunha • 15/12/2009 - 12:51
  • Eu até estava feliz na espera pelo Windows 7, mas depois de uma reportagem que li por aqui mesmo, dizendo que o Brasil seria o país onde mais caro se pagaria por esse SO, mandei a Micro$oft às favas. O meu Vista é original, veio no PC quando comprei. Mas assim que sair o Chrome OS, e que for possível instalá-lo, adeus Windows! O IE8 já mandei pro espaço! Tô MUITO feliz com o Chrome!

    Marcio Luis de Paula Cardoso • 10/12/2009 - 19:36
  • Não é apenas o Ubuntu modificado?

    Mateus Marques Martinelli • 8/12/2009 - 12:47
  • Infelizmente muitos preferem colocar vendas em seus olhos e se fechar para o mundo, para as tendências, etc. Olhem para a TV, meus caros, a cada dia perde espaço para a internet. “Ontem” assistíamos TV diariamente e por várias horas, e hoje? O mundo muda, e a microsoft perdeu muito tempo em não inovar, e o que ela está colhendo hoje? Pauladas…ela tem grana e talvez(?) consiga reverter, mas a Google lançando um sistema operacional, claro que a primeira versão “deixará” a desejar, mas quem nunca apanhou para instalar drivers em um windows 3.11? 95? 98? 2000? XP? Vista? Seven? Contudo, a Google tem uma visão muito além da microsoft, e a tendência, repito, “TENDÊNCIA”, é que a Google conquiste fatias de mercado em um ritmo que irá incomodar a MS. Agora vem a matéria de um sistema que nem foi lançado ainda e IGNORANTES dizendo que nem atingiu atingiu a MS. Paciência, viu?

    Allan Aguiar Machado • 4/12/2009 - 14:45
  • p.sII.: a microsoft lidera o mercado porque alcançou uma maioria que prima a comodidade acima da qualidade, porque a maioria dos profissionais dessa área são também acomodados, porque grandes produtoras de softwares desenvolvem somente para versões da plataforma do tio bill. Esses são alguns dos motivos que levaram a microsoft ser líder, e que a manterá líder assim por um longo tempo.

    victor crespo • 3/12/2009 - 22:16
  • Para min, o Chrome é apenas um ensaio. O que a Google está fazendo é apostar no conceito de computação nas nuvens, o que atualmente, é insignificativo. Futuramente? Quem sabe, né?

    Eu gostaria de ver a Google investindo realmente em Linux. Apoiando mais desenvolvedores, criando parcerias com empresas, e até quem sabe, criando um SO próprio – de verdade – tão bom quanto um Mandriva, por exemplo. Isso sim, no meu entender, faria a diferença a favor da Google contra uma apple ou a microsoft (se é que ela quer realmente entrar nessa disputa entre SO).

    ps.: ao contrário do que alguns falam, o W7 é o melhor sistema da Micro$$oft; disparado, de todos os tempos (é quase difícil de acreditar, ainda mais depois de consagradas versões – monstruosidades – como 98, Millennium, XP (sim, estou citando o XP também) e vista). Quem realmente testou ou usou sabe disso. E “CURUZIS”. Por favor, deixem o XP com seu IE 6, seus três SP e centenas de milhares de atualizações morrerem em paz.

    victor crespo • 3/12/2009 - 22:05
  • Meus amigos a microsoft foi é e sempre será lider no mercado de sistemas operacionais,não critico seus concorrentes simplesmente gostaria que nesta corrida contra o tempo jamais outros softwares alcançarão o que o tio bill deu início,ele e toda sua equipe são únicos, assim como DEUS que é insubistituível….

    josé nogueira neto • 29/11/2009 - 10:28
  • a Google fez um mico ao lançar a nova interface do orkut que eles chamam de “Novo Orkut”, fez outro ao lançar o Google Wave sendo que nem todos que possuem cadastro nesse serviço do Google realmente entendem a utilidade dele e agora vai lançar um S.O. que é baseado no Linux que diziam que iria acabar com o Windows, mas até agora não vi a derrota da Microsoft e tampouco olharei essa derrota com a chegada do Chrome O.S.

    Eduardo Cardoso da Silva • 26/11/2009 - 1:14
  • (Elton A F) Leva mesmo seus filhos no colegio pq fez falta pra vc.Esqueci deve ser o W7 que leva seus filhos né?Acorda cidadão ta todo mundo de olhho no mercado de aplicativos online e nao na pornogafia que vc baixa.

    Charles de Sena • 25/11/2009 - 8:41
  • É Maurício, suas matérias mudaram para melhor, parabéns.
    Realmente, esse Elton é uma aberração. Espero que o Google Chrome OS seja realmente um sucesso, mostrando ao mundo, como o software livre permite crescimento, partindo-se de um ponto já atingido, passando-se o bastão para o outro poder continuar a corrida. O Windows 7 é uma farsa, tanto que depende de um tal ‘ modo XP’, ora, se é windows, pra que precisa de XP virtualizado ?
    Tomara que o Google seja a resposta, e nos traga um novo conceito e de aos simples usuários básicos, aquilo que precisam….web de boa qualidade, rápida e segura e quem sabe com video conferencia. Abraço….estou na torcida.

    Deyson Thome • 24/11/2009 - 1:59
  • Só pode ser brincadeira! Colocar máscara no Ubuntu e querer distribuir como se o GOOGLE tivesse desenvolvido só pode ser brincadeira.

    Armando Chaves • 20/11/2009 - 9:52
  • Percebe-se que o Elton gastou toda a grana dele em licenças windows e ficou sem dinheiro pra frequentar uma escola decente

    igor da cruz marques belchior da cunha • 19/11/2009 - 20:21
  • Fico muito contente (até feliz) em saber que este pais continua sendo feito por dinheiro, interesses ocultos, e gente como os milhardarios que registram sua grande condição de pensador escrevendo o que feliz pensador Elton regristrou.
    Uso linux, sou livre e gasto meu dinheiro em educação.

    jose carlos depresbiteris • 19/11/2009 - 13:11
  • Bruno gabriel • 17/11/2009 - 14:35
  • O 7 é apenas um pouco mais rápido que o Vista e tão decepcionante quanto.
    O XP ficou melhor que o Vista e o 7 logo antes de ser “morto”.
    Nada é de graça mas quero ter o melhor produto pelo justo preço. E atualmente ele é o sistema da apple. Aguardo com ansiedade o sistema da google para instalar no meu net e testar. Já estou cansado das decepções da empresa de titio bill.
    Sou engenheiro e sonho no futuro um S.O rápido e eficiente, do tipo ligou iniciou, como tinha na minha HP49G.

    Antônio Gonçalves Da Silva Júnior • 10/11/2009 - 12:40
  • Amém Windownautas radicais, irmão Ballmer informa: Windows 8 vai levar seus filhos á escola, só sentar e ter fé.
    Dinheiro compra tudo irmãos!, para quê cérebro?, vamos o vende-lo á kilo e comprar o Windows 7 Ultimate (er… dependendo alguns podem ficar devendo)

    Paulo Munir • 9/11/2009 - 14:54
  • Quanta ignorância Elton,
    Por acaso o seu navegador padrão tem corretor ortográfico embutido?
    Você pode escrever o que procura direto no campo do endereço e realizar a busca pelo maior sistema de busca no momento??
    Acho que não, bom então antes de mais nada pare para pensar que as mudanças devem ser testadas e avaliadas, depois deste procedimento se desejar não utilizar e criticar tudo bem, antes disso não tem direito algum nem mesmo de se expressar assim como o fez. Obs: Educação trazemos de casa.

    Tiago Faria Bicalho • 8/11/2009 - 13:56
  • Esqueça o Windows 7???
    e se eu não estiver a fim de esquecer?
    to me lixando pra google e pros serviços “gratuitos” dela.

    nada é de graça, tudo tem um preço. eu gosto do windows 7.

    chrome os.. rs pra q? qual vai ser a novidade q tem nesse q não tem no outro? vai acrescentar algo ou vai ser só mais um?

    ele vai falar por mim? vai levar meus filhos ao colégio?

    pode lançar.. q eu nem vou testar..

    Elton A F • 2/11/2009 - 12:14
  • João Paulo, por favor, defina: “salvação do linux”.

    Acredito que este sistema não precise ser salvo, uma vez que “dominar o mercado” não é e nem nunca foi seu objetivo. O objetivo do linux é ser o melhor sistema para aqueles que se dêem ao trabalho de procurar em volta. Uma opção.

    Felipe Souza Vieira • 30/10/2009 - 21:28
  • Isso pode ser uma salvação para o linux, mas claro que não tirará o foco do W7.

    João Paulo • 28/10/2009 - 13:26
  • concordo com vc lucas… muita tempestade em um copo de agua.

    david paixao • 24/10/2009 - 15:20
  • Impressionante o que um post faz. Quanta polêmica.
    =)

    Lucas Selbach • 20/10/2009 - 9:07
  • Tem muita gente aqui (inclusive o blogueiro) confundindo Sistema com Interface. O Chrome apresentado é a provável interface gráfica do sistema Chrome OS, que todos sabem será um Linux. Pelo visto o navegador substituirá (parcialmente pelo menos) o Gnome ou o KDE como Desktop Environment padrão do Chrome OS. Dizer que “rodou o Chrome OS em cima do Ubuntu”… Só se for em uma máquina virtual :)

    Vinicius Seixas • 19/10/2009 - 23:40
  • É incrível como que “por acidente” as coisas do Google tão vazando…
    Outro dia foi o novo design do orkut que “vazou” na página de download do Chrome.
    Na minha opinião, o google tá dando uns virais por aí…

    Wolfgang Marcos de Souza Joilton • 19/10/2009 - 22:13
  • Sempre existiu uma coisa que me intrigava: Existem pessoas que só fazem comentários a respeito de comentários e esquecem de comentar o texto. Então, hoje, eu resolvi comentar o comentário: Parabéns Tiago de Queiroz pelo texto ;-)

    Carlos Rubens Careneiro de Castro • 19/10/2009 - 18:57
  • Jose Afonso, essa vai pra você. Antes de criticar e “formar’ alguma opnião, procure se informar sobre o que está lendo. Já foi dito antes [por mim mesmo] nos comentários e mesmo assim você ainda insiste que isso é só um navegador. O Chrome OS não vai ser “muito” mais que um navegador, já que segundo as declarações da google ele será um SO feito para netbooks e aplicativos baseados na web. Segue ai algumas fotos do NAVEGADOR chrome os para linux, basta comparar com as fotos postadas pelo maurício pra perceber a diferença.
    http://img32.imageshack.us/img32/95/capturadetelab.png // http://img207.imageshack.us/img207/5073/capturadetela1l.png // http://img207.imageshack.us/img207/9845/capturadetela2j.png

    igor da cruz marques belchior da cunha • 19/10/2009 - 17:14
  • Ridículo. Ficou feio, pro Maurício, e pra Info, que deixa essas baboseiras. Sou a favor da evolução e crescimento do SO Google Chrome, mas não é pra tanto. Não precisa fazer feio, nem desmerecer o concorrente pra subir degrau. Não se iguale ao ridículo Ballmer (se é que já não está).

    Marcos Vinícius Garcia do Nascimento • 19/10/2009 - 16:43
  • Deu mole, isso nao tem nada a ver com o Chrome OS. isso é apenas o navegador Google Chrome para Linux. o Chrome OS irá trazer muito mais coisa já em sua primeira versão que um navegador, ao poucos que conhecem mais a fundo os sistemas Linux, o Chrome irá remover alguns recursos do X, o que irá deixar o sistema mais leve e simples para os netbooks, uma vez que o servidor X tem muitos recursos que são inúteis para esse tipo de aplicação, graficamente, a muitos anos as opções para Linux são de longe mais bonitas que o Windows, desde que conhecemos o Emerald, Compiz-Fusion e agora o Komposite (do KDE 4.X),ah.. e para as pessoas que reclamam das dificuldades no linux: Não usem, parem de reclamar e se quiserem usar estudem; e para as pessoas que reclamam do Windows: façam o mesmo, parem de criticar e deixem de usar essa porcaria.. eu hein, gostam de falar besteira,… Mauricio, pesquise mais antes de publicar algo… ficou feio! =/

    jose afonso • 19/10/2009 - 13:48
  • Hahahaha ! ! por essas e outras que eu cancelei minha assinatura da Info antes de completar 15 anos ! hahahaha!!! Caro Maurício, voce é um cara capaz, gosta de pesquisar e etc… por favor, não caia nessa de manchete sensacionalista… isso só lhe traz deméritos. Vamos juntos implorar para que criem um S.O. NOVO DE VERDADE, FORA do mundinho Linux/Rwindows ! Tudo o que temos, são variaçoes do Linux, e ele não é uma coisa fácil para usuários comuns… mesmo o Ubuntu.

    Luiz Henrique Amaral Alves • 19/10/2009 - 11:55
  • Mtos comentários que não tem nada a ver. E a matéria também não tem muita coisa a ver. Esquecer o Windows 7… tamanha bobagem, essas telas que vc postou não mostram nada, não da pra ter idéia nenhuma do vai ser o sistema do google. Outra coisa, como assim “passada a empolgação com o Windows 7″ se o sistema não foi sequer lançado ainda?
    Outra coisa, essas tela postadas aí são sim muito feias, horríveis…
    Se o Google está querendo ganhar espaço no desktop vai ter que melhorar mto essa interface que lembra o Windows 95 ( pra não dizer o 3.11). Outra coisa, alguém disse que o SO do Google é um sistema novo, sem cópia de nada, ele não é baseado em Debian??? Cadê a originalidade? Pra não ter cópia de nada, ser totalmente novo, ele teria que ser criado do zero, sem basear em nenhum SO que já existe, talvez até com um kernel novo e não usando o kernel do Linux que é o mesmo pra todas as distros que existe. Quanto a questão de que a Microsoft copia tudo, concordo. Acho que o que é legal deve ser copiado mesmo, o contrário tb acontece, mtas empresas copia as coisas da Microsoft que dão certo, como o Office por exemplo. Se pegar qualquer suíte de aplicativos de escritório que tem por aí, vai ver que existe um monte de coisas copiadas da Microsoft. Por fim, acho que por enquanto essa matéria é uma grande bobagem e o sistema do Google ainda não diz nada. E não devemos esquecer, nem tudo que o Google faz é bom… Apesar de ter produtos excelentes.

    Renato da Silva • 19/10/2009 - 11:48
  • Ou seja, mais uma distribuição do Linux… grande coisa.

    João Pedro Melo • 19/10/2009 - 11:06
  • Fico decepcionado com os comentários agressivos contra o repórter, mostrando que muitos dos que se dizem “experts” em informática são, na verdade, autoritários e totalitários. A matéria está ótima para um entusiasta de tecnologia, mas é ÓBVIO que nunca irá agradar os técnicos e especialistas. E a INFO é dirigida exatamente para estes entusiastas. Maurício, esquenta não, sua notícia do “vazamento” de uma versão do Chrome OS foi bastante interessante.

    Daniel Zíngari • 19/10/2009 - 9:14
  • Aaaai, minha pleura! Tá parecendo que o pessoal leu somente o título da matéria e correu pra comentar. Me recuso a crer que esses comentários inflamados surgiram de outra forma. Agora, sem querer defender nem ofender ninguém (nem gúgol, nem info, nem ninguém), é questão de tempo pra ver a moçada “pagando língua”. Os serviços e produtos da Google se destacam, em primeiro lugar, pela visão (quase sempre brilhante) sistêmica de um problema específico. Se algum dia seu trabalho se esbarrar em algum problema para o qual a Google já ofereça uma solução, vale, com certeza, uma conferida. Não por modismo nem comodismo, mas pela maneira como os engenheiros googlianos planejam suas propostas de soluções.

    Carlos Messala Borges de Oliveira • 19/10/2009 - 9:01
  • Eu já to acostumado já, o Mauricio sempre põe esses títulos de notícia que parece ser um BUM! mas nunca é nada. Minha opinião é que o Chrome OS vai ficar por um bommmmmm tempo enxendo o saco da MS no mundo dos netbooks, se eles não estiverem escondendo o jogo, um OS para desktops, que rode tudo que um usuário Windows normal usa, vai DEMORAR!

    diego nandi • 19/10/2009 - 8:44
  • Bom concordo que o enunciado foi realmente muito exagerado, devia ter o nome “Google OS Hoje” e não “Esqueça Windows 7″, não porque eu goste de windows ou apoie, mas porque o projeto ainda esta muito pre-maturo, o Google OS sim ele é diferente do linux em todos os aspectos, para quem acha que ele é só uma distribuição vai a noticia que ele é mais compativel com aplicativos windows doque linux, ou seja ele sim, roda aplicativos linux, porem linux ainda nao consegue rodar aplicativos dele. A quem achou ele muito parecido com ubuntu deve ter a curiosidade der ler oque detalha as fotos, oque esta escrito é “Navegador chrome rodando no ubunto” pessoal esqueceu de ler essa parte, e para o Ronaldo Santana, sem querer ofender acho que sua atitude passou do limite de criancice, você ja viu o primeiro windows como era? apesar que eu e 90% desse topico não achou o google chrome OS feio, e quem ta usando o androi no celular pelo que eu ouvi dizer esta super satisfeito com a aparencia dele que por sinal acho mais bonito que o windows, mas enfim o primeiro windows era horrivel, depois de varios e anos, incluindo isso mais de 10 anos foi que deu uma melhorada após bill em sua longa caminhada de copiar os outros, alias ele superou tanto o oficio de copiar a ideia dos outros que conseguiu copiar a ideia até da xerox, lider maxima de cópias, isso chega a ser hilario não é mesmo, pois bem o windows começou a ficar bonito após se basear em skins do linux e do MAC OS, procure videos a respeito, chrome OS é algo novo, desing novo e não é copia de ninguem. Finalizando se quer parabenizar alguem parabenize a MAC porque se hoje vc usa o windows bonitinho, esse bonitinho saiu do mac.

