Google Desktop tem pesquisa rápida e widgets

por Fabiano Candido, de INFO Online
   retweet
Google Desktop tem pesquisa rápida e widgets

O Google Desktop é uma ferramenta essencial para quem deixa arquivos espalhados por tudo quanto é pasta do micro. Ele pesquisa informações em todas as unidades de armazenamento do HD do computador e da rede.

Dono de um algoritmo avançado de busca, o programa é capaz de achar arquivos de textos, planilhas eletrônicas, apresentações, PDFs, vídeos, áudios e imagens, além de e-mails, conversas do Google Talk e do AOL Instant Messenger e páginas web já visitadas. O Google Desktop também é capaz de fazer buscas na web quando o computador está conectado à internet.

Quando o programa é instalado, ele adiciona uma barra lateral no Desktop. A barra lembra bastante a de Widgets, que a Microsoft inseriu no sistema operacional Windows Vista. Nessa barra do Google, o internauta encontra uma opção para ver quais e-mails estão na caixa-postal do Gmail. Também tem à disposição um relógio no formato analógico.

É ainda na barra lateral que ficam outros widgets interessantes do Google Desktop, como o leitor de RSS, o de previsão de tempo, a caixa de busca de arquivos e um bloco de rascunho, para o internauta anotar o que quiser. O usuário pode tirar todos esses serviços e colocar os gadgets que o Google oferece para o programa.

O único ponto negativo do programa é sua ferramenta de indexação de dados, que faz uma lista de todos os arquivos do micro para deixar as buscas mais rápidas. Essa indexação não é diária, mas quando é executada pelo software, deixa o micro lento, irritando alguns usuários. Contudo, o internauta tem a opção de desligar esse recurso, porém, usará menos todo o potencial do Google Desktop.

O software, que até recentemente funcionava somente no Windows de 32 bits, agora ganhou suporte para o sistema operacional de 64 bits.

Baixe o Google Desktop no Downloads INFO.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Comente essa notícia