Não roda no 7? Apele para o modo XP

Use o sistema operacional antigo em uma máquina virtual para executar aplicativos incompatíveis com o 7

Por , de INFO Online
• 19 de abril de 2010 - 12h14
O Windows é compatível com quase todos os programas que rodam no Vista, mas pode não encarar programas mais antigos, que só rodavam no XP. Para resolver esse problema, a Microsoft oferece o