    Daniel Fereira da Silva • 19/10/2009 - 7:55
  • Igor e Tiago: obrigado pelas sábias palavras!

    Mauricio Moraes • 18/10/2009 - 19:45
  • MEODEOS!!! Quanta gente desinformada (pra não dizer BURRA) por aqui. Desde antes do lançamento da versão BETA do windows 7 já existiam rumores de um Google OS, ou Chrome OS. Estou desde o início do ano acompanhando uma notícia aqui, outra acolá, a respeito disso. Se o cara postou algo que você não concordou e você tá afim de comentar negativamente, devia ao menos saber do que trata o assunto. E se não está afim de procurar na pesquisa do próprio blog (tem um monte de posts sobre o Chrome OS), ou na pesquisa do site (também não é a primeira vez que a info publica uma nota sobre um possível Chrome OS) ou mesmo na própria busca Google (ou Bing para quem for anti-google) antes de vir falar BESTEIRA aqui. PRIMEIRO: Parece que NINGUÉM leu a materia; Ele escreveu que é uma versão do Chrome rodando no ubuntu, portanto sem piadinhas a respeito. SEGUNDO: Ele traz um ajuste que normalmente não se encontra em browsers (sensibilidade do touchscreen) TERCEIRO: Já foi dito em outras matérias sobre o Chrome OS que o mesmo seria um SISTEMA OPERACIONAL PARA NETBOOKS BASEADO EM LINUX, QUE TRABALHARIA VOLTADO PARA WEB 2.0, ou seja, trabalharia baseado na nuvem; Dessa forma, faz todo o sentido o Chrome OS se reduzir a um browser e mais meia dúzia de funcionalidades. QUARTO: Desde o windows 98 que o INTERNET EXPLORER é parte fundamental do sistema, “roubando” espaço do Windows Explorer; Portanto, o queridinho windows também é atualmente um SO baseado em browser. Posto isso eu pergunto: Tem alguém aqui que REALMENTE sabe do que está falando? E outra: Não estou afim de defender o Maurício Moraes, até porque ele é grandinho o suficiente para se defender, mas estão procurando pêlo em ovo para desmerecer o trabalho do cara e justificar essas respostas DOENTIAS que eu perdi meu tempo lendo aqui. Espero que os chefes de vocês não estejam lendo esses absurdos, pois se eu fosse chefe de alguém seria motivo suficiente para uma demissão!

    Tiago de Queiroz Valença • 18/10/2009 - 15:58
  • Meu futuro netbook vai rodar Chrome OS ou Windows XP. Depois decido.

    Otávio Müller • 18/10/2009 - 11:59
  • Escrever erradamente é hábito por aqui? O Maurício mesmo se contradizeu: No primeiro parágrafo falou que o navegador “vazou” na internet, qunado já no terceiro parágrafo ele diz que o navegador estava no site que abriga justamente as versões de desenvolvimento do Chromium. Realmente, ficar falando que o windows 7 já era por causa de um navegador beta que não ofereçe´opções, ferramentas e complementos realmente decentes é o cúmulo da ignorância. O chrome os é uma modificação do Chrome original pra deixar a barra lá em cima azul e adicionar um mísero botão de ir pro google. Além claro de diminuir o tamanho dos botões. Um navegador beta vencer o windows 7? De que planeta você veio Maurício? Olha, realmente discutir mais é uma perda de tempo, mas este navegador é um google Chrome modificado em poucos detalhes. Reveja alguns conceitos antes de postar coisa boba na internet.

    Roberto oliveira junior • 18/10/2009 - 7:16
  • Acho muito bacana o Google lançar o seu SO. Porém, estou feliz com o meu Ubuntu e não vejo motivos para mudar para outro sistema qualquer.
    Agora, respeito a opinião de todos, porém, só acho que não é preciso desqualificar alguém por divergir da sua opinião…

    Olnei Augusto Araujo • 17/10/2009 - 22:43
  • Leonardo, eu aconselho que você siga a sua própria orientação. Vou tentar explicar novamente. O que foi postado pelo Maurício é sim o primeiro build do SISTEMA OPERACIONAL Chrome OS. O fato é que ele é baseado em debian e por se tratar de um build inicial é possível rodá-lo dentro de outro OS. Se você reparar, no lado direito da barra de título do que você chama de navegador, há um relógio, um menu e um gerenciador de redes. Seriam isso características novas de um navegador? ¬¬. Outro ponto a ser colocado, essa história de que não existe Chrome oficial para linux pela inúmera quantidade de distros existentes é pura balela, em primeiro lugar, poderiam existir milhões de distros, o kernel linux é a mesma base para todos, em segundo lugar, o Chrome já tem versão para linux a mais de 2 meses [e não estou me referindo ao chromium, que é outro projeto, base para o chrome] o google ainda não o anunciou como oficial, mas existem milhares de pessoas que já o utilizam [eu sou um deles] e mesmo ainda não tendo chegado nem a versão beta, eu já o utilizo como navegador principal, pois está bem mais estável que o FF. Em suma, leiam cada parte do texto antes de comentarem e vocês perceberão que as fotos se tratam realmente do Chrome OS e não navegador. [para facilitar, abstraiam o gnome-panel do ubuntu e vocês perceberão na barra de títulos as características contidas na barra de tarefa de qualquer OS]

    igor da cruz marques belchior da cunha • 17/10/2009 - 22:21
  • Eu aconselho aos usuários antes de postarem qualquer comentário, antes, fazerem uma aula de produção textual e aprenderem a interpretar devidamente um texo. Como bem disse o Genilson da Silva, “O Mauricio Moraes não tá falando do Chrome OS q vai demorar ainda pra sair. Ele tá falando do browser crome para linux, q é uma coisa q ainda não existe oficialmente. O propósito do Google criar um sistema operacional é para abrigar o seu navegador q ainda não foi possivel lançar para o linux por causa de muitas distribuições q há. Eles querem lançar um linux q já venha com esse navegador. Aparecer assim na net um browser para linux, é sinal de q uma pequena parte do sistema está se mostrando. Embora eu ache q isso não representa quase nada, e o título é bem sensacionalista, digamos assim.”

    Leonardo Neves • 17/10/2009 - 21:31
  • Gente… é sempre a mesma coisa. O Mauricio coloca um titulo sensacionalista, um texto todo errado tecnicamente, extremamente raso, e todo mundo bomba nos comentarios, apontando os erros. E a Info vai ganhando page views…

    leonardo costa prauchner • 17/10/2009 - 21:09
  • Eu quero o MAC OS no PC! O Windows 7 a cada dia que passa fica mais pesado do que se pegar o iso da MS e reinstala-lo, incrivel como a MS consegue criar programas rápidos e deixa-los lentos com o passar dos dias, vão culpar o desgaste do processador, RAM etc?! Mas se instalar o original sem updates volta a ficar rápido?! Torço por um MAC OS da Apple a preços populares que possam competir com Windows 7 que chega inflacionado ao mercado de sistemas operacionais. Espero que o google não tente alterar o Ubuntu e chamar de Chromium, que reconvoquem pelo menos o seu designer para projetar um ambiente gráfico tão belo quanto seu logo de milhões de dolares.

    Henrique A. H. D´Agostini • 17/10/2009 - 14:28
  • Uma coisa eu tenho que concordar, gravemente…

    “Esqueça o Windows 7. Com vocês, o Chrome OS”
    “Passada empolgação com o Windows 7…”

    HUH ??? Navegador base pra OS ??? Passada a empolgação de um produto que nem foi lançado ??? HUH ???

    Esse cara é bizarramente tendencioso e sensacionalista.

    INFO, por favor, coloca o menininho de volta no bercinho, pois ele aprendeu a falar palavrão e tá gritando na escola… Vai ficar feio pra você.

    Cap Blah • 17/10/2009 - 11:42
  • O cara não falou nem de SO, nem de Browser, que salada de informações desencontradas que foi feito aqui hein…

    Windows 7 = Sistema Operacional
    Google Chrome = Chrome BROWSER rodando em cima do Ubuntu

    Poxa a Info deveria rever estes artigos ridiculos antes de publicar, fica muito feio pra gente que assina e le estas besteiras.

    Diogo Oliveira Bochi • 17/10/2009 - 11:39
  • Ronaldo Santana Ramires, não discordo de nada que tu disse, realmente essa matéria é sensacionalista. Mas o ” se nem o android decola” foi demais hein?

    samuel camara de lemos filho • 17/10/2009 - 11:19
  • Estamos sim… Pois a Info acho que que é uma revista séria… Apesar de deixar um louco trabalhar lá… Mas deve ter um pq… Por capacidade que não é… Fazer o que se no meio dos RSS vem o post tosco dele?!?

    Fernando Moreira • 17/10/2009 - 10:34
  • A galera que reclama do Mauricio está aqui todos o dias lendo as matérias dele. Que estranho…

    Danilo Neto • 17/10/2009 - 9:59
  • apesar das opniões de todos aqui em minha opnião este foi um artigo contribuinte, pois para mim o chrome OS sera muito bom, pois ele esta apenas em sua primeira versão

    Thiago Frazio Gomes • 17/10/2009 - 8:41
  • Mesmo não morrendo de amores pelo Windows, vamos admitir: o foco do Chrome não é atacar todo o mercado, mas sim ser usado em netbooks.
    O problema do Google é que tudo fica em beta para sempre e não seria diferente com o Chrome OS. Melhor usar uma versão séria de Linux, como o excelente Ubuntu.
    O reporter deveria ter feito uma reportagem isenta, não?
    Mauricio, pede pra sair!

    Luiz Gustavo Furlan • 17/10/2009 - 8:20
  • Eu aindo uso o XP no Not, sabe o motivo?
    O programa deseja apresentar uma msg. Permitir?
    Vc realmente deseja apagar o arquivo?
    O programa deseja apresentar uma msg. Permitir?
    O que deseja fazer, apagar?

    O Chrome OS é apenas uma febre assim como o Wave.Google.com e o W7 que na verdade é o Vista com outro skin e um emulador.

    Rodrigo Farias • 17/10/2009 - 7:36
  • (Fui o segundo a comentar a notícia)

    Eu nem questiono que seja o Chrome para Chrome OS. E acredito que vá existir um Chorme OS. Afinal de contas com tantas distribuições Linux no mundo mostram que até um macaco treinado faz uma. Enfim…

    O TENDENCIONISMO que mata!!!
    Maurício Moraes ama criar polêmica.
    Ele deve ser filho de alguém pra estar aí.

    Acorda cara!!! Você está no trabalho errado!!! Deveria trabalhar com o Ratinho ou ir pra Portugal fazer programa com o João Kléber.

    Fernando Moreira • 17/10/2009 - 6:51
  • Eu não acredito qeu estou lendo isso, Google CHROME, por favor, se demita.

    David Lopes • 17/10/2009 - 1:06
  • Bom Post, porém espero mais do Google, mas começaram bem…usando linux…melhor que esse lixo chamado Windows cheios de malware e virus.O Google começa certo, mas ainda falta muito,para desbancar o Windows 7 que vem com força.Já diria Steve Jobs ” Voces são um bando de incompetentes, melhorem o design”. É Google..vamos ter mais criatividade…e enfrentar a Micro$oft de verdade !!!

    Renato Palma de Souza • 17/10/2009 - 0:53
  • Ih caramba… mãe Dinah strikes back!

    Arthur de Oliveira Cavalcante • 17/10/2009 - 0:33
  • Façam-me o favor. Antes de comentarem procurem saber do que estão falando. Em primeiro lugar O NAVEGADOR chrome tem sim sua versão pra linux, por enquanto o arquivo chama-se google-chrome-unstable e existe também a versão Chromium, que é a base do chrome, seja para linux ou windows. Não existe isso de que o Chrome do linux é o Chromium. Segundo lugar, isso que foi postado pelo Maurício é sim o SISTEMA OPERACIONAL Chrome, sendo que não passa de um build inicial. Ele é baseado em Debian e por isso motivo foi possível rodá-lo a partir do Ubuntu. As screenshots não são do navegador chrome ou será que alguém ai já viu navegador com relógio, gerenciador de rede e menu próprios?

    igor da cruz marques belchior da cunha • 16/10/2009 - 22:54
  • Eu adorei a idéia do Google. Eu quero Google Chrome OS no meu computador. Esquecer o Windows Sete? O que é Windows Sete? É o Windows que foi lançado em 2007? Só pode ser. Chamava-se Vista, não é?

    Fábïö • 16/10/2009 - 21:51
  • O Mauricio Moraes ta errado e todo mundo leu errado!!!! só o Genilson da Silva que está certo!!! è bom você ler mais e com atenção… principalmente notícias de tecnologia e em especial do mundo GNU/Linux. O Chrome (no Linux é Chromium) pra Linux existe faz tempo,inclusive uso ele no Linux.Não tenho nada contra seu concorrente de Redmond.E lembre-se que Linux não é “uma pequena parte do sistema”, pelo menos em servidores pelo mundo e vem sendo muito bem difundido nos desktops.
    Parabéns pela notícia Mauricio Moraes !

