terça-feira, 16 de março de 2010 - 20:51

Internet Explorer 9 não roda no Windows XP

Microsoft Internet Explorer 9 Platform Preview

IE 9 Platform Preview: o navegador ganha um novo mecanismo de JavaScript para enfrentar o Firefox e o Chrome

A Microsoft apresentou hoje, durante o evento MIX10, em Las Vegas, o Internet Explorer 9, nova arma da empresa contra Firefox, Chrome e Opera.

Durante o evento, Dean Hachamovitch, gerente-geral para o Internet Explorer, deu a entender que o navegador não vai rodar no Windows XP. Ele disse que sua equipe está construindo um “navegador moderno” e que o software exigiria um “sistema operacional moderno”. Obviamente, o velho XP, que começou a ser vendido nove anos atrás, não se enquadra na categoria “moderno”. O fato é que, como já comentei neste blog, o Internet Explorer 9 vai usar intensamente o hardware gráfico do micro. Para isso, ele se apoia em duas tecnologias da Microsoft: Direct2D e DirectWrite. Nenhuma delas está disponível no Windows XP. Assim, não há surpresa no fato de o IE9 não ser compatível com o XP.

O uso do hardware gráfico deve melhorar o desempenho do Internet Explorer na exibição de mapas e outras imagens. A Microsoft também promete mais velocidade na execução de código em JavaScript, item em que o IE já apanhou bastante dos rivais. O navegador da Microsoft ganhou um novo interpretador para essa linguagem conhecido pelo codinome Chakra. Sabe-se, ainda, que os softies têm trabalhado bastante no suporte a padrões em ascensão na web, como HTML5, CSS3 e SVG. É outro ponto em que rivais como Firefox, Chrome e Opera estão à frente.

Embora a Microsoft não tenha divulgado nenhuma data, a expectativa é que o Internet Explorer 9 só fique pronto em 2011. Uma versão prévia do navegador está disponível no Downloads INFO. Chamada IE 9 Platform Preview, ela não serve para uso prático. É só uma demonstração de novos recursos, útil para quem desenvolve sites e quer ir se preparando. Essa versão não tem abas, nem botões e nem as funções de segurança encontradas no IE8. Traz basicamente o mecanismo de exibição de páginas, o novo interpretador de JavaScript e links para uma série de demonstrações.

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///