quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 - 11:00

Windows 8 Beta traz loja de apps e nova interface

A Microsoft finalmente disponibilizou para download a versão beta de seu novo sistema operacional Windows 8 para usuários domésticos. Ela chega cinco meses após a primeira versão de testes, que foi chamada de Developer Preview.

O Windows 8 Beta busca integração com múltiplos gadgets e vem com grandes mudanças em sua interface – que agora possui o estilo Metro. Comparado com sua versão para desenvolvedores – lançada em setembro do ano passado – o Windows 8 Consumer Preview está mais estável, e inclui uma edição preliminar da Windows Store – loja de aplicativos da Microsoft similar às da Apple e do Google.

A proposta da Microsoft é de reinventar a maneira como o PC é usado, tirando o velho menu Iniciar – que opera desde o Windows 95 – e colocando em seu lugar a “Tela Iniciar”, uma interface com diversos atalhos para aplicativos, redes sociais, ou informações como a previsão do tempo.

Essa mudança se deve ao fato da versão ser também pensada para ser sensível ao toque, e a ideia é que o usuário utilize a interface “Metro” como ponto de partida para qualquer atividade no sistema, seja ela em um desktop, notebook ou tablet.

Quem não estava muito habituado a utilizar atalhos de teclado nas outras versões do Windows irá encontrar grandes diferenças para navegar na interface Metro. E para facilitar essa navegação entre aplicativos, janelas e opções existem alguns novos recursos e atalhos.

Ao logar no Windows 8, a primeira coisa que o usuário vê é a interface Metro. Nela ele irá encontrar todos os aplicativos compatíveis com o novo sistema instalados, que vão desde a calculadora até o player de música.

O acesso à programas abertos, janelas e ao próprio desktop tradicional pode ser feito simplesmente posicionando o mouse nas extremidades da tela. No canto inferior direito, por exemplo, é possível visualizar o chamado “charm” – uma pequena barra lateral por onde se acessa as opções de usuário – como contas, redes, notificações e idiomas. Nela o usuário consegue compartilhar e buscar conteúdos e também configurar outros monitores e impressoras conectados.

Já no canto esquerdo da tela, será exibido um pequeno atalho para a interface Metro, caso algum outro programa esteja aberto no momento. E ao mover o mouse para cima ainda ainda na lateral esquerda serão exibidos todos os programas abertos. Os tradicionais atalhos de teclado bastante utilizados, como o Alt + Tab, Alt + F4 e outros com o botão do Windows continuam tendo a mesma função.

O interessante é que a interface Metro é personalizável, permitindo alterar o tamanho dos blocos, desinstalar aplicativos ou removê-los da tela inicial. Além disso, ao clicar sobre algum bloco e arrastá-lo é possível colocá-lo em qualquer local desejado.

É importante lembrar que o desktop tradicional não foi abolido do Windows 8, ele pode ser acessado pela própria interface Metro, e é lá que ficam alocados os aplicativos para Windows 7 ou sistemas operacionais mais antigos, o gerenciador de arquivos Windows Explorer e uma versão mais tradicional do Internet Explorer.

Aliás, o Internet Explorer 10, ainda em versão Platform Preview, já funciona em interface Metro. O navegador consegue ocultar barra de endereços e outros recursos e é capaz de funcionar em tela cheia.

Para começar a vivenciar a experiência do novo Windows alguns aplicativos já vêm pré-instalados no sistema em fase beta. Os apps voltados para a interface Metro são: Câmera, Messaging, Mail, Calendar, SkyDrive, People, Photos, Video e Music – que serão atualizados via Windows Store. Além disso, aplicativos de entretenimento e comunicação não terão mais a marca Windows Live.

Uma das maiores mudanças em relação a aplicativos no Windows 8 é o seu serviço na nuvem. Criada para integrar diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores, a loja da Microsoft se prepara para funcionar como uma espécie de iTunes, onde os apps ficam disponíveis em sua conta online para serem baixados em até cinco computadores.

Nas opções de conta dentro do aplicativo Store o usuário já consegue visualizar todos os apps baixados em sua conta e optar por instalá-los de um outro computador.

Outro destaque interessante na nova interface do Windows 8 é a ferramenta de busca. Nela o usuário encontra inúmeras pastas e aplicativos para pesquisar, de forma que é possível tanto buscar algum termo na internet, como encontrar outros apps na Windows Store.

Por estar em fase beta, alguns recursos e programas do sistema operacional podem apresentar erros e lentidão. O Windows 8 Beta está disponível nos idiomas inglês, francês, alemão, chinês e japonês. A versão de 64bits tem 3GB. Já a de 32 bits, cerca de 2,5GB. Para instalá-lo é preciso ter um computador com, no mínimo, processador de 1GHz, 1GB de RAM, 16GB (32-bit) ou 20GB (64-bit) de espaço no HD e monitor com resolução mínima de 1024 x 768 pixels.

Baixe o Windows 8 Beta pelo Downloads INFO.

Categorias

Tags

Comentários

///