Chrome OS fará um baita estrago no Windows

por Mauricio Moraes
comentrios 135 Comentários    retweet
A- A+

google-chrome-os-aplicativos

Bill Gates e Steve Ballmer devem estar com insônia até hoje. O sistema operacional Chrome OS é a primeira ameaça real ao monopólio do Windows.

Os trolls windowsmaníacos (sim, esses seres estranhos e perigosos existem e rondam o site da INFO) vão me jogar pedras ali nos comentários, mas terão que se conformar com o fim dos dias de glória do “Janelas” (nome carinhoso dado pelo leitor André Mendes de Matos). Para entender os motivos dessa catástrofe anunciada, é necessário pensar fora da “caixinha”. Não somos nós, usuários médios e avançados, o público-alvo do Google. Eu e você fazemos parte de uma minoria microscópica. O foco do Chrome OS é o público leigo, maioria incontestável da população – quem é técnico de informática sabe do que estou falando.

São pessoas que mal sabem instalar um programa (ou não têm paciência para aprender), que lotam o PC de vírus de tanto clicar em anexos contaminados de e-mail e que vivem caindo em golpes de crackers. Para elas, o Chrome OS será uma bênção. Extremamente rápido e fácil de usar, o novo sistema operacional do Google defende-se sozinho dessas escorregadas. Ele é capaz de perceber se algum arquivo foi modificado e de fazer o reparo por conta própria. É como puxar o rabo de uma lagartixa – ele vai crescer de novo e ficará tudo bem. Esse mesmo público leigo só quer saber de navegar na web.

Mas mesmo os usuários médios vão se contentar com o Chrome OS. O Google está trabalhando para fazer com que aplicativos mais complexos – leia-se Photoshop, games e similares – rodem no navegador, via Native Client, com excelente desempenho. É bem provável que eles consigam a façanha, porque os desenvolvedores da empresa têm trabalhado duro para isso. Vale lembrar ainda que o Office online já deverá ter sido lançado no fim do ano que vem, o que suprirá a dependência de Word, Excel e afins.

Quem também deve mergulhar de cabeça no Chrome OS são empresas pequenas, médias e grandes. Isso porque o sistema operacional do Google armazena tudo na nuvem e criptografa os arquivos que forem gravados no netbook. Basta se logar com a conta Google para acessar esse conteúdo, de qualquer equipamento. Perdas e roubos não serão mais um problema sério, e o gasto com as equipes de manutenção poderá ser reduzido drasticamente.

A grande surpresa está no fato de o Google ter escolhido lançar o Chrome OS num modelo de negócios semelhante ao da Apple. O pessoal de Mountain View não está preocupado em preparar um sistema instalável por qualquer pessoa. Ele já virá em uma máquina, que terá especificações ditadas pela empresa. O objetivo será vender hardware com o software “gratuito” e pronto para uso. Será o Linux mais moleza do planeta. O pagamento pelo sistema operacional virá, na verdade, dos cliques que o usuário certamente dará nos anúncios do Google. Fora que a empresa também terá acesso ao perfil completo dessas pessoas, uma quantidade de dados qualificados que vale ouro.

Não acho que isso acabará com o Windows, o Mac OS ou o Linux. No Brasil e em países do hemisfério Sul, onde a banda larga é um lixo, talvez o sistema do Google nunca faça sucesso. Mas certamente abocanhará uma parte importante do mercado nos Estados Unidos e da Europa, fato que só tende a se agravar à medida que o Chrome OS evoluir para notebooks e desktops (objetivo final do plano de dominação arquitetado por Sergey Brin e Larry Page).

O “Janelas” vai sofrer um bocado. Não acho que isso seja o melhor dos mundos ou o começo de uma revolução. Google e Microsoft são corporações muito mais parecidas do que muita gente imagina. As duas multinacionais só pensam em lucrar a qualquer custo. Para o bem da humanidade, melhor seria se o Ubuntu, que é realmente livre, evoluísse a ponto de bater em todos os rivais.

Comentários
  • “Para o bem da humanidade, melhor seria se o Ubuntu, que é realmente livre, evoluísse a ponto de bater em todos os rivais.” 2
    :P

    enviado por: Andre M. em 12/1/2010
  • Perfeito @Daniel Gibilini, parece q a maioria dos comentarios é feita por analfabetos funcionais. Quando eu usava o Nokia N800, armazenava tudo na nuvem, e edita arquivos do office no Google Docs. Parece que o pessoal não entende (ou não quer entender) que o Chrome OS naum tem a finalidade de ser instalado em um computador parrudo, mas sim garantir que seja lá onde vc estiver não precisa sair com a tranqueira do seu note de quase 2Kg só pra editar ou um arquivo de texto. Se desse pra usar o Chrome OS no N800/N810 eu comprava de novo… :P
    Ah Mauricio, só pra constar, no comentário q eu usei o nome “janelas”, não foi carinhoso não… :P

    enviado por: Andre M. em 12/1/2010
  • Gente, eu vejo da seguinte forma. Se o Google OS for esse web os que vem se mostrando, não vejo muito futuro, pois não há a possibilidade de se instalar outros programas e por mais que queiramos estar on-line 24 horas por dias, vamos querer sempre nossos arquivos em nosso HDs. Não acho ele uma real Ameaça, e olha que eu sou defensor do Google contra a Microsoft, porém ele sistema me decepcionou de mais, então, se eu Fosse o Tio Balmer eu daria um Repaginada no XP home, lançaria ele de graça na internet com o no nome de Windows Lime OS para usuários domésticos… Simples! Não teria vez para o Google OS :D

    enviado por: Gustavo Espindola Visentini em 31/12/2009
  • Sei que já disseram, mas acho que vale a pena dizer de novo. (Parece que alguns não entenderam…)
    Isso é um blog! Espera-se que o autor escreve a sua opinião. Não precisa ser imparcial.
    Abraços.

    enviado por: Daniel Gibilini em 9/12/2009
  • Olá, Maurício.

    Pelo visto, alguns de seus leitores não compreendem muito bem seus artigos.

    Li diversos comentários sobre essa matéria e alguns são péssimos. Mal escritos e com uma visão míope do mercado de TI, dos nichos existentes e da sua visão sobre o assunto.

    É óbvio que o SO da Google não está pronto. É óbvio que, se a idéia continuar sendo disponibilizar absolutamente tudo na nuvem (em servidores), ele nunca substituirá um SO com foco no processamento local (no cliente). Mas também é óbvio que existe espaço para ele. E, para rebater alguns argumentos que encontrei, ele não precisa ser puramente on-line. O Google já desenvolveu a API para permitir que se trabalhe com os aplicativos na nuvem mesmo quando não existe conexão, sincronizando os dados quando a conexão é estabelecida.

    A impressão que fica é que muitos comentários foram escritos por analfabetos funcionais. Leram seu artigo mas não conseguiram interpretar e entender o conteúdo do seu texto. Isso sem contar os fanáticos, que possuem capacidade para entender, mas ignoram argumentos e tentam defender uma posição (ou um SO, ou uma empresa) a todo custo. (Nunca entendi isso. Por que defender MS, Apple ou Google? Ganha-se algo com isso? E muitos ficam ofendidos quando falhas de um sistema são apontadas. Por acaso participaram da criação da empresa ou do software? Todos os sistemas tem pontos fortes e fracos. Acho que o mais correto é tentar fazer o máximo para aproveitar o que cada um tem de melhor…)

    Uso vários serviços do Google e gosto muito de alguns. Também uso Windows (usei DOS Shell, comecei a usar o Windows na versão 3 e agora estou na 7), MacOS, Linux e Unix. E gosto de ter meus arquivos armazenados localmente. Concordo com os leitores que levantaram a questão da quebra de privacidade. A idéia de ter meus arquivos espalhados pela Internet também não me agrada.

    Por fim, gostaria de deixar claro que gostei do texto. Espero que possa continuar acompanhando seus artigos no site.

    Abraços.

    enviado por: Daniel Gibilini em 9/12/2009
  • O Windows é o melhor.

    enviado por: marcos antonio rodrigues morais em 2/12/2009
  • PS: até o mais inexperiente dos usuários sabe trabalhar com janelas.

    enviado por: Henrique Pinheiro em 29/11/2009
  • Caro Maurício,
    creio que o sr. nunca teve a oportunidade de utilizar o Chrome OS. Porque, se tivesse, o sr. reescreveria este artigo. Por favor entenda que não sou fanático pelo Windows, pelo contrário, prefiro muito mais o Mac OS ou um Linux bem feito, mas a grande porcaria na qual o Chrome OS é hoje é simplesmente não melhorável. Mesmo com os aprimoramentos ele irá ficar sem dúvidas horrível, porque ele é, na verdade, um computador com um Google Chrome não-minimizável. Tudo que você encontra nele hoje você pode encontrar em um Windows Se7ven rodando Google Chrome, ainda com a possibilidade de estar com um jogo de última geração minimizado. Ele é recheado de apps da web 2.0 que podem ser carregados na pior das versões do Linux, e é tão imcompleto que nem a resolução você pode mudar hoje. Eu instalei ele como máquina virtual em meu PC, mas desisti de usá-lo em 5 minutos, vendo uma interface fula e sem atrativos.
    Acatarei todos os seus argumentos quando vir um PC rodando Chrome OS editando um vídeo com a excelência e os recursos do Adobe Premiere.

    enviado por: Henrique Pinheiro em 29/11/2009
  • Agora esse ponto do Office foi duro mesmo. Provavelmente os mais bem-feitos produtos da Microsfot até hoje foram Excel e Access. OpenOffice está sendo adotado em muitos lugares, mas em muitos outros dizem que não dá, que não é a mesma coisa.
    Agora, a MS é campeã do POG.

    enviado por: José Henrique Lício do Nascimento em 28/11/2009
  • @Nicolas: você está correto.
    @Fernando: seus comentários demonstram que você conhece pouca história da informática, sem ofensas, e suas predileções estão equivocadas.

    “E partindo do princípio que a Google não criou nada de novo, mas apenas aproveitou o que já estava no mercado”

    Lembre-se que a Microsoft não desenvolveu o DOS, comprou pronto.

    Vocês precisam entender que não estamos falando de extinção, estamos falando de polarização.

    Assim como hoje o mercado de browsers e telefones celulares não é mais monopolizado, o mesmo acontecerá com os sistemas operacionais.

    Me aguardem.

    enviado por: Guy Fawkes em 28/11/2009
  • @ Guy Fawkes (Feriado da Inglaterra…)

    Realmente a Microsoft já saiu da estaca Auge para estaca Declínio. Muitos usuários de Sistemas Operacionais Windows já migraram para Linux, e alguns investiram em um Mac. Em Sistema Operacional de Telefones móveis a Microsoft detem pouquíssimo do mercado (quem reina ai é o iPhone OS). Em softwares o único que serve de algo é o Office, que já está sendo substituído por outros programas Open-Source. Se o Windows não fosse popular, a Microsoft já teria falido a anos e anos… e esse fim já está chegando.

    enviado por: Nicolas Ayala Catalani em 27/11/2009
  • Eu só queria saber se alguém acha que todo o pessoal da Microsoft está morto e enterrado ou no mínimo dormindo?
    Chrome OS fará um baita estrago?!?!?!?
    Onde, quando, como?
    Google e Microsoft são dois titãs se degladiando pela própria sobrevivência a longo prazo.
    Só que me parece bem mais difícil para a Google desenvolver um sistema operacional que realmente “cause estrago”, do que a Microsoft desenvolver um sistema de busca realmente eficiente…
    Adoro os produtos da Google: Picasa, Google Earth, GMail, Docs, Orkut.
    Mas nem por isso sou fã boy de qualquer empresa e sei muito bem que toda organização tem algo em que faça melhor.
    E partindo do princípio que a Google não criou nada de novo, mas apenas aproveitou o que já estava no mercado.
    Acho muito difícil seu “OS” fazer tanto sucesso como muitos dizem.
    Se em mais de um ano de vida a Google não desenvolveu um Browser que realmente conquiste o usuário, como o Firefox conseguiu.
    Como é que ela vai “causar estrago” na Microsoft com um navegador que dá but com o kernel do Linux?
    O que será mais provável será o desenvolvimento de versões cada vez mais leves de SO, tanto da Microsoft, quanto da Apple e mais integrados com a Web.
    Essa sim será a tendência.
    Mas afrontar a Microsoft?
    Duvido muito!!!!

    enviado por: Fernando Mauro Pereira Barbosa em 26/11/2009
  • Newbers.

    Não percebem o turning point.

    A internet muda tudo.

    A internet hoje é o que o software era para o hardware em 1970 e fez a Microsoft deslanchar.

    Porque o Android > Windows Mobile ? Porque é open source.

    Opensource significa todos trabalhando para você e você trabalhando para todos. Por isso o WMobile ficou defasado, porque depende da boa vontade dos programadores MS, enquanto Android potencialmente depende da criatividade e iniciativa de muitos muitos programadores, todos podem ajudar.

    A internet é opensource. Se fosse “proprietária” estaria engatinhando ainda, mas seus padrões colaborativos permitiram que todos se inserissem no contexto.

    O Chrome vai aproveitar a herança de todas distribuições Linux, e as distribuições hoje estão em seu melhor momento. Ubuntu funciona perfeitamente, não precisa de mais nada na máquina.

    As peças do dominó estão alinhadas.

    Eu só preciso encostar na primeira para as outras começarem a cair.

    enviado por: Guy Fawkes em 26/11/2009
  • Qual é ciclo de vida de um sistema operacional?
    Assim como todas as coisas do mundo, podemos perceber claramente o ciclo de vida de diversos Softwares e Sistemas operacionais, quem diria que a rede MIRC seria esquecida?? e o ICQ??? Bom como já devem estar pensando, no meu ponto de vista a Microsoft já passou pelo seu ponto de auge, a tendência agora é cair no esquecimento.

    enviado por: Tiago Faria Bicalho em 26/11/2009
  • Quanta ignorância… o Mauricio está certo. O Google Chrome OS é feito especialmente para leigos, e para notbooks com uma boa velocidade de internet (sendo que aqui no Brasil ou na América do sul toda as velocidades são RIDÍCULAS iguais ao seus preços), e acerta que não terá sucesso aqui no Brasil pela velocidade que nós temos. Ele fará sucesso provavelmente na America do Norte e na Europa.

    enviado por: Nicolas Ayala Catalani em 26/11/2009
  • MAURICIO ESTOU COM 8 CONVITES DO WAVE..ME AJUDA A DISTRIBUIR AKEE PRA GALERAAA..
    TENHO 3 DO ORKUT AKEE TAMBEM!!

    enviado por: Eliezer Campos Miranda em 26/11/2009
  • Eu tenho 17 anos e comecei a mexer em computadores num PC com Windows 95. Vendo essa matéria acredito que ainda é cedo pra saber se o Chrome OS fará um estrago no Windows. Acredito que não faria sucesso aqui no Brasil pois nossa banda larga ainda é muito lenta e também acho que não fará muito sucesso lá fora, pois Mac e Windows conseguiram conquistar um público fiel antes do desenvolvimento do Chrome e também porque nem todas as pessoas confiam na segurança da Internet, devido a grande proliferação de vírus que existe na rede. Como você vai guardar dados importantes num lugar onde a quantidade de ladrões que vivem por lá é muito grande ? O Chrome só poderá fazer sucesso mesmo com quem é realmente leigo em informática. Eu não rodaria um S.O. desses no meu PC nem me pagando, visto que a segurança na Internet ainda é deficiente. A Google deveria esperar melhorar a segurança da Internet para desenvolver um S.O. como o Chrome.

    enviado por: Eduardo Cardoso da Silva em 26/11/2009
  • Mauricioo aki uns dias vamos ter que publicar uma biografia sua!!Nossa voce adora chamar a atençaõ!!acho que com a biografia sua a info vai ter recorde de vendas em revistas..
    Eita carinha que gosta de chamar a atençaõ!!!Poem uma bola vermelha no nariz,talvez chame mais a a atenção!

    enviado por: Eliezer Campos Miranda em 25/11/2009
  • Eu tentei testar o Chrome em uma VM. Desculpe pode chamar do que for, menos de S.O.

    enviado por: Rodnei da Silva em 25/11/2009
  • Tchurma!
    Vocês estão discutindo aspectos técnicos e paixões (Wndows X Linux), ninguém está enxergando o que o Google está farejando nessa história toda: DINHEIRO! Enquanto vocês ficam discutindo, os desenvolvedores do Google Chrome estão lendo o que vocês escrevem e depois usarão no sistema e quem discutiu, “quebrou o pau” e acabou dando ideias para eles, acabará, literalmente, chupando o dedo. Guardem as ideias para vocês e coloquem-nas em prática quando o sistema for lançado e tentem ganhar DINHEIRO com elas. Não entreguem de bandeja para o Google, e nem para a Micro$oft (pena que não tem nenhum S no nome do Google para receber um sifrão, também), que também está de olho no que vocês estão discutindo aqui, para usar no windows.

    enviado por: Vladimir Antonini em 25/11/2009
  • Sou também da época que a turma discutiam sobre Windows/OS2-Warp, qual era o melhor. Só acrescento que esta turma não trabalham com nada sério, mal sabem desfragmentar um HD, Seja bem vindo o Chrome OS, não terei nenhuma dificuldade com ele, eu sobrevivi do DOS-6.22. Mauricio você é o Cara.

    enviado por: Roberto Barroso da Silva em 25/11/2009
  • E nem vale dizer que é distribuição do Linux e por isso há uma barreira invisível no kernel que vai impedir que os engenheiros façam algo fáil de usar não importa o quanto tentem. E nem que o kernel vai saltar do monitor e dizer “BUUU” na cara das senhoras de idade cardíacas que tentarem usar o Chrome OS.

    enviado por: José Henrique Lício do Nascimento em 25/11/2009
  • Maurício, comentar sobre o Chrome OS é interessante, afinal isso aqui é um site de uma revista conceituada e muito acessado. Mas, chamar os usuários, QUAISQUER QUE SEJAM, de trolls, vc certamente esta procurando encrenca ou querendo criar polêmica. Se limite apenas a comentar detalhes técnicos sobre o sistema operacional, já é bastante. Não precisa chamar atenção insultando ninguém. Agora, se o seu objetivo é esse, veste uma fantasia de chiquita bacana e vai pra paulista, e chama o pessoal do CQC pra te entrevistar!!! :-P

    enviado por: Luiz Augusto Jacinto Rodrigues em 25/11/2009
  • Rodolfo: Jamais disse que o Chrome OS é para usuários “burros”. Acho que é um sistema que tem como alvo pessoas leigas, ou seja, pouco experientes no uso de computadores.

    enviado por: Mauricio Moraes em 25/11/2009
  • Rs,
    Como diria-mos no mundo do Heavy Metal, os leitores mais ‘tr00s’ do que nunca estão em todos os lugares.

    enviado por: Guilherme de Souza em 25/11/2009
  • Os caras nos comentários falam que vai precisar de uma puta banda e tals. Primeira coisa: Não vai ficar tudo na internet! Ainda vai existir memória no computador, quer dizer, ele só vai sincronizar. Segunda coisa: Esse público que eles querem atingir não baixam torrents ou/e arquivos grandes. Trabalham com texto e essas coisas. É um sistema feito especialmente para notebooks certo? Abraço.

    enviado por: Gabriel Rezende Camargo em 25/11/2009
  • É, o Google fez uma pacto com a Adobe. isso significa algo?
    Ah, gente, nem tudo ficará no banco do Google, haverá nuvens das empresas que fizerem programas/oferecerem serviços para o Chrome OS. E, como o sistema é livre, pode ser modificado (e não deve ser difícil, logo surgirma MODs prontos) para logar na VPN da sua empresa (assim espero).
    Querem guardar arquivos Offline? utilizme o leitor de cartões do netbook, deve ter uma opção de salvar lá, ou pelo menos “gravar em mídia externa” (que ficará o tempo todo no netbook.
    A plataforma queestão tentando criar será para rodar aplicações da web, então provavelmente será mais poderosa do que um simples Flash ou Javascript, e haverá programas para “quebrar um galho de notebook” na web… E se eles tentarem, com certeza conseguem criar algo semelhante ao DirectX.
    Além do mais, pensme no Evernote para iPhone: muita gente critica por ter que estar online para ver suas notas, mas muita gente nem percebe e fez um enorme sucesso.

    enviado por: José Henrique Lício do Nascimento em 25/11/2009
  • Tenho uma sugestão legal pra uma nova enquete!!!
    O Mauricio Moraes deve ser demitido da info por ñ respeitar os leitores e consequentemente voltar a trabalhar como vidente em algum circo? SIM? NÃO? JA PASSOU DA HORA? O QUE TA DE BRINCADEIRA!?
    SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM !

    enviado por: leonardo diniz em 25/11/2009
  • Muito bom artigo. Não vi em lugar nenhum que o sistema é para “usuários burros”. E concordo que, para os “leigos”, será excelente.

    Só tenho minhas dúvidas se as empresas vão gostar da idéia de armazenar tudo “na nuvem”.

    E, pelo que vi do “native client”, a intenção não é rodar programas desktop nele, mas fazer com que programas web aproveitem o poder de processamento do desktop. Portanto, não sei como o Photoshop poderia usar isso, já que ele não é um programa web…

    Mas enfim… vamos ver, muita água ainda vai correr neste rio.

    enviado por: Christian em 25/11/2009
  • Calma pessoal!
    Não atiremos pedra nem no Maurício e muito menos no Chrome OS.
    Por trás dessa iniciativa existe, com certeza, milhões de dólares que o Google quer abocanhar e eles são empresários e empresário não pisa em terreno inseguro e não limpa o traseiro com dólares. Devem ter alguma arma secreta guardada ou uma cartola cheia de coelhos. O Google é uma empresa igual à Microsoft. Vive de lucro, ou seja, vive de dinheiro e por isso, não substimem o sistema que eles querem colocar no mercado. Muita gente disse que o Andróid seria um fiasco, mas provou-se o contrário e a Apple e a Nokia já andam, cada uma, com uma enorme fila de pulgas atrás das orelhas.

    enviado por: Vladimir Antonini em 25/11/2009
  • Maurício, sua imprudência ao dizer que uma distribuição linux é a solução para usuários BURROS(ao seu ver, senão ignorantes) é tão injusta e imprópria quanto dizer que isso vai ser o pesadelo do windows.
    Reconheço que o windows se tornou mais fácil nesta nova versão mas fiz questão de vir aqui pra te dizer que esses mesmos usuários que não sabem sequer o que é um driver são aqueles que fogem das distro linux. Com mais este linux-modded-browser-only, não vai ser diferente.
    Vocês vivem elogiando serviços do google como o wave e todos já sabiam que com o chrome os a info não agiria diferente.
    Me pergunto o que vocês inventam a cada edição de revista, de reportagens inúteis do twitter como tema de capa vcs viajam com mais este post que está mais pra um blogzinho de um troller-starter do que pra um assunto tratado profissionalmente.

    Acho que você já teve dias melhores,
    meus pêsames.

    enviado por: Rodolfo José Ferreira Bezerra em 25/11/2009
  • Mauricio,vc tem o dom de vidente?

    enviado por: Eliezer Campos Miranda em 25/11/2009
  • Achamos um mais engraçadin que o Aluizio.kkkkk

    enviado por: Eliezer Campos Miranda em 25/11/2009
  • Se esse OS fosse pegar, seria na Coréia do Sul ou algum país nórdico, onde têm banda larga de excelente qualidade. No resto, vai ser só brincadeira de geek rodando em alguma VM.

    enviado por: Ricardo Andre Varnier em 25/11/2009
  • Consegui ontem uma cópia não oficial do Chromium, por Torrent. Coloquei em máquina virtual e consegui acessar. Só posso dizer uma coisa: é tão frustrante quanto o GoogleWave. Sei que é uma versão que nem beta é, mas você acessa e dá de cara com o Browser e mais nada! E se perder minha conexão com a net? E minhas fotos particulares? Vou deixar na nuvem? Não obrigado! Prefiro meu Win 7 ou meu Ubuntu.

    enviado por: Fabio Luis Griebner em 25/11/2009
Comente essa notícia
Para comentar você precisa estar logado no Passaporte Abril. Registre-se
Lembrar senha
Twitter pede Silvio Santos em nota de R$ 100 Fuji Soft lança Palro, um robô-amigo Buzz transforma Gmail em rede social Buscas instantâneas no Chrome ENG oferece treinamento para sistema Android

Canais


Tópicos

Notícias


Redes Sociais

Blogs

Serviços

INFO Online - Copyright © 2009, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.