Problema com HD externo USB e HP s3730 sob Windows 7

Roby
Membro
Membro
Status:
Registro: 04 Nov 2008
Karma: [0] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Problema com HD externo USB e HP s3730 sob Windows 7

Mensagem por Roby » 04 Dez 2009

Bom dia,

Tenho um HP Pavilion S3730, que recentemente atualizei para Windows 7 com CD que obtive da própria Microsoft (com a NF da HP). Quando ele está se comunicando com um HD externo USB Transcend (modelo Store Jet 250G v. 3.0.1.2) ou com um Western Digital (My Passport Essential 500G), a transferência é interrompida no meio e o PC perde contato com a multifuncional HP c3180 (também USB) e sou obrigado a reinicializar o PC para obter comunicação com a multifuncional.
Isto NÃO acontecia com o Windows Vista Home Premium.

O suporte da HP (4004-7751) informou tratar-se de problema com drivers USB no Windows 7 e, depois, tratar-se de problema de incompatibilidade dos HD's externos com o Windows 7 e que eu devo contatar os fabricantes para saber sobre upgrade.

Por outro lado, também fora informado pela HP que estes problemas poderiam ser resolvidos com o upgrade de BIOS para a placa-mãe do PC, mas não há previsão para a disponibilização do upgrade e hoje (04/12/09), informaram-me no suporte que o upgrade de BIOS é automaticamente feito com os updates automáticos do Windows 7 (será?).

Já vi também outra pessoa com o mesmo problema (transferência de grande massa de dados entre HD externo e o HP s3730 dá problema no reconhecimento de dispositivo USB) num fórum da HP que achei pelo Google - mas não consigo mais achar tal fórum.

Roby
Membro
Membro
Status:

Re: Problema com HD externo USB e HP s3730 sob Windows 7

Mensagem por Roby » 16 Dez 2009

Atualizando, reclamando e resumindo a situação, agora que, depois de três semanas, meu problema chegou ao "suporte de segundo nível da HP":

Atualizei meu HP Pavillion Slimline s3730br para Windows 7, com mídias da Microsoft e HP fornecidas pelos próprios e o HD externo USB passou a dar problema durante os backups, que eram interrompidos durante o processo (o HD deixava de ser reconhecido). Testei outro HD externo, também de marca de renome e testei ambos os HDs em um notebook (Windows Vista), sempre com problemas no PC da HP e com sucesso no notebook.
Depois de diversos telefonemas e das mais diversas propostas para resolver o problema ao longo de quase três semanas, a HP ofereceu passar-me a um “suporte de segundo nível", que me contatou quando eu não estava em frente à máquina. Assim, combinei com a atendente Daniela que EU ligaria para o suporte da HP de primeiro nível e pediria acesso ao segundo nível, evitando ter que marcar horário para estar em frente ao PC (que fica na residência de minha mãe).
Porém, ao ligar para a HP, o atendente Jorge Marin recusou-se a me passara o segundo nível, dizendo tratar-se de regra da empresa; ele acrescentou que eu teria que esperar por até 24 horas por um contato do tal suporte. Tentei novo contato com o SAC, para efetuar reclamação, porém a HP não parece ter tal serviço e eu sempre caía no suporte técnico. Novamente foi-me recusada a passagem ao segundo nível, desta vez por um atendente de nome Rogério (recusou-se a dar o sobrenome).
Sou obrigado a ficar de plantão na residência de minha mãe? O atendimento da HP foi cortês enquanto procuravam – absolutamente sem sucesso – uma solução nas primeiras semanas. A partir do momento em que a empresa se ofereceu a dar um suporte de nível mais qualificado, em vez de meus problemas diminuírem, comecei a perceber o quão burocrático e desagradável é lidar com a HP, que, aliás, não demonstra o mínimo de competência técnica para resolver a questão.

Turra
Membro
Membro
Status:
Registro: 17 Dez 2009

Mensagem por Turra » 17 Dez 2009

Caro Roby,

Encontro um problema semelhante ao seu, onde ao passar grandes quantidades de dados para um dispositivo conectado à porta USB, o Window 7 simplesmente para de reconhecer o dispositivo e, a partir de então não reconhece nenhum outro periférico conectado nas portas USB.

Tentei atualizar o chipset (Nvidia) da placa, contudo não obtive êxito. Procurei também atualização para a minha BIOS (MoBo P5N-EM HDMI), mas não consegui atualizá-la também.

Conversando com amigos, esses me disseram que seria uma boa tentativa reinstalar o driver USB a partir do CD da placa mãe, não com o Window Update, uma vez que podem haver incompatibilidades. Entretanto ainda não encontrei os drivers para realizar tal instalação no meu PC.

Abaixo segue uma descrição do erro que encontro.

Espero que possamos resolver este problema brevemente.

Item não encontrado
Não foi possível localizar este item
Ele não está mais localizado em [caminho do destino]. Verifique o local do item e tente novamente.

Roby
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Roby » 17 Dez 2009

Caro Turra,

É, comigo é a multifuncional HP c3180 que deixa de ser reconhecida quando acontece o problema com o HD externo - aí, preciso reinicializar o PC para reconhecer a multifuncional. E não é só ela, o cartão SD também deia de ser lido e aparece como "vazio" no Explorer.

A própria HP aventou comigo a hipótese de atualizar o BIOS da placa mãe e tentou procurar a atualização em duas ocasiões diferentes, porém, ainda não há nenhuma.

Quanto a "reinstalar o driver USB a partir do CD da placa mãe", seria reinstalar o do Windows Vista mesmo? No meu caso, explicaram-me que muitos drivers do Windows 7 são os mesmos do Vista, e, que me lembre, mencionaram o da USB entre eles. De qualquer jeito, também já fiz o driver update de USB no Wondows 7 e não adiantou. Já me fizeram desmagnetizar o gabinete e n[i][/i] outros procedimentos, sem sucesso.
Estou redigindo uma reclamação para a HP, via http://h30175.www3.hp.com/contacto_br/f ... master.php (foi difícil achar esta página de reclamações...).

Qualquer novidade, aviso.

Turra
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Turra » 17 Dez 2009

Roby escreveu:Quanto a "reinstalar o driver USB a partir do CD da placa mãe", seria reinstalar o do Windows Vista mesmo? No meu caso, explicaram-me que muitos drivers do Windows 7 são os mesmos do Vista, e, que me lembre, mencionaram o da USB entre eles. De qualquer jeito, também já fiz o driver update de USB no Wondows 7 e não adiantou.

Bom, o Windows 7, na maioria das vezes, instala um driver genérico para os dispositivos de hardware do seu computador. Isso pode ser verificado através do gerenciador de dispositivos. Quando vai nas propriedades do dispositivo, depois em driver. Muitas vezes esse driver genérico instalado pelo Windows não é compatível com o hardware instalado na máquina, por isso que eu disse para tentar instalar o driver que veio no CD.

Roby escreveu:Já me fizeram desmagnetizar o gabinete

Isso eu não faço a menor idéia do que seja, portanto, não posso dizer se pode ou não dar certo...

Roby escreveu:Estou redigindo uma reclamação para a HP, via http://h30175.www3.hp.com/contacto_br/f ... master.php (foi difícil achar esta página de reclamações...).

Imagino que tenha sido difícil... Eu não posso realizar uma reclamação também porque meus equipamentos não são HP, mas tentarei entrar em contato com o fabricante para ver se consigo uma atualização de BIOS que funcione.

Qualquer novidade também aviso.

Roby
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Roby » 17 Dez 2009

Para desmagnetizar o gabinete, tive que seguir procedimentos como desconectar cabos, mudar seletor de tensão para 220 V e ficar pressionando botao de liga-desliga; imagino que eles tenham burocraticamente pesnado que alguma carga magnética espúria tenha permanecido nos contatos. Mas, como disse, foi burocrático e não ajudou nada.
A HP deveria ter-me avisado para aguardar antes de fazer o upgrade, quando encomendei o DVD do Windows 7 com a Microsoft (a HP teve algum envolvimento no processo, pois recebi DVD deles também, além do do próprio Windows 7).

Vamos ver se seu fabricante tem ideias melhores. Se for questão de upgrade do BIOS (coisa que, num dos meus contatos, foi desmentida como solução), aí dependerei da HP mesmo.

Obrigado

Turra
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Turra » 19 Dez 2009

Caro Roby,

Como preciso do computador funcionando 100% com urgência, decidi voltar o SO para o Vista. Esperarei lançarem um SP para o 7, quem sabe esse problema seja sanado.

Sinto muito não poder auxiliá-lo.

Att,

Tiago

Roby
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Roby » 19 Dez 2009

Bom dia, Tiago,

Estava para fazer o mesmo, mas ontem à noite um analista de suporte de segundo nível da HP ligou para mim e encaminhei-lhe todo o histórico. Vou dar uns dias, mas depois volto ao Vista, porque não posso ficar sem os backups no HD USB; o problema é ter que voltar às configurações originais e depois ter que reinstalar tudo.
Continuarei postando o andamento do caso aqui.

Panthro
Membro
Membro
Status:
Registro: 04 Jan 2010
Karma: [1] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por Panthro » 04 Jan 2010

Olá, pessoal. Estava passando exatamente pelo mesmo problema aqui. Tenho um note acer 5920 e um desktop monstrinho e os dois davam o mesmo problema, cheguei a cogitar que o HD externo tivesse quebrado. Mas NÃO!

A incompatibilidade é com um chipset da Intel. Então tem que se baixar o driver novo deste endereço: http://uswave.net/windows7/intel-smbus-drivers.zip

Depois de baixar o drive deve se dezipar os arquivos numa pasta, ir até o gerenciador de dispositivos (Painel de Controle > Sistema e Segurança > Gerenciador de dispositivos). Aí se clica na aba Controladores USB e espera aparecer a lista de controladores da Intel. Aí se clica com o botão direito e na opção "Atualizar driver". Em seguida, Procurar software de drievr no computador, localiza a pasta em que dezipou o arquivo e ele instala a nova versão do driver. Tem que se fazer isso pra cada controlador.

Em seguida testei copiar um arquivo de 8,4 giga e foi numa boa. Viva nóis!

Panthro
Membro
Membro
Status:
Registro: 04 Jan 2010
Karma: [1] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por Panthro » 04 Jan 2010

Ok, funcionou apenas parcialmente. No notebook ainda está dando problemas pra gravar.

Próximo

Retornar para Windows 7