terça-feira, 13 de janeiro de 2009 - 14:36

Os 5 melhores gadgets automotivos da CES 2009

gadgets-automotivos1

Foram mais de 20 mil lançamentos em apenas quatro dias. Assim se sucedeu a CES de 2009, em Las Vegas. Entre um Vaio que cabe no bolso e um relógio infantil com GPS, era possível enxergar os exibidos modelos tunados de Lamborghini, Dodge Challengers, Audi, Cadillac e até mesmo um majestoso Chevrolet 1943. Acima, por exemplo, podemos ver a pintura de gosto duvidoso de um exemplar único do Ford Microsoft Auto.

Mas, quem vê carcaça não enxerga coração. As novidades que se escondiam no interior das máquinas eram as verdadeiras atrações da festa, as jóias raras lapidadas em chips e válvulas. Confira um pequeno apanhado de cinco gadgets automotivos que marcaram a feira logo abaixo (não segue ordem do melhor para o pior, ou vice-versa):


1- Detector de pedestres FLIR

gadgets-automotivos2
Quem nunca atropelou um antílope tibetano ao dirigir em uma estrada escura? Aqui na INFO, ninguém. Mas a empresa americana FLIR sabe o que você fez no verão passado e anunciou uma câmera que utiliza tecnologia militar e sistema de visão noturna para identificar pedestres em ambientes mal iluminados ou com interferências de fumaça, tempestade, poeira e neblina. A peça tem um campo de visão de 36 graus partindo da parte dianteira do carro. O motorista acompanha o curso dela por um visor no painel no interior do automóvel. Bem útil. Esperemos que os adeptos não esqueçam a importância dos faróis.
2- O primeiro mediacenter automotivo sensível ao toque

gadgets-automotivos3Com uma interface de brilhar os olhos, o iXA-W404, da companhia americana Alpine, tem um monitor QVGA touch screen de 4,3 polegadas, que reproduz mídias via USB e Bluetooth. Otimizado para iPods, ele se conecta ao iTunes e possui tecnologia HD Radio (ou Rádio HD). Sensacional. Não deve ser dos artigos mais baratos, porém, para quem procura uma distração no trânsito, talvez, valha o investimento.
3- Sistema de comunicação Panasonic HD-PLC

gadgets-automotivos4Muitos apostam que, no futuro, os carros elétricos dominarão a frota mundial. As montadoras andam até pedindo empréstimo ao governo americano para conseguir tirar o projeto do papel em tempos de recessão econômica. Pela postura, sabemos que o assunto é emergencial. A Panasonic, talvez por isso, se adiantou e anunciou um sistema de comunicação via PLC, isto é, que transmite dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Munido deste recurso, o motorista pode conferir o processo de recarga de seu carro na garagem enquanto está dentro de sua casa, por exemplo. O sistema também poderá transferir músicas e filmes para o sistema de entretenimento móvel que acompanha o ‘kit’. É apenas um passo, mas a idéia é bem interessante. Isso fará com que os veículos elétricos sejam mais leves, pois substitui uma série de fiações.

4- Ford Sync 3.0

Imagine. Apenas imagine. No volante, você segue em direção à casa de um parente distante guiado por uma voz robótica.”Vire à esquerda, e siga mais 200 metros”. Seu amigão espremido no GPS é interrompido, então. Sua mãe está te mandando um SMS dizendo que você se esqueceu de levar a torta que ela preparou. E quem lê é o mesmo parceiro robô. Conseguiu idealizar a cena? Pois ficará somente nisso, já que, ao menos que se trate de uma família nativa americana, o recurso demorará a chegar ao seu carro. O novo Ford Sync, que é desenvolvido pela Microsoft, ganhou um admirável upgrade. Deve chegar aos mercados americano e europeu em breve e, acreditem, sem nenhum custo adicional. E por aqui? Nada. De produto e preço, nada.

5 – Rádio online Blaupunkt

gadgets-automotivos5O fim das mesmices no rádio do carro chegou. A marca multimídia da Bosch, a Blaupunkt, mostrou, em parceria com a miRoamer, o primeiro som para carro com acesso a internet 3G/ HSDPA/ HSPA via Bluetooth. Isso significa que você poderá conectar estações AM/FM do rádio e da internet de todo o mundo. Já imaginou você ouvindo uma programação musical islandesa enquanto enfrenta o caos de alguma metrópole? Relaxante, no mínimo.

Agora, é esperar pelas novidades do Salão de Detroit, que se iniciou no domingo e promete muitas novidades tecnológicas. Apesar da crise.

Categorias

Tags

Comentários

///

Zoom

///
O New Civic vira DJ
Versão top do sedã da Honda traz sistema de som reforçado com seis alto-falantes, disqueteira e porta USB.
O espelho mágico do Kia Soul
Fugiu das aulas de baliza? Retrovisor com LCD e câmera evita as barbeiragens.
O mashup do Tiguan
Volks usa a tecnologia para unir conforto de sedã e pegada de 4x4 em um só carro.
  Leia mais »

Fãs

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas