Tabela de desconto para antecipacão de recebíveis

Fractal
Membro
Membro
Status:
Registro: 11 Mar 2011
Karma: [0] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Tabela de desconto para antecipacão de recebíveis

Mensagem por Fractal » 07 Nov 2011

Pessoal, tenho um comércio, e uso máquina de cartões de crédito. Volta e meia, tenho precisado antecipar os recebíveis das vendas. Vendo parcelado entre 2 e 12 vezes no cartão, e a empresa me cobra entre 4 e 6% para antecipar minhas vendas. Tenho dificuldade em calcular esse desconto que eles fazem para me adiantar os pagamentos, procurei para download mas não consegui nada. Alguém tem uma planilha que possa me ajudar?
Obrigado

Patropi
Guru
Guru
Status:
Registro: 28 Nov 2009
Karma: [513] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Re: Tabela de desconto para antecipacão de recebíveis

Mensagem por Patropi » 07 Nov 2011

Boa noite Fractal

Preciso esclarecer algumas dúvidas:

-Vc já tem uma planilha que que apure quanto vc irá receber já descontada a taxa da Administradora para possibilitar calcular quanto vc vai pagar de juros para a antecipação desse recebível?

-Ou como vc faz esse controle?

-Como é cobrada essa taxa, de acordo com a operadora e com o prazo do recebível? Dê detalhes.

Aguardo retorno.

Um abraço.
Se a resposta for útil vote positivamente no meu Karma. Mãozinha Verde à esquerda da mensagem

vbalexandre
Membro
Membro
Status:
Registro: 12 Dez 2010
Karma: [32] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por vbalexandre » 07 Nov 2011

Boa noite!!!

Dê uma olhada neste arquivo pois deve ter algo proveitoso pra você...

..Segue o link...
http://www.4shared.com/document/rFeHsrj ... ARTAO.html

Att.

Fractal
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Fractal » 07 Nov 2011

-Vc já tem uma planilha que que apure quanto vc irá receber já descontada a taxa da Administradora para possibilitar calcular quanto vc vai pagar de juros para a antecipação desse recebível?
Na verdade, os juros a administradora já me diz na negociação. Vou dar um exemplo para ver se facilita. Fiz uma venda de 1000,00 em 10 vezes para um cliente (10x de 100,00). A administradora de cartão me disse que me cobra uma taxa atualmente de 6% ao mês (mas isso pode variar de acordo com o valor). Quero uma planilha que já calcule quanto eu receberia desses 1000,00 se eu optar por receber à vista, entendeu?

-Ou como vc faz esse controle?
Atualmente nao faço esse controle, por isso estou procurando algo.

-Como é cobrada essa taxa, de acordo com a operadora e com o prazo do recebível? Dê detalhes.
Eles me cobram uma taxa ao mês, por exemplo 6% ao mês. Se eu antecipar uma venda de 1000,00, divididos em 10x, quanto receberei? Preciso disso até mesmo para conferir se o valor que eles estao me falando esta certo de acordo com o juro cobrado

Aguardo retorno.

Obrigado

Patropi
Guru
Guru
Status:

Mensagem por Patropi » 08 Nov 2011

Bom dia Fractal

Pelo jeito vc não faz nenhum controle das tuas vendas com cartões. Vc nem sabe se esta tudo certo e nem tem controle de quando e quanto vc tem a receber, pelo jeito vc só verifica pelo extrato da operadeora.

Eu já fiz controle de recebíveis e fiz uma planilha onde eu digitava os dados é conforme selecionava o tipo Débito ou crédito, a fórmula já me dava o valor liquído.
Através desta planilha eu checava com o extrato da operadora. A Planilha ja me dava a data dos créditos e com isso eu checava os recebimentos pelo extrato bancário.
Naquela época, era diferente cada operadora só trabalhava com um cartão, por isso era mais fácil controlar, pois cada cartão era creditado em um banco, agora com a mudança ficou um pouco mais complicado.

Se quiser posso tentar fazer a planilha que vc deseja, mas para isso vc teria que me passar um resumo das condições e juros cobrados para a fórmula já te dar o valor liquído.

Um abraço.
Se a resposta for útil vote positivamente no meu Karma. Mãozinha Verde à esquerda da mensagem

Fractal
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Fractal » 08 Nov 2011

Patropi escreveu:Bom dia Fractal

Pelo jeito vc não faz nenhum controle das tuas vendas com cartões. Vc nem sabe se esta tudo certo e nem tem controle de quando e quanto vc tem a receber, pelo jeito vc só verifica pelo extrato da operadeora.

Eu já fiz controle de recebíveis e fiz uma planilha onde eu digitava os dados é conforme selecionava o tipo Débito ou crédito, a fórmula já me dava o valor liquído.
Através desta planilha eu checava com o extrato da operadora. A Planilha ja me dava a data dos créditos e com isso eu checava os recebimentos pelo extrato bancário.
Naquela época, era diferente cada operadora só trabalhava com um cartão, por isso era mais fácil controlar, pois cada cartão era creditado em um banco, agora com a mudança ficou um pouco mais complicado.

Se quiser posso tentar fazer a planilha que vc deseja, mas para isso vc teria que me passar um resumo das condições e juros cobrados para a fórmula já te dar o valor liquído.

Um abraço.

Patropi, obrigado.
Vc tem razao, atualmente nào faço esse controle, estou precisando disso justamente para me controlar melhor.
Não sei se é exatamente isso que vc quer, mas vendo parcelado entre 02 e 12 vezes no cartão. A CIELO, me cobra um fixo de 2,5% fixo nas vendas a Débito, e 3,5% nas vendas a Crédito. Para antecipar os recebíveis, eles negociam, depende do montante que eu tenho a receber, mas cobram em média 4% a 6,5% ao mês para antecipar. Se puder me ajudar, te agradeço muito, mais uma vez (vc já me quebrou um galhão outras vezes).

Abraço

Patropi
Guru
Guru
Status:

Mensagem por Patropi » 08 Nov 2011

Fractal

Te envio abaixo uma planilha para controle dos cartões de crédito, que para uma empresa bem pequena da para quebrar um galho.

Na Planilha crédito da para controlar até as vendas com cartão de Dé´bito, mas eu preferi fazer uma planilha só para débitos para facilitar o controle.

Quanto ao percentual cobrado pelo Cielo eu já coloquei na fórmula, mas eu me lembro que a venda parcelada a taxa é maior em torno de 4%. Verifique no extrato e faça a correção na fórmula, pois eu coloquei 4,4%.

Na 3ª aba da planilha fiz uma sugestão de fórmula que vc poderá usar para calcular o valor líquido a receber no caso de adiantamento.

http://www.sendspace.com/file/pbdott

Dê retorno.

Um abraço.

Fractal
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Fractal » 09 Nov 2011

Patropi, muito boa sua planilha, vai me ajudar muito mesmo, obrigado pela ajuda mais uma vez.
Algumas questões gostaria de ver com você se é possível, mas se não for já esta realmente muito bom assim:
1- Na primeira ABA, vendas no crédito, é possível que ao colocar a data na coluna B, por exemplo, um dia qualquer do mês de dezembro fiz a venda no crédito (parcelado ou não), e o sistema automaticamente jogar o valor da venda e/ou parcelas para os meses subsequentes ao da venda colocada na coluna B? Exemplo: Fiz uma venda de 1000,00 em abril de 2011, parcelado em 5 vezes. O sistema ja jogaria as parcelas, 191,20, a partir do mês de maio em diante nas colunas de H a Q.
Isso me ajudaria a calcular o total a receber em cada mês (somar) acumulativo. Para eu ver o total que tenho a receber no mês de dezembro, eu somaria toda a coluna referente a Dezembro, e todas as vendas anteriores que tem parcelas vencendo em dezembro seriam automaticamente somadas.
2- Na terceira ABA, antecipação, há o meu grande problema. Porque a operadora me diz o quanto de juros AO MÊS, que ela irá me cobrar para antecipar os créditos. É bem complexo isso ao meu ver, pois, seria preciso uma fórmula de HP, porque a operadora não me passa um juro total, ela me passa um juro ao mês. Assim, se ela me passar 6% ao mês, por exemplo, para eu antecipar uma venda com 30 dias fica simples, juro simples (-6%), mas se for uma venda parcela em 5 vezes, seria uma fórmula de descapitalização ao meu ver, 6% em cada mês (seria um calculo de valor presente da HP). Ai o que ocorre, como não tenho um sistema que me ajude a conferir isso, eu ligo na operadora e ela me fala o saldo que tenho a receber, por exemplo 10 mil, mas esses 10 mil estao divididos em várias vendas, com 1, 2, 6, 12 ... parcelas, e ela calcula o juro total ( o desconto total, contando o juro sobre juro) e me fala, por exemplo que terá um desconto de 15% dos 10 mil. Não tenho hoje como conferir isso... Sei fazer isso na HP (coloca PMT- valor da parcela, i- taxa ao mês, n- numero de parcelas, e clico em PV- valor presente), mas isso em escala é impossível fazer.

Você já ajudou muito, acredito que isso seria muito trabalhoso, mas se conseguir com certeza faria uma planilha que ajudaria muita gente.
Abraço

Patropi
Guru
Guru
Status:

Mensagem por Patropi » 09 Nov 2011

Fractal

O Excel tem ferramentas iguais a da HP, como vc pode ver tutorial no site abaixo:

http://www.expresstraining.com.br/index ... ning&id=33

Como desconhecemos como a operadora faz aqueles cálculos( e devem ser tributados com IOF pois na verdade é um empréstimo) fica muito complicado fazer esta planilha sem esse conhecimento.
Se conseguir com a operadora alguma informaçao mais esclarecedora podemos tentar fazer.

Se a resposta foi útil, faça a gentileza de votar positivamente no meu Karma, mãozinha verde do lado esquerdo.

Um abraço.

Retornar para Excel