    Haldrin Feitosa Figueiredo • 16/10/2009 - 21:51
  • Acho que a introdução do Google no mercado de S.O. vai trazer uma grande contribuição ao Linux. Mas claro que não dá para substituir o Windows, eu não poderia ficar sem todos os programas for windows que tenho. Mas minhã mãe, por exemplo, só usa o computador para internet, nada mais. Assim como ela, muitos usuários não passam de uma edição de texto. Um computador mais barato, com sistema Chrome, Google Docs e outras ferramentas do Google, vai estar na medida para boa parte dos usuários de Internet.

    Thadeu Furtado Barros • 16/10/2009 - 21:45
  • Ultimamente a INFO tem publicado uns títulos de matérias que beiram o sensacionalismo. Esse título pareceu até que já tinha uma versão pra download, quando na verdade falou apenas de um projeto de navegador pra linux. Perda de tempo total. Gosta tanto desse site…mas ele está perdendo a credibilidade… já vou começar a procurar outra fonte de matérias de tecnologia…

    Jorge Luis Lima dos Santos • 16/10/2009 - 21:44
  • Ae Mauricio!! Parabéns! Esse seu artigo foi o melhor de todos os tempos! Melhor em termos de IGNORANCIA TECNICA, ESTUPIDEZ, TENDENCIONISMO, INCAPACIDADE DE ANÁLISE, ETC…. na boa cara… “o navegador que será a base do sistema operacional de Mountain View vazou na internet.” Isso não existe… Esse seu artigo não fala nem sobre o navegador e nem sobre o sistema operacional… você fez uma salada dos infernos e só falou merda ai… dá uma pesquisada melhor antes de falar besteira, por favor…

    André Gomes • 16/10/2009 - 21:40
  • Os caras q comentam aqui não sabem ler. O Mauricio Moraes não tá falando do Chrome OS q vai demorar ainda pra sair. Ele tá falando do browser crome para linux, q é uma coisa q ainda não existe oficialmente. O propósito do Google criar um sistema operacional é para abrigar o seu navegador q ainda não foi possivel lançar para o linux por causa de muitas distribuições q há. Eles querem lançar um linux q já venha com esse navegador. Aparecer assim na net um browser para linux, é sinal de q uma pequena parte do sistema está se mostrando. Embora eu ache q isso não representa quase nada, e o título é bem sensacionalista, digamos assim.

    Genilson da Silva • 16/10/2009 - 21:20
  • E esse simbolo do Ubuntu no canto esquerdo superior da imagem 1(um)???? Sei não ein….ta muito ubuntu pro meu gosto.

    Otavio M de Castro • 16/10/2009 - 21:00
  • O Gmail era uma cópia do Outlook Web Access que vem com Microsoft Exchange.

    Quem tem a mania que a Microsoft sempre ia dominar o mundo do desktop, também não acreditava no Gmail quando esse foi lançado.

    A verdade é que hoje todo mundo tem uma ou mais contas no Gmail. Já o Outlook, já foi muito mais popular.

    Quanto Android, não tem nada a ver com o Chrome OS, mas já tem mais de 20 modelos de celular saindo com o Android, apesar de por enquanto apenas 1 ter chegado ao Brasil.

    Manuel Lemos • 16/10/2009 - 20:59
  • Caros amigos, o Google vai dar canseira na microsoft, esperem e verão.

    Vinícius Machado Cruvinel • 16/10/2009 - 20:42
  • Puta, é cada uma que me aparece.

    Ta bom Mauricio, vou esquecer o Windows 7 e vou usar o Chrome.

    Cara acorda, olha a aparencia ridicula das telas que você postou.

    Se nem o Android decola, eu vou te falar quando esse Chrome vai decolar …

    NUNCA UNCA UNCA UNCA UNCA UNCA UNCA …

    É com eco mesmo.

    Ronaldo Santana Ramires • 16/10/2009 - 20:37
  • Caraca Mauricio, Chrome OS??? Esqueça o Windows 7??? Isso nada mais é que o Chrome BROWSER rodando em cima do Ubuntu…

    A Info está caindo em credibilidade, pelo menos para mim…

    Marcelo Juventino da Silva • 16/10/2009 - 20:21
  • Acho que focar apenas em uma empresa acaba deixando o cara doido!!! Maurício Moraes o mundo é muito mais que o Google…

    Fernando Moreira • 16/10/2009 - 20:15
  • Hahaha q piada. Assim como o Bing não vai tirar o Google do ar da noite pro dia, não vai ser mais esse genérico de linux que vai puxar o tapete da Microsoft.

    freddy • 16/10/2009 - 20:07

Comente

///
Nome: ( Sair )
Email:

Fãs

///

Notícias

///
INFO Online - Copyright © 2012, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.