Função BDSOMA

Jaspion
Membro
Membro
Status:
Registro: 07 Jan 2011
Karma: [0] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Função BDSOMA

Mensagem por Jaspion » 25 Jul 2011

Bom dia amigos,
Tenho aqui a seguinte fórmula: =BDSOMA(Tab_Vendas!$A:$K;"VLR. LIQ.";S123:U129) onde a coluna "VLR. LIQ" traz também uma fórmula, que é =SOMA(E2:I2). O que eu gostaria de fazer seria eliminar esta segunda fórmula, ou seja, minha intenção seria inserir esta fórmula dentro da a função BDSOMA, algo mais ou menos assim:

BDSOMA(Tab_Vendas!$A:$K;SOMA(E:I);S123:U129)) só que isso não funciona, certo?

Então a questão é: teria outra forma de fazer isso funcionar?

Motivo: A planilha Tab_Vendas é o local onde se lançam vendas constantemente, portanto, não tenho como determinar até onde puxar a fórmula que soma as colunas E até I. Experimentei puxar a fórmula até a linha 30000 para deixar bastante espaço, mas o tamanho do arquivo dobrou. Experimentei ainda inserir uma tabela em Tab_Vendas, porém, esbarrei em outro problema: Quando utilizada em Excel 2003 esta tabela costuma falhar.

Será que tem saída?

abraços,

Patropi
Guru
Guru
Status:
Registro: 28 Nov 2009
Karma: [513] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Re: Função BDSOMA

Mensagem por Patropi » 25 Jul 2011

boa tarde Jaspion

Facilitaria se vc postasse um exemplo da tua planilha com dados fictícios no http://www.sendspace.com/ e depois disponibilizasse o link da planilha aqui no fórum.

Um abraço.
Se a resposta for útil vote positivamente no meu Karma. Mãozinha Verde à esquerda da mensagem

Jaspion
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Jaspion » 25 Jul 2011

Olá Patropi,

segue o link: http://www.4shared.com/document/i70Ifyx ... Dirio.html

As fórmulas estão na guia "Análise Diária" coluna L.

obrigado, abraços.

Patropi
Guru
Guru
Status:

Mensagem por Patropi » 25 Jul 2011

Jaspion

O teu link esta com defeito. Poste novamente.

Um abraço.
Se a resposta for útil vote positivamente no meu Karma. Mãozinha Verde à esquerda da mensagem

Jaspion
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Jaspion » 26 Jul 2011

Olá Patropi,

Segue novo link, porém, estive pensando cá com meus botões e na verdade este problema vai surgir em outras células que dependem da plan "Tab_Vendas", então talvez a melhor solução seria criar uma macro em "Tab_Vendas" cuja função seria inserir as fórmulas nas counas J, K, L e M sempre que fosse inserida uma data na coluna A.
O que acha?

http://www.4shared.com/document/A7-ELkW ... TESTE.html

Abraços,

Patropi
Guru
Guru
Status:

Mensagem por Patropi » 26 Jul 2011

Boa noite Jaspion

Eu ainda sou iniciante em Macros, por isso não vou poder te ajudar nesse problema.
Deixo para os feras em VBA resolverem.
Eu ainda estou aprendendo VBA e por enquanto só sei adaptar um código aqui outro cá...

Quando precisar e estiver ao meu alcance pode contar comigo.

Um abraço.

Domingos Junqueira
Membro
Membro
Status:
Registro: 10 Mai 2011
Karma: [17] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por Domingos Junqueira » 27 Jul 2011

Jaspion, penso q encontrei uma solução ótima p/ vc e q leva a possibilidade da eliminação do uso das colunas S:U.

Análise de Vendas.xls

Abraço e boa sorte

Jaspion
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Jaspion » 27 Jul 2011

Patropi, se te serve de consolo entendo de vba igual vc entende de foguetes espaciais.. rss mas não se preocupe, vc tem me ajudado muito e suas soluções são sempre incrivelmente simples como já lhe disse em outras oportunidades.

Domingos, quando vejo funções assim como vc colocou vejo o quanto ainda estou engatinhando em Excel, inclusive ela acabou me resolvendo outro problema, porém, o desfio que tenho aqui é com a plan "Tab_Vendas". Veja que ali as colunas J até M possuem fórmulas, mas como é uma folha onde se lançam vendas constantemente não tenho como definir até onde arrastar essas fórmulas. A primeira solução que encontrei pra resolver isso foi inserir nela uma tabela, de forma que as fórmulas fossem copiadas automaticamente quando inseridos valores na coluna A, só que me deparei com os seguintes obstáculos:

1) quando aberta em excel 2003 a tabela costuma dar pau.
2) planilhas que contém tabelas não podem ser protegidas, senão a tabela não funciona. Assim, as fórmulas ficam desprotegidas de usuários desavisados.

Se puder me ajudar nisso, fico igualmente grato.

abraços,

Domingos Junqueira
Membro
Membro
Status:
Registro: 10 Mai 2011
Karma: [17] Acrescente 1 ponto ao karma. Tire 1 ponto do karma

Mensagem por Domingos Junqueira » 27 Jul 2011

1)Lista no 2003 ficou meio instável, nas versões posteriores a M$ mudou algumas coisas p/ ela ficar mais estável.
2)Até q ponto vc tem q exibir o resultado das fórmulas p/ quem está entrando com os dados?

Solução possível seria separar as planilhas de entrada de dados e a de análise.
Outra possibilidade seria passar a tarefa p/ o Access q lida melhor com grande quantidade de dados e restringe melhor a tela p/ quem está entrando com dados.

Jaspion
Membro
Membro
Status:

Mensagem por Jaspion » 27 Jul 2011

Olá domingos, vamos lá:

1) Na prática continua instável, pois não raramente a fórmula deixa de aparecer quando há uma nova entrada.
2) O resultado da coluna J tem que ficar visível para o usuário, de modo que ele possa conferir se os valores lançados ficaram batendo com o relatório de origem. A solução que eu havia implementado foi criar uma segunda coluna (K) com as mesmas fórmulas e era desta coluna que a plan "Análise Diária" coletava os dados, porém, continuei com o mesmo problema causado pela instabilidade do 2003.

Com relação ao Acces, não o temos na empresa, infelizmente.

Não sei se entendi a idéia de separar as planilhas, mas outro dia fiz uma experiência que me deixou com uma dúvida que talvez vc me ajude a esclarecer:
Criei um arquivo somente com as entradas e outro somente com as análises, porém, os valores só eram exibidos na análise se o arquivo de entradas também estivesse aberto.
A dúvida é: Não tem como manter os vínculos tendo somente o arquivo de análise aberto? Se isso tiver solução vai me resolver outro problema, que é proteger alguns dados confidenciais, ou seja, eu disponibilizaria para os usuários somente parte dos dados do arquivo.

abraços,

Próximo

Retornar para Excel