segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 17:23

6 antivírus para Android testados pelo INFOlab

O surgimento de vírus e outras ameaças para a plataforma Android está explodindo. E com quais armas o usuário conta para se defender? O INFOlab testou seis antivírus mais populares na loja de aplicativos Android Market. Três gratuitos (Antivirus Free AVG Mobilation, avast! Mobile Security e ALYac Android) e três pagos (Kaspersky Mobile Security, Trend Micro Mobile Security Personal Edition e McAfee Mobile Security).

Os testes se concentraram na capacidade de detectar apps mal-intencionados e constaram de duas baterias: varredura de arquivos não instalados e verificação pós-instalação. Para a primeira rodada, utilizou-se uma amostra de 200 apps infectados. Na outra, a mesma amostra foi reduzida à metade. Nos testes não foram considerados os recursos extras dos programas, como backup, apagamento dos dados em caso de furto do aparelho e ajuda na configuração do sistema. A oferta de recursos tende a estar nos aplicativos pagos. Todos os testes foram realizados num smartphone Sony Ericsson Xperia Pro, com Android 2.3.4.

Na pesquisa dos apps nocivos, o INFOlab reuniu nada menos que 4 GB de material. Isso dá uma boa ideia de como os malfeitores digitais estão trabalhando na produção de programas perniciosos para Android. Mesmo assim, esse mundo é ainda muito novo e a construção de defesas também está começando. Não há, por exemplo, uma unificação dos nomes das ameaças, como existe no PC. Algumas ameaças são mistas, ou seja, carregam um código malicioso para Android e outro para PC. A vítima pode ser lesada baixando o app para o celular ou copiando-o primeiro para o micro.

Na varredura manual de arquivos não instalados, o melhor resultado foi obtido pelo antivírus da Kaspersky, que detectou 87% dos 200 apps infectados. Os produtos da Avast e da McAfee ficaram bem perto, com 86% e 85%, respectivamente. A seguir vêm Trend Micro (50%), ALYac (26%) e AVG (0%). O ALYac, vale explicar, entrou no teste pela sua popularidade: é o antivírus mais usado na Coreia do Sul. O AVG foi concebido para só detectar apps maliciosos depois de instalados, daí o resultado.

Na segunda bateria de testes, a verificação depois de instalado o aplicativo malicioso, os resultados são melhores. A Trend Micro saiu na frente: reconheceu todos os itens do pacote de 100 ameaças. Avast e McAfee também fizeram bonito, com índices de 94% e 93% de detecções.

Kaspersky e AVG ficaram com 88% e 84%. O único desastre registrou-se com o ALYac, que só enxergou 16% da amostra. E pior: classificou alguns deles como seguros.

Baixe o AVG Mobilation Free Antivirus pelo Downloads INFO.

Baixe o Avast! Mobile Security pelo Downloads INFO.

Baixe o ALYac Android pelo Downloads INFO.

Baixe o Kaspersky Mobile Security pelo Downloads INFO.

Baixe o Trend Micro Mobile Security pelo Downloads INFO.

Baixe o McAfee Mobile Security pelo Downloads INFO.

 

Fernando Valeika de Barros e Carlos Machado, da INFO.

Categorias

Tags

Comentários

///