segunda-feira, 12 de março de 2012 - 17:40

Confira 11 desinstaladores para limpar o PC

Se o seu computador tem pouco mais de um ano é bem provável que muitos programas já tenham sido instalados e desinstalados do sistema operacional. No entanto, mesmo desinstalados, alguns aplicativos insistem em manter arquivos e rastros de utilização, que ocupam memória e espaço no computador.

Por isso, selecionamos 11 programas bem úteis que são capazes de fazer a desinstalação completa de aplicativos e ainda limpar o registro do Windows. Confira:

 

Revo Uninstaller

Nem sempre a remoção de software pelo Windows ou pelo desinstalador próprio dos programas fazem trabalhos eficientes. O Revo Unistaller supre essa lacuna. Quando se decide desinstalar um programa, o Revo propõe quatro métodos – desde o menos profundo e mais rápido, com a ferramenta de desinstalação do próprio aplicativo, até o mais demorado e meticuloso, que verifica todas as informações deixadas no Registro e no disco rígido.

O programa tem mais de um módulo de visualização dos programas instalados. Um clique no botão direito do mouse sobre um arquivo dá acesso a outras opções, entre elas ver o local exato da instalação do programa, acessar seu arquivo de Ajuda, localizar a entrada no Registro e acessar páginas do Google relacionadas. Um modo de operação chamado módulo de caça, permite que se percorra a tela com o mouse para indicar qual aplicativo remover.

Mas não é apenas na tarefa de remoção de programas que o Revo Unistaller se debruça. O programa ajuda a gerenciar a lista de programas auto-iniciáveis, reúne várias ferramentas do Windows para acesso rápido e faz limpeza de arquivos de sistema.

Baixe o Revo Uninstaller pelo Downloads INFO.

CCleaner

O CCleaner tem a missão de vasculhar cada cantinho do Windows em busca de arquivos inúteis (como temporários, cache, históricos de navegação, entre outros). Quando encontra a sujeira, ele oferece uma opção para o usuário apagar esses arquivos e, consequentemente, deixar o sistema operacional mais produtivo.

O programa também possui um desinstalador embutido, porém ele só encaminha o usuário para a desinstalação padrão do software. E depois dessa desinstalação é preciso limpar os registros pela própria ferramenta oferecida pelo aplicativo.

Baixe o CCleaner pelo Downloads INFO.

Install Monitor

O Install Monitor é capaz de identificar e remover todos os programas e seus respectivos arquivos e pastas, livrando o PC de dados desnecessários e, consequentemente, melhorando o seu desempenho.

A primeira tela que o usuário vê quando abre o programa é uma lista com todos os software instalados no Windows. Ao clicar em cada um deles o botão “Uninstall” (Desinstalar) fica disponível na parte superior da janela, além das opções “Change” (Alterar) e “Repair” (Reparar).

O Install Monitor possui três abas que ficam disponíveis na barra inferior de sua interface. Em “Programs” ficam todos os programas instalados no Windows.

Após desinstalar algum programa a partir do Install Monitor, o nome do aplicativo fica riscado na lista, e ao clicar nele a opção “Clean up” (Limpar) aparece. Caso o programa não consiga limpar todos os arquivos da desinstalação uma notificação de confirmação será exibida.

Baixe o Install Monitor pelo Downloads INFO.

Comodo Programs Manager

O COMODO Programs Manager é uma ferramenta para manutenção dos programas instalados no PC. Ele fornece ao usuário informações sobre aplicativos, drivers e instalações do Windows.

Na tela principal, as informações são disponibilizadas de forma simples e superficial para o usuário. Quantidade total de software, espaço ocupado por eles, número de drivers e a quantidade de espaço tomada e recursos e updates do Windows instalados na máquina estão apresentados com números rapidamente.

Caso o usuário deseje informações mais detalhadas pode conferir as abas, que fornecem mais informações e possibilidades como desinstalação, tanto de aplicativos e recursos como dos próprios drivers.

Baixe o Comodo Programs Manager pelo Downloads INFO.

PC Decrapifier

Muitas vezes, ao instalar determinados programas, estes trazem uma série de pequenos aplicativos para o computador, como barras de navegação para o Internet Explorer, extensões para Firefox, ou outros inutilitários. O PC Decrapifier serve para identificar e eliminar esses crapware com segurança e facilidade no Windows.

O programa é simples e não exige nenhuma instalação ou configuração. Durante o processo, ele pergunta se o computador utilizado é novo e também oferece a opção para criar um ponto de restauração.

O aplicativo lista uma série de aplicativos que podem ter sido instalados como crapware e permite selecionar quais serão excluídos. No entanto, é preciso tomar cuidado para não excluir aplicativos que tenham sido identificados de forma errada, como plug-ins para navegadores ou impressoras.

Baixe o PC Decrapifier pelo Downloads INFO.

JetClean

JetClean é um software cujo objetivo consiste em otimizar o desempenho do computador. Isso porque o programa é capaz de fazer uma verdadeira limpeza nos arquivos inúteis armazenados na máquina, como arquivos temporários, históricos de navegação, pastas vazias, entre outros.

O ponto de destaque na ferramenta está na quantidade de recursos que o JetClean dispõe em uma única interface. O aplicativo faz uma varredura completa pelo computador. A partir disso, limpa o disco e elimina os arquivos indesejados. Feito isso, fica muito mais rápido inicializar o computador ou abrir documentos e aplicativos no sistema operacional.

Além disso, o programa contém um desfragmentador e consegue desinstalar aplicativos e otimizar a utilização de memória RAM do PC. Tudo isso por meio de uma interface organizada em abas, o que torna o uso mais intuitivo.

Baixe o JetClean pelo Downloads INFO.

Ashampoo Uninstaller

O Ashampoo Uninstaller é capaz de remover os diversos vestígios de programas desinstalados no computador. Ele é gratuito e conta com ferramentas para instalar ou desinstalar aplicativos com segurança.

Em uma interface totalmente amigável e didática, o software guia o usuário para cada processo que desejar fazer, dispensando o uso de tutoriais ou de interfaces complicadas.

Baixe o Ashampoo Uninstaller pelo Downloads INFO.

IObit Uninstaller

O IObit Uninstaller é o que pode ser chamado de um desintalador em massa. À primeira vista ele se assemelha muito à tela de desinstalação do próprio Windows, listando os software instalados no PC. Porém o IObit Uninstaller é muito mais completo, apresentando funções que completam um desinstalador.

Além da lista geral de programas, o IObit Uninstaller apresenta outros modos de exibições como uma aba especial para desinstalar aquela toolbar chata que você nem viu quando instalou, software raramente usados ou listando os programas que ocupam mais espaço no HD.

Outra função apresentada pelo desinstalador é a “powerful scan”, um processo que procura por vestígios deixados pelos programas desinstalados, sejam eles nos registros ou pedaços de arquivos ou pastas.

Baixe o IObit Uninstaller pelo Downloads INFO.

AppCleaner

AppCleaner é uma ótima ferramenta para encontrar e limpar arquivos sem utilização do seu computador. Ele é leve e possui uma interface dividida em várias abas, o que torna o uso bem intuitivo.

O interessante do AppCleaner está na união de ferramentas úteis e complementares para melhoria do desempenho do sistema operacional do computador. Entre elas está a desinstalação de programas, assim como a de gerenciamento de aplicativos e edição de pontos de restauração existentes.

De acordo com as configurações feitas durante a limpeza, o AppCleaner consegue ser rápido na varredura. Porém, é interessante ressaltar que o CCleaner abrange uma quantidade maior de software e encontra mais arquivos para apagar, apesar de ser mais lento durante o processo. Portanto, os mais apressados vão gostar do AppCleaner.

Baixe o AppCleaner pelo Downloads INFO.

Total Uninstall

Além de analisar e desinstalar aplicativos, o Total Uninstall é capaz de monitorar alterações feitas no sistema durante a instalação de novos software.

A interface do programa é bem completa e fácil de usar. A barra de ferramentas superior tem botões importantes bem disponibilizados. Há também uma divisão na interface. Do lado esquerdo, o usuário consegue visualizar os programas instalados na máquina. Ao selecionar o objeto desejado pode observar do lado direito todas as mudanças detectadas.

Logo, é uma ótima opção para quem não confia no Painel de Controle e precisa desinstalar aplicativos sem deixar arquivos e pastas presentes no sistema.

Baixe o Total Uninstall pelo Downloads INFO.

SlimCleaner

O Slim Cleaner é um programa de limpeza do computador, no estilo do CCleaner. Ele analisa os programas e registro do PC em busca de arquivos inúteis que atrapalhem seu desempenho.

O software consegue realizar varrer uma lista razoável (embora bem menor que a de seu concorrente mais famoso) de aplicativos e tem recursos extras como otimizador de uso de memória RAM e CPU, Shredder (para exclusão segura de dados) e “desinstalador”.

O mais interessante sobre ele, porém, é que as configurações e alterações que sugere são baseadas nas informações fornecidas por sua comunidade de usuários. Por exemplo, ao usar o menu “Startup”, onde se define os programas inicializados com o Windows, o usuário pode ver uma avaliação da comunidade sobre quais programas valem a pena ser mantidos na inicialização.

Outra ferramenta interessante é o sistema para recomendação de programas similares. Assim, se o usuário possui o Adobe Reader, várias alternativas mais leves para esse tipo de programa irão aparecer. Tudo isso com base nas recomendações da comunidade online.

Baixe o SlimCleaner pelo Downloads INFO.

Categorias

Tags

Comentários

///