terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 19:26

Conheça o modo todo poderoso do Windows 7

Superpainel: dezenas de configurações do Windows 7 num só lugar

Superpainel: dezenas de configurações do Windows 7 num só lugar

Um truque permite criar um superpainel de controle no Windows 7, concentrando uma enorme lista de configurações do sistema no mesmo local.

Usuários americanos apelidaram o superpainel de God Mode (Modo Deus). Esse é o nome daquele modo em que o protagonista de um jogo de ação ganha munição infinita e todas as armas disponíveis. O apelido é um exagero, é claro. Mas o truque – uma espécie de “ovo de Páscoa” escondido no Windows 7 – não deixa de ser interessante. Ativar o modo todo poderoso é simples. Basta criar uma pasta e dar a ela um nome com um código hexadecimal específico como extensão. Tente, por exemplo, este nome:

PoderTotal.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Feito isso, a pasta passa a ser identificada com o ícone do Painel de Controle. Dentro dela, aparecem dezenas de ícones para acesso a configurações do sistema. Me disseram que isso funciona também no Windows Vista. Mas, num teste rápido que fiz no INFOLAB, não funcionou. Cada vez que eu tentava abrir, apagar ou renomear a pasta, o Windows Explorer travava e era reiniciado. Já no Windows 7 não houve problemas e o superpainel funcionou como esperado.
 

Atualização Importante

Como observaram alguns leitores, o truque funciona no Windows 7 de 32 e 64 bits e no Windows Vista de 32 bits, mas não no Windows Vista de 64 bits. Nesta última versão do sistema, acontece a falha que descrevi acima. Se isso aconteceu com você, siga estes passos para remover a pasta problemática:

  1. Entre no Modo de Segurança. Para isso, tecle F8 durante a partida do micro e escolha a opção Modo de Segurança com Prompt de Comando.
     
  2. No Prompt de Comando, navegue até a pasta onde você criou o superpainel. Se ele estiver, por exemplo, na Área de Trabalho, o comando para chegar até lá será este (Nome é o nome do usuário): cd \Users\Nome\Desktop
     
  3. Apague a pasta que você criou com o comando rd, como neste exemplo:
    rd PoderTotal.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}
     
  4. Se quiser confirmar que a pasta foi apagada com sucesso, use o comando dir para listar os arquivos e pastas. Depois, tecle Ctrl+Alt+Del para reiniciar o micro e sair do Modo de Segurança.

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///