terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 10:33

Veja o turbulento nascimento de uma estrela

pia17555cr

O foto acima mostra uma visão nunca vista antes do nascimento tumultuoso de uma estrela a 1.400 anos-luz da Terra, na constelação da Vela.  Os dados que compõem a imagem foram capturados pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, e pelo telescópio terrestre Alma, do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Os “espasmos” vistos na imagem acima foram gerados pela estrela Herbig-Haro (HH) 46/47. Ela se formou após jatos liberados por estrelas recém-nascidas colidirem com o material cósmico ao redor. Isso produziu pequenas regiões nebulosas e brilhantes.

A estrela ficaria obscurecida pelo gás e pela poeira que a envolvem. Mas os telescópios usaram ondas de luz infravermelhas e submilimétricas para ultrapassar a nuvem e mostrar jatos gêmeos supersônicos que saem do centro do astro, destroem o gás em volta e dividem o objeto em duas metades borbulhantes.

Segundo o pesquisador Alberto Noriega-Crespo, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), estrelas jovens como HH 46/47 são um excelente laboratório para estudar como ocorre o processo de formação desses objetos celestes.

 Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech / ALMA

Categorias

Tags

Comentários

///

Fãs

///