MyLink da GM conecta smartphone ao Onix

Por Augusto Garcia, de INFO Online
• terça, 23 de outubro de 2012
Divulgação
Interior do Onix com o sistema MyLink embarcado.

São Paulo – “A conectividade é uma tendência sem volta”. É com essa frase que Hermann Mahnke, diretor de Marketing do Produto da General Motors, apresenta a tecnologia MyLink, que promete deixar o automóvel ainda mais conectado aos smartphones.

O MyLink é um gerenciador de conectividade que, a partir da conexão Bluetooth do smartphone, pode sincronizar agenda telefônica, músicas, fotos e vídeos, além de rodar aplicativos desenvolvidos para o sistema do automóvel.

Desenvolvido pela Chevrolet, o MyLink foi pensado para deixar pareado sempre que o usuário estiver no carro. “Ultimamente as pessoas passam mais e mais tempo do carro”, afirma Mahnke. Esse foi um dos motivos apontados pelo diretor para o desenvolvimento da plataforma nos carros da marca.

O sistema roda na tela sensível ao toque de sete polegadas, localizada ao lado direito do passageiro. Pelo display, é possível discar o número desejado, além de navegar pela agenda telefônica.

Smartphones Android, iPhones, BlackBerry, Symbian e Windows Phone conseguem se conectar ao sistema. O diretor não soube informar quais modelos não conseguem fazer a sincronização, mas lembra que celulares mais básicos podem não enviar alguns dados, como agenda telefônica ou fotos.

Além disso, o MyLink já conta com um aplicativo nativo ao sistema. O Stitcher consegue localizar vários podcasts do mundo todo e tocar a partir do smartphone conectado à internet. Para isso, o usuário também deve baixar o mesmo aplicativo no celular.

Outro aplicativo, ainda não disponibilizado no Brasil é o Bring Go, de navegação por GPS. O diretor afirma que o app chegará ao sistema no mês que vem.  Além deste, para o ano que vem já são esperados mais cinco aplicativos nativos. “Os programadores independentes podem entrar em contato com os nossos canais de comunicação” conclui.

No caso de execução de vídeos, o MyLink respeita as normas de segurança exigidas por Lei. O sistema para de executar o vídeo assim que o carro se movimenta.

Até o momento, o MyLink estará inserido somente no novo automóvel Onix, ambos apresentados na 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que ocorre em São Paulo até dia 4 de novembro.

Onix, 100% brasileiro

onix

O Onix estará em exposição durante o evento das montadoras. Segundo a General Motors, o modelo foi 100% desenvolvido pela fábrica brasileira. Produzido no Complexo em Gravataí (RS), o hatch poderá ser encontrado nas ruas a partir de novembro.

O automóvel chegará para concorrer no mesmo segmento de mercado que o Gol, da Volkswagen atua. Ele possui os motores SPE/4 nas versões 1.0 e 1.4. O Onix sairá na versão mais básica por R$ 29 mil. Com o MyLink e outros acessórios, o preço sobe para R$ 32.890. 

Mahnke afirma que 60% da frota de Onix contará com o MyLink embarcado e que é esperada a venda de 12 mil carros por mês. Não há previsão do sistema para os outros modelos da Chevrolet, mas o diretor afirma que o Onix será um termômetro para a aceitação dos usuários em relação ao MyLink.
 

Comentários

///
+Comentadas
+Lidas
Últimas