segunda-feira, 4 de outubro de 2010 - 20:26

Google antecipou crescimento de Marina na eleição

O desempenho da candidata Marina Silva (PV) na eleição presidencial foi uma surpresa, mas seu crescimento já podia ser percebido no serviço Google Insights for Search.

A ferramenta apontou que buscas por informações sobre a ex-senadora do Acre começaram a crescer na quinta-feira (30), dia do debate promovido pela Rede Globo. Essa tendência não foi detectada pelos principais institutos de pesquisa. Ibope, Datafolha e Vox Populi indicaram, até mesmo nas pesquisas de boca de urna, que Dilma Rousseff (PT) estava perto de vencer no primeiro turno.

Termos diretamente relacionados ao número da candidata do PV tiveram um súbito aumento de interesse nos três dias anteriores à disputa. Pesquisas por “marina número” tiveram aumento de 1800%, enquanto “marina silva numero” subiu 1250%, “numero da marina” cresceu 1200% e “numero de marina” teve um pico de 1100%. Nenhum dos outros três presidenciáveis alcançou porcentuais parecidos de crescimento, de acordo com os dados fornecidos pelo serviço do Google.

Os Estados que mais começaram a buscar informações sobre Marina Silva foram, respectivamente, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia. Distrito Federal, Goiás, Ceará, São Paulo e Paraná. A busca por notícias relacionadas à ex-senadora também tiveram maior interesse do que as que foram feitas por Dilma ou José Serra (PSDB).

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas