Qual o melhor tamanho de tela?

Debora
Moderadora Geral
Moderadora Geral
Status:
Registro: 13 Ago 2008
Karma: [2] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Qual o melhor tamanho de tela?

Mensagem por Debora » 24 Nov 2008

Os minilaptops com tela de 8 polegadas são mais compactos, mas os de 9 ou 10 são bem mais confortáveis para trabalhar, até porque o teclado fica mais espaçoso. Qual é a melhor combinação entre peso e tamanho para uso no dia-a-dia?

pedrisco
Iniciado
Iniciado
Status:
Registro: 15 Nov 2008
Karma: [24] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Re: Qual o melhor tamanho de tela?

Mensagem por pedrisco » 24 Nov 2008

Acho que isso vai do gosto pessoal. Eu não gosto de telas pequenas e nem de mini-laptops. 8-)
.pedrisco;

"O sol nasce pra todos, mas a sombra, é so pra quem merece..."

Rodrigo
Membro
Membro
Status:
Registro: 13 Ago 2008
Karma: [0] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por Rodrigo » 24 Nov 2008

Com certeza opte pela tela de 9 ou 10 polegadas.
Acima disso é mais interesante comprar um notebook mesmo.

Eu tinha um EEE PC 900 com uma tela de 9 polegadas, o Netbook era incrivelmente pequeno e portatil, mas agora eu troque por um MSI Wind com uma tela de dez polegadas.

Varia bem do seu uso.
Para usar por mais tempo eu recomendo um com tela de dez polegadas.
Agora se você precisa de uma maquina 3 cm menor opte pelo asus eee pc 901, porque o Acer Aspire One é praticamente o mesmo tamanho do MSI que tem a tela de 10'

alaghi
Iniciado
Iniciado
Status:
Registro: 13 Nov 2008
Karma: [1] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por alaghi » 25 Nov 2008

tenho um macbook de 15", e não conseguiria trabalhar num monitor menor.
www.quintaessentia.com.br

DevNull
Membro
Membro
Status:
Registro: 27 Nov 2008

Mensagem por DevNull » 30 Nov 2008

Essa resposta é muito relativa, pra quem trabalha com design e coisas afin quanto maior e tela e a resolucao melhor, agora quem preza por portabilidade uma tela de 8', 9' ou 10' atende muito bem,eu particularmente prefiro 10', é um tamanho razoável e não chega a ser incomodo a digitação e vizualização da tela.

Chris Christian
Status:

Mensagem por Chris Christian » 05 Dez 2008

Tela muito pequena é ruim por que fica difícil enxergar os textos e outros elementos.

cmachado
Membro
Membro
Status:
Registro: 31 Out 2008
Karma: [9] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por cmachado » 07 Dez 2008

Algumas observações sobre minilaptops.

1. O QUE É
Quando se decide adquirir um minilaptop, o usuário deve estar consciente do que significa um computador desse tipo. A definição, baseada nos modelos atuais, é uma máquina com tela entre 7 e 10 polegadas e memória-padrão (inicialmente instalada) de 512 MB ou 1 GB. O processador é também de pouca potência -- um Intel Atom, Celeron ou Via.

Minilaptop não tem drive óptico (CD/DVD) e, em muitos casos, também não traz disco rígido. O armazenamento fica em 16 ou 20 GB, feito numa unidade SSD (Solid State Drive), similar às memórias flash dos pen drives.

O objetivo original do minilaptop era ser um micro ultraportátil, capaz de executar as tarefas básicas e de baixo custo.

2. PARA QUE SERVE
Um laptop com essas descrições não pode ser comprado com a idéia de que ele vai substituir um micro de mesa ou mesmo outro laptop maior e mais potente. Portanto, os mininotebooks são, essencialmente, máquinas cuja principal característica é a portabilidade -- expressa no pequeno volume e no peso que, em geral, não chega a 1,5 kg.

Você não vai poder usar um mininotebook para grandes aventuras em multimídia. Começa que ele não tem CD/DVD e traz um sistema de som assim-assim, que serve basicamente para deixar você ouvir o que é apresentado num site um num arquivo de áudio/vídeo. Você não vai editar áudio nem vídeo num mininotebook. Aliás, máquinas desse tipo não foram feitos para nenhuma tarefa muito especializada. Nelas, é possível criar e ler textos, planilhas, apresentações. Mas não planilhas com enorme cascateamento de cálculos, como as usadas em projetos de engenharia ou em simulações financeiras.

O forte do minilaptop é a conectividade. Ele vem pronto para a rede sem fio ou mesmo para ser conectado a um cabo Ethernet. É máquina para levar numa viagem rápida, enviar e receber e-mails, navegar na internet. Não é à toa que os minilaptops também são chamados de netbooks.

3. TELA E TECLADO
O tamanho da tela está intimamente associado ao conforto oferecido pelo teclado. Assim, as telas de 7 polegadas (tamanho do display do Eee PC 700 -- a máquina que deu início à onda dos subnotebooks), além de serem muito pequenas, impõem que os teclados sejam igualmente exíguos, com botões que só se ajustam bem a dedos de criança.

As telas de 8,9 polegadas vêm combinadas com teclados um pouco mais espaçosos, que já permitem o trabalho sem que os dedos esbarrem facilmente em duas teclas de uma vez. No tamanho geral, os mininotes de 7 e de 8,9 polegadas são idênticos. No de 8,9, a tela e o teclado ocupam melhor o mesmo espaço.

Os modelos de 10 polegadas parecem oferecer a melhor resposta no que se refere ao tamanho de tela e teclado e conforto de uso. Mas, naturalmente, são um pouco maiores e pesam mais que os outros.

4. COM OU SEM HD?
Os primeiros minilaptops vinham somente com armazenamento SSD. Depois, começaram a surgir opções com discos de 80, 100, 120 e até 160 GB. A presença do disco rígido é contraditória. Ela elimina a penúria de espaço: o usuário tem no micrinho folga para guardar praticamente tudo. Mas, ao mesmo tempo, o HD (devido às partes mecânicas) consome muito mais energia. Assim, a autonomia da bateria fica prejudicada. O HD também torna o micro mais pesado, comparado ao mesmo modelo com SSD.

Vale lembrar ainda que, quanto mais itens são agregados aos minilaptop, mais ele se aproxima de um notebook comum e se afasta de seu conceito original, especialmente no preço.

Então, quem quer adquirir um minilaptop tem muitas escolhas. Mas só não pode achar que essa máquina vai substituir um micro comum, portátil ou de mesa.

Chris Christian
Status:

Mensagem por Chris Christian » 08 Dez 2008

Quando se compra um mini-qualquercoisa, o usuário deve estar consciente de que não vai conseguir fazer quase nada no equipamento, principalmente se ele resolver fazar alguma tarefa mais pesada.

O cara compra um portátil desses, e quer usar photoshop, rodar jogos novos, ou fazer tarefas que demandam mais processamento. Aí o equipamento pede água e o cara fica achando que tem algo errado ou equipamento está com defeito e fica p*** da vida.

E pior ainda, o cara resolve comprar um treco desses com HD normal. Custa mais caro do que um note normal. Péssimo custo x benefício.

J. Sena
Iniciado
Iniciado
Status:
Registro: 16 Nov 2008
Karma: [3] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por J. Sena » 12 Jan 2009

Uso um MacBook de 13'3 e acho um ótimo tamanho para trabalhar. Já pensei em comprar um minilaptop, mas não sei se vale muito a pena devido às suas limitações.

Mas se eu fosse comprar, levaria um de 9' ou 10'.

oscorpp
Membro
Membro
Status:
Registro: 21 Mai 2009

Mensagem por oscorpp » 21 Mai 2009

Uso o Acer Aspire One com tela de 8.9 polegadas. Acho a tela pequena apenas porque a resolução é de 1024 por 600, o que deixa a tela muito estreita na vertical. Alguns programas simplesmente não cabem na tela. Os novos Netbooks com telas de 10 polegadas e resolução 1280 por 720 resolvem este problema. Quanto ao teclado, depois de um tempo vc se acostuma e passa a achar estranho os teclados grandes. Pensei em trocar meu netbook por um notebook com tela de 12.1 polegadas mas quando comparei os dois frente a frente, achei o notebook um trambolho. Substitui meu Desktop pelo netbook e só recorro a ele quando tenho que gravar um dvd. Só deixarei os netbooks quando minha vista não der mais pra ler as telas pequenas.

Próximo

Retornar para Netbooks