quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 18:51

5 alternativas ao Microsoft Office

A Microsoft lançou, hoje, o Office 2010 para o mercado corporativo. No mês que vem, a empresa disponibiliza a suíte para o usuário final.

A empresa de Bill Gates ainda não disse quanto custará o pacote. Um leitor, no entanto, já se adiantou e me escreveu um e-mail. Disse, em poucas linhas, que não gastará um centavo sequer com a nova edição da suíte, nem se ela custar 50 reais.

O leitor não parou por aí e perguntou: quais suítes eu posso usar sem gastar nenhum tostão?

Para responder a pergunta do leitor, dei uma fuçada no Downloads INFO e descobri cinco bons aplicativos. Eles não são iguais ao Office da Microsoft, mas oferecem ferramentas básicas e avançadas para a edição de planilhas, textos e apresentações. E, de quebra, abrem arquivos do Office.

Conheça-os.

BrOffice

BrOffice: desenvolvido com código aberto, o BrOffice tem os mesmos aplicativos e uma interface bastante parecida com a do Microsoft Office. O pacote – com editores de textos, tabelas, apresentações e banco de dados – já corrige os textos usando as novas regras ortográficas da língua portuguesa.

IBM Lotus Simphony

IBM Lotus Simphony: um pacote de escritório com um visual bastante bonito e intuitivo. Tem um sistema de abas que facilita a navegação entre planilhas, documentos de textos e apresentações abertas. Um dos destaques do Symphony é seu conjunto de clip arts para ilustrar os documentos.

Zoho

Zoho: considerado um dos serviços online mais completos da web, o Zoho oferece um pacote com editores de texto, planilhas e apresentações, entre outros. Apesar de funcionar na telinha do navegador, o  webware tem todos os recursos de uma suíte que é instalada no HD do micro. É necessário criar um login para usar o Zoho.

Google Docs

Google Docs: um dos grandes méritos do Google Docs é que ele permite, facilmente, que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo – não importa se é uma planilha, um texto ou uma apresentação. O webware interage bem com os arquivos do Microsoft Office e, com a ajuda de um plug-in, funciona também offline.

Open IT Online


Open IT Online: sem editores de texto, de planilhas e de apresentação instalados no Windows? Não fique preocupado. Com esse complemento, o Firefox abre os documentos em serviços de edição online, como o Google Docs e o Zoho. Ele funciona com a maioria dos formatos, inclusive, aos tradicionais do Microsoft Office.

Categorias

Comentários

///

Fãs

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas