quinta-feira, 7 de outubro de 2010 - 19:15

iPhone e Android massacram Windows Phone

Android

O mascote do Android: o sistema operacional do Google é o grande vencedor da temporada

Uma pesquisa da empresa ChangeWave mostra que quase ninguém, nos Estados Unidos, pretende comprar um celular com Windows Phone. Os americanos querem mesmo é iPhone e Android.

Divulgado há poucos dias, o relatório da ChangeWave mostra o tamanho do desafio que a Microsoft tem pela frente. As últimas versões do Windows Phone (antes Windows Mobile) foram tão insípidas que o consumidor americano não quer mais saber desse sistema operacional, diz a pesquisa. A ChangeWave aponta que, em junho, apenas 2% dos entrevistados queriam ter um celular com Windows Phone. Em setembro, esse número caiu ainda mais, para 1%. A poucos dias do anúncio oficial do Windows Phone 7, marcado para o próximo dia 11, a pesquisa é má notícia para Steve Ballmer e sua turma.

Smartphones - Preferência

Se, em Redmond, esses números trazem preocupação, em Mountain View, na sede do Google, eles podem ser um bom motivo para uma festa. A preferência dos consumidores pelo Android subiu de 30% para 37% entre junho e setembro. O sistema operacional do Google ainda não é o mais desejado. Perde para o iPhone, escolhido por 38% dos entrevistados. Mas a diferença é de apenas 1%. Além disso, enquanto a preferência pelo Android cresceu nos últimos três meses, a opção pelo iPhone diminuiu. Em junho, 50% dos entrevistados queriam o smartphone da Apple. Estranhamente, a pesquisa não menciona a Nokia e nem seu sistema operacional Symbian.

O Android cresce na preferência do usuário

A ChangeWave também mediu a satisfação dos usuários com seus smartphones. Nesse quesito, a vitória é da Apple. 74% dos usuários do iPhone disseram estar muito satisfeitos com o produto. A turma do Android vem em seguida. Nela, 65% se dizem muito satisfeitos. A surpresa é o terceiro lugar: o Web OS. Entre os usuários dessa plataforma, criada pela Palm e hoje pertencente à HP, 32% declaram estar muito satisfeitos. Considerando que o Web OS está praticamente morto (ainda que a HP diga que vai ressuscitá-lo em 2011) o número é espantoso. É melhor que o da Blackberry, que tem 31% de usuários muito satisfeitos.

Smartphones - Nível de satisfação dos usuários

Mas a HP não deve comemorar ainda. O estudo mostrou que o número de pessoas que pretendem comprar um smartphone com Web OS é praticamente zero. E o Windows Phone, como fica em satisfação do usuário? Como você deve ter adivinhado, ele é o lanterninha. Apenas 24% dos usuários se declaram muito satisfeitos com o sistema da Microsoft. Só não digo que Ballmer deve estar arrancando os fios de cabelo porque ele não tem muitos.

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///