quarta-feira, 24 de outubro de 2012 - 18:19

Qual a diferença entre o Windows 8 e Windows RT?

A Microsoft acaba de anunciar o novo Windows 8 – que chega com várias opções. Contudo, ainda restam muitas dúvidas sobre as versões e novidades da nova plataforma que estará nos novos PCs, tablets e notebooks nas lojas pelo mundo. E a principal delas é sobre a diferença entre Windows 8 e o Windows RT.

A característica que difere os dois sistemas é que eles foram feitos para diferentes tipos de hardware.

O Windows RT foi desenvolvido para rodar em processadores com arquitetura ARM, fabricada pela NVIDIA. Eles estão presentes na maioria dos tablets e smartphones, por exemplo.

Já o Windows 8 funciona em processadores com arquitetura X86/64, e além de rodar em desktops e notebooks, também pode funcionar com alguns modelos de tablets.

Outro detalhe muito importante sobre o Windows RT é que ele não irá executar aplicativos feitos para a Área de Trabalho clássica (com arquitetura X86). Já no Windows 8 o usuário poderá abri-los normalmente, no desktop tradicional do Windows 7.

Por isso, quem comprar um tablet com o sistema operacional Windows RT terá acesso somente ao aplicativos da Loja de apps da Microsoft, que foram feitos para a modernizada interface Style UI.

Por enquanto, a única exceção desse suporte para a área de trabalho antiga será feita para o pacote Office – que foi especialmente adaptado para rodar em processadores com arquitetura ARM.

No site da Microsoft há uma tabela comparativa com os diferentes recursos e possibilidades oferecidos no tablet Surface com Windows RT e Windows 8 Pro. Porém, o Surface com Windows 8 Pro ainda não tem previsão de lançamento.

Leia mais sobre tecnologia e o lançamento do Windows 8 no site da INFO.

Crédito da imagem: Tecdencias

Categorias

Tags

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas