quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 18:22

20 aplicativos imperdíveis para ter no seu iPhone novo

A Apple apresentou a nova geração do iPhone em outubro. O 4S não veio com mudanças de design, mas, apesar de ser igual ao seu antecessor por fora, por dentro ele trouxe algumas novidades. Além da assistente Siri, que talvez tenha sido a mudança que mais chamou a atenção dos consumidores, o iPhone 4S vem com uma câmera consideravelmente melhor e o processador dual-core Apple A5 – igual ao do iPad.

E agora, com o iPhone 4S chegando ao Brasil, a equipe do Download da Hora separou 20 aplicativos essenciais para você ter no seu novo iPhone. Ou também para incrementar as versões já “velhas” do smartphone da Apple. Alguns desses aplicativos podem ser novidades para o usuário comum, outros já são conhecidos pelos donos de smartphones em geral. Se você precisa de apps pra te ajudar a ser mais produtivo ou para perder tempo em joguinhos viciantes; para tirar fotos incríveis ou compartilhar os vídeos feitos em HD pelo seu iPhone, vale a pena dar uma olhada na lista.

 

Whatsapp

O Whatsapp é um aplicativo para BlackBerry, Android, iOS e Symbian que permite mandar SMS de graça. Ele usa a internet 3G ou Wifi para trocar mensagens entre celulares que tenham o programa instalado.

Apesar de ter começado como uma alternativa gratuita aos torpedos, o app ganhou mais recursos e hoje conta com chat em grupo e envio de imagens, vídeos e sons. Tudo isso usando o número do celular, o que o diferencia dos outros softwares de mensagens para celular.

Outra coisa legal é que a compatibilidade com vários SO possibilita que você troque mensagens de graça com praticamente qualquer amigo que tenha um smartphone.

E vendo o Whatsapp funcionar, nos perguntamos como as operadoras cobram tanto pelo envio de alguns míseros bits.

Baixe o Whatsapp pelo Downloads INFO.

Instagram

Esse aplicativo não está apenas entre os melhores, mas ele foi considerado o melhor pela Apple. O Instagram é um aplicativo para iPhone, com ele o usuário pode editar e compartilhar suas fotografias. É possível adicionar contatos, segui-los e visualizar suas fotos, como se fosse uma rede social.

O usuário pode tirar fotos na hora ou até mesmo utilizar alguma imagem antiga, armazenada no iPhone. São diversos filtros a serem aplicados para deixar a imagem com aparência antiga, em preto e branco ou como uma lomografia. Além disso, há efeitos de blur, tilt shift e todos podem ser vistos como um live-preview e mudados após a foto ter sido tirada.

Ainda é possível adicionar a localização de onde a foto está sendo compartilhada. O aplicativo ainda dá uma grande força ao usuário quando o assunto é compartilhar a imagem. Ele pode upar a foto automaticamente para redes como Twitter, Facebook, Flickr, entre outras.

O aplicativo é muito fácil de usar e divertido e faz quase que indispensável para usuários que curtem fotografar e compartilhar imagens.

Baixe o Instagram pelo Downloads INFO.

Twitterrific

O Twitterrific põe o Twitter dentro do iPhone. Ele deixa todos os comandos a apenas um clique. Gratuito, o programa mostra, numa janela, tudo o que se passa no Twitter. Com apenas um clique na tela do aparelho, o internauta confere os últimos tweets feitos pelos seguidos e seguidores.

O programa tem uma interface bem bonita e simples de usar. Nele, há ainda outras ferramentas que evitam uma série de cliques. Por exemplo, o internauta pode dar Replies aos amigos do microblog. Também encontra uma caixa de texto para criar os microposts. O bacana é que nela há um contador que revela o número de toques tem a mensagem. É um bom recurso para não extrapolar o limite de 140 toques do microblog.

O usuário também pode configurar o Twitterrific para notificar, com sons, as twittadas dos seus amigos, com a frequência de atualização desejada.

Baixe o Twitterrific pelo Downloads INFO.

Djay

Djay é um aplicativo para iPhone e iPods Touch que transforma seu iDevice em um aparelho de criação e remixagem musical. Ele integra com a biblioteca do seu iPode te dá acesso a todas as músicas. Usando uma linda interface touchscreen, você pode editar e mexer nas faixas e criar resultados incríveis.

O aplicativo permite que você mostre suas criações ao vivo, faça mixagem no próprio celular ou usar o modo Automix para que o aplicativo faça tudo sozinho.

Ao deixar o celular na horizontal, o Djay transforma a tela em uma mesa de DJ completa. Você pode, então, ajustar EQ, fazer loop e aplicar diversos efeitos com controle e precisão. O principal do app é sua interface e design impecáveis.

O aplicativo custa 0,99 dólares para iPhone e iPod touch. Há uma versão mais cara para iPad. Ele está disponível em diversas línguas, mas ainda não há uma versão em português.

Baixe o Djay pelo Downloads INFO.

iProcrastinate

Esse app é conhecido como um aplicativo para estudantes que querem organizar a vida acadêmica. Mas com recursos de um aplicativo de GTD completo, iProcrastinate pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer um. Com um design bonito e intuitivo, ele permite criar listas (subjects) que podem possuir tarefas diferentes. Cada tarefa, por sua vez, pode ser subdividida em “passos”.

O app só existe para Mac e iPhone, por enquanto, mas a versão para Mac é muito bem feita. Há, inclusive, suporte para a “tela inteira” do Lion. As duas plataformas sincronizam através da rede WiFi – ainda não há suporte para Cloud Sync. Falta também recursos como push notifications (por enquanto há apenas badge no ícone do app), envio de tarefas por email e criação de tarefas remotamente – por DM do Twitter, por exemplo. Também não é possível criar tarefas que não tenham um prazo.

Por outro lado, o iProcrastinate cria tarefas recorrentes e possui um modo calendário, que mostra o mês e no qual as tarefas podem ser marcadas como feitas ou arrastadas para serem feitas em outro dia. As tarefas também podem ser marcadas com estrelas e três níveis de prioridade. Um diferencial desse aplicativo é a possibilidade de associar arquivos do seu computador a tarefas específicas.

Baixe o iProcrastinate pelo Downloads INFO.

GarageBand

GarageBand é um aplicativo oficial da Apple para criação e edição de música. Nativo do iLife e já conhecido pelos donos de Mac, o GarageBand havia sido oferecido como app de iPad no começo de 2011, mas agora está disponível como aplicativo universal – funciona em todos dispositivos iOS.

Para criar músicas, basta usar os gestos Multi-Touch do seu dispositivo e compor usando piano, órgão, guitarra, bateria e baixo. Depois, com a edição oferecida para o software, dá para criar tracks inteiras – como se você fosse sua própria banda. Como no software para Mac, é possível conectar uma guitarra elétrica ou microfone e adicionar efeitos.

O app foi criado para que iniciantes ou experientes músicos possam aproveitar as diversas opções de customização. Dá para escolher acordes personalizados e dedilhar junto, além de acompanhar aulas de instrumentos. Uma das coisas mais legais é o Sampler, que permite que você recrie um instrumento a partir de sons gravados, daí é só tocar num teclado.

O GarageBand para iOS está disponível em diversos idiomas, inclusive o português, e custa 4,99 dólares na App Store.

Baixe o GarageBand pelo Downloads INFO.

Tumblr

Tumblr é o aplicativo oficial da rede social Tumblr.com. No app, é possível fazer tudo o que se faz no site, de maneira bastante fácil. Além de postar e compartilhar fotos, vídeos, áudio, citações, links e textos, é possível salvar rascunhos, agendar posts e customizar tweets.

Totalmente gratuito, o aplicativo também permite que você coordene múltiplos blogs. Dá também para ver e responder às mensagens que recebe. A coisa mais legal, porém, provavelmente é a integração com sua agenda do iPhone. Com ela, é possível encontrar amigos para seguir no Tumblr.

Tumblr, por enquanto, está disponível em diversas línguas, mas ainda não em português. O app é gratuito e conta com uma interface bonita e simples.

Baixe o Tumblr pelo Downloads INFO.

Super 8

Super 8 é um aplicativo lançado promocionalmente por causa do filme homônimo de J. J. Abrams. O app transforma os vídeos do seu iPhone em filmes no estilo anos 60-70.

Com uma interface linda, que traz também um manual para o uso da câmera, fica fácil mexer e testar diferentes efeitos nos seus vídeos. Dá para colocar lentes diferentes (preta e branco, sépia, cromática, colorida, entre outras). Para conseguir um efeito ainda mais vintage, ele oferece a opção de colocar riscos no filme, além de vinheta e “tremer” a câmera.

Depois de filmar, dá para ejetar o filme e editá-lo, além de oclocar créditos e um título. “Revelar’ o filme faz com que ele fique na biblioteca do seu iPhone. A nova versão permite que você compartilhe os vídeos via e-mail, Facebook, Twitter e YouTube.

O aplicativo custa 0,99 dólares e está disponível, por enquanto apenas em inglês, na App Store.

Baixe o Super 8 pelo Downloads INFO.

Skype

O Skype é um aplicativo para smartphones que utilizam a plataforma iPhone. Seguindo os padrões do Skype, o aplicativo oferece a possibilidade de conversas tanto por escrito, como também através de chamadas de voz. As conversas podem ser, de graça, com outros usuário do programa ou, pagas, para celulares e telefones fixos.

O aplicativo possibilita que o usuário faça outras atividades no celular enquanto faz uma chamada de voz. É possível consultar outros aplicativos do aparelho, como e-mail ou navegar na internet.

Apesar dessa possibilidade, é possível realizar apenas uma chamada de voz por vez. Outro recurso interessante, é a sincronização da agenda do Skype com a agenda nativa do aparelho. Sendo possível realizar ligações para seus número cadastrados através do aplicativo.

Baixe o Skype pelo Downloads INFO.

Nike Training Club

Nike Training Club é um aplicativo tanto para quem já pratica exercícios físicos regularmente como pra quem quer começar – sem ter de gastar uma fortuna com personal trainer. Ele te ajuda a alcançar seu objetivo, seja ele emagrecer, ficar forte ou só mais saudável, mesmo.

Você coloca suas informações e ele cria um treinamento personalizado, com regimes de atletas profissionais e seus treinadores. O aplicativo, desenvolvido pela Nike, traz instruções detalhadas, além de guias em áudio e vídeo. Dá para customizar a música que você quer ouvir e os objetivos que quer alcançar.

O Training Club te oferece “recompensas” conforme você vai avançando, você é parabenizado por atletas ou celebridades. Seus exercícios ficam gravados e é fácil acessar um histórico deles e checar seu progresso. O aplicativo também oferece a possibilidade de compartilhar seus treinos e “status de recompensas” no Facebook e Twitter.

O app é gratuito e está disponível, por enquanto só em inglês, na App Store.

Baixe o Nike Training Club pelo Downloads INFO.

Remember the Milk

Remember the Milk é um dos aplicativos GTD mais famosos. Ele é gratuito em todas as plataformas oferecidas (iOS, Android, Blackberry, Windows Phone e Web), mas a sincronização entre as diferentes plataformas vem com um limite diário para a versão grátis. A versão paga acaba com esse limite, além de oferecer notificações push.

O app vem com todas as opções básicas de aplicativos To Do list, como criação de listas diferentes, organização por prioridade e prazos, tags, configuração de tarefas recorrentes e lembretes (via email, sms e outros). Remember the Milk também possibilita que se configure tarefas a partir do local onde elas têm de ser cumpridas.

Uma das principais características do Remember the Milk é sua integração com uma série de serviços como Gmail, Outlook, Twitter e outros – inclusive aplicações de terceiros. Com essa integração, é possível, por exemplo, mandar uma Direct Message para @rtm e já configurar uma nova tarefa que estará sincronizada em todos seus dispositivos. Conforme o usuário vai se habituando com os atalhos, ele pode mandar, por exemplo, um email para o Remember The Milk e já configurar uma tarefa com local, data, prioridade, tags e tudo organizado.

A interface do app é bonita, mas não é das mais limpas – o usuário precisa se acostumar com ela. Os aplicativos em diferentes plataformas estão disponíveis em muitas línguas, inclusive português.

Baixe o Remember the Milk pelo Downloads INFO.

Facebook

Depois de muitas especulações, o Facebook finalmente liberou uma versão para iPad. A versão para Facebook também recebeu alterações drásticas. O programa deixa a um clique a maioria dos recursos da rede social. O usuário consegue procurar pessoas para adicionar, enviar mensagens, ver os álbuns de fotos dos amigos e, claro, deixar recados e comentários nos outros perfis.

O app oferece notificações push. Além de dar acesso a tudo que o site oferece, como eventos, grupos e páginas. Facebook para iPhone tem um design muito simples, completo e bonito. É uma maneira fácil e rápida de acessar sua página na rede social.

O Facebook para iPhone ainda mostra o que os amigos estão comentando dentro da rede social.

Baixe o Facebook pelo Downloads INFO.

Touchgrind

Touchgrind é um aplicativo divertido para iPhone, que simula um skate de dedo no seu smartphone. Com um conjunto um pouco complexo de movimentos na tela multitoque, você aprende a comandar o miniskate por uma série de trajetos.

As regras da física todas se aplicam, então não se deixe enganar, se você errar, seu skate vai sair de controle. Há diferentes modos de jogo, como aquecimento, sessão jam e modo competitivo. Para treinar, existem vídeos tutoriais. Além disso, o jogo traz boards que só podem ser usados depois de você conseguir dominar manobras distintas.

O som e os gráficos do game são sensacionais. Ele tem cores vibrantes e fica bonito na tela do seu iPhone, especialmente se for um iPhone com tela de retina.

Apesar da aparente complexidade, o jogo é viciante. Os diferentes toques na tela podem resultar em diferentes manobras, como kickflips, ollies, slides e giros distintos. Pra quem curte skate – ou quem sempre caía andando, mas adora os skates de dedo – esse é um jogo imperdível.

Baixe o Touchgrind pelo Downloads INFO.

1Password

1Password é um aplicativo para organizar todas as suas senhas e identidade no iPhone. O app guarda de maneira segura as informações importantes do usuário e ajuda a fazer login em diversos sites. É possível também armazenar dados bancários, senhas diversas e notas.

O aplicativo sincroniza via Wifi (ou serviços como Dropbox) com a versão Mac (também paga). A segurança do 1Password é feita através de encriptação e auto bloqueio, que impede que os dados sejam acessados mesmo quando o iPhone é perdido ou roubado. Há ainda um sistema de defesa com código de desbloqueio e auto-lock.

Baixe o 1Password pelo Downloads INFO.

Find My iPhone

Quando nada mais dá certo e o iPhone foi perdido, mesmo o usuário pode recorrer ao Find My iPhone. Buscar Meu iPhone é o app oficial da Apple para encontrar iPhones 4, Ipads ou iPods touch de 4a geração. Ao baixar o aplicativo, o usuário deve iniciar uma sessão com seu ID Apple e ativar o serviço. Caso ele perca o celular, basta instalar o app em outro dispositivo com iOS e iniciar a sessão com sua ID da Apple, ou é possível acessar pelo site.

O usuário, então, conseguirá ver a localização do dispositivo em um mapa e poderá fazer com que ele mostre uma mensagem ou emita um som. Outras ações possíveis são o bloqueio remoto do aparelho e a eliminação de dados de forma permanente. É essencial que o dispositivo tenha configurado e ativado o Buscar Meu iPhone (o que pode ser feito nas configurações).

Apps de gerações anteriores ao iPhone 3, iPads ou iPods Touch de 4a geração não têm a configuração para serem rastreados, mas podem rastrear outros dispositivos.

Baixe o Find My iPhone pelo Downloads INFO.

Flickr

Um programa redondinho para quem gosta de tirar fotos. Fácil explicar. O Flickr para iPhone tem ferramentas para o usuário fotografar com a câmera do smartphone e, imediatamente, subir a foto para o álbum online. Oferece ainda recursos para colocar informações geográficas na foto e compartilhar imagens com os amigos. O aplicativo também pode ser usado para verificar o álbum de imagens dos amigos.

O aplicativo, apesar de ser mais reconhecido por ser de fotos, também aceita upload de vídeos. O Flickr é bastante social, dá para adicionar amigos, curtir e comentar nas fotos deles.

Flickr é gratuito na App Store e pode ser encontrado em português.

Baixe o Flickr App no Downloads INFO.

Google Mobile

O aplicativo é muito útil para quem usa os recursos do Google. Ele reúne, num único lugar, acesso aos serviços Gmail, Calendário, Docs, Gtalk, entre outros. O programa também tem atalhos para o Orkut, a rede social mais usada no país.

O Google Search ainda tem várias ferramentas interessantes. Dá para fazer busca por voz, e até pesquisar imagens com o Google Goggles. O app ainda deixa você compartilhar (+1) os resultados.

Baixe o Google Mobile no Downloads INFO.

Dropbox

Um dos programas mais legais de sincronia e backup de arquivos para computadores também tem versão para iPhone. No smartphone, ele permite que o usuário acesse as fotos, os documentos e outros tipos de dados que estão armazenados na pasta Dropbox do PC. O programa não para por aí: permite ao usuário compartilhar arquivos pelo iPhone e, ainda, capturar vídeos, imagens e áudio e salvar direto no Dropbox.

Baixe o Dropbox no Downloads INFO.

Evernote

O Evernote é um programa muito útil para tomar notas, organizar tarefas e registrar ideias. Ele permite que você faça anotações de voz, texto ou usando imagens. Grava fotos, páginas da web e carrega arquivos para criar um clipping. Qualquer texto incluído no programa é lançado na internet assim que surge uma conexão de rede, fazendo a sincronia entre o programa do celular, do desktop e da internet.

Baixe o Evernote no Downloads INFO.

Facebook Messenger

Facebook Messenger é um aplicativo de mensagens instantâneas que usa o Messenger nativo do Facebook para enviar “SMSs” pela rede de dados. O que diferencia esse app da sua (extensa) lista de concorrentes é que, além de ser multiplataforma – há a versão para iOS, Android e Blackberry – ele também sincroniza as mensagens com o próprio site Facebook.com. É possível, portanto, utilizá-lo até para falar com quem não tem nenhum desses celulares.

A nova versão do aplicativo, que foi lançado meses atrás, mas só agora está disponível na App Store Brasileira, tem suporte para mais línguas, inclusive o português. Outras novidades são, além do suporte ao iOS5, a possibilidade de ver quem está online ou no celular e ver quando a outra pessoa está digitando – além de outras mudanças de performance e uma lista de contatos mais acessados.

O app possui todas as configurações básicas de aplicativos do gênero. É possível adicionar localização e fotos às mensagens, além de criar conversas em grupo. O usuário também pode controlar os tipos de configurações de alerta para cada conversa.

Facebook Messenger é um aplicativo clean e bonito, a sincronização com a web é um diferencial grande. Entretanto, ele ainda não possui ferramentas presentes em alguns de seus concorrentes. Falta suporte para vídeos, notas de áudio e compartilhamento de contatos. Além disso, não há maneira de saber se a pessoa com quem você está conversando recebeu ou leu sua mensagem.

O aplicativo é gratuito e multiplataforma.

Baixe o Facebook Messenger pelo Downloads INFO.

Categorias

Tags

Comentários

///