quarta-feira, 14 de setembro de 2011 - 17:16

Microsoft disponibiliza Windows 8 para download

Windows 8 é o novo sistema operacional da Microsoft. A versão pré-Beta, conhecida como Developer Preview, já está disponível para download em versões 32 e 64 bits. Entre as novidades encontradas, destaca-se a compatibilidade do sistema, o qual funciona não só em desktops e notebooks, como também em tablets.

Porém, como próprio nome diz, trata-se de uma versão destinada a desenvolvedores e parceiros. Por isso, além de ainda estar em fase de testes e não ser estável, é possível que o sistema apresente falhas ou não se comporte como a versão final irá agir. Portanto, ao fazer a instalação no computador, o usuário assume os riscos.

O Windows 8 é a primeira versão do sistema operacional com capacidade de rodar em chipset ARM, x64, x86, de baixo consumo. Por isso, ele consegue funcionar também em tablets e similares, além de todos os aplicativos, serviços e sistemas internos serem sensíveis ao toques. Justamente por ser capaz de rodar em hardware mais fracos, o Windows 8 gasta menos recursos quando comparado ao Windows 7. Enquanto o Windows 7 SP1 gasta aproximadamente 404 MB de memória RAM, o Windows 8 usa apenas 281 MB.

Outra novidade está na rápida inicialização do Windows 8. A ideia é cortar em até 70% o tempo gasto durante o boot do computador. Então, o processo de inicialização deve acontecer em aproximadamente 10 segundos. Isso porque o Windows 8 não desliga a base do sistema, apenas a mantém em estado de hibernação.

A tela inicial no Windows 8 possui estilo Metro e pode ser personalizada. Essa mudança sensível se deve ao fato da versão ser também pensada para ser sensível ao toque. Ela está parecida com o visual do Windows Phone e do Xbox. A princípio, ela já traz alguns dados como contatos, atalhos para redes sociais, Internet Explorer, álbuns de fotos, painel de controle, jogos, entre outros. Porém, a versão antiga do desktop permanece presente e pode ser acessada. Portanto, as interfaces funcionam de forma combinada.

O Internet Explorer 10, em específico, já funciona em interface Metro. O navegador consegue ocultar barra de endereços e outros recursos, e é capaz de funcionar em tela cheia. Além disso, o gerenciador de tarefas sofreu algumas mudanças. O Painel de Controle também chegou com novidades, como a capacidade de executar reinicializações rápidas sem afetar arquivos já abertos no computador.

A barra de buscas interna do sistema também foi reformulada. Então, quando o usuário quiser digitar alguma coisa para fazer buscas, por exemplo, ele encontrará filtros a fim de refinar as pesquisas e facilitar o acesso a aplicativos e documentos.

O sistema também traz embutido o suporte à conexão USB 3.0, o qual é 10 vezes mais rápido que o USB 2.0, padrão atual. Outra novidade está no suporte a arquivos ISO e VHD. O Windows 8 lê o conteúdo de arquivos ISO criando uma unidade de CD/DVD virtual. Arquivos VCH também podem ser lidos como uma unidade virtual de disco rígido.

Vale ressaltar também que todos os aparelhos poderão se comunicar por meio de aplicativos com conexão e armazenamento em nuvem. Além disso, tudo que roda no Windows 7 é compatível com o Windows 8.

No entanto, a prévia disponível não inclui Windows Store e aplicativos Windows Live Metro, entre outras funções da interface do usuário. A justificativa é que o foco é a API e as ferramentas para construir aplicativos no estilo Metro.

Baixe o Windows 8 pelo Downloads INFO.

Categorias

Tags

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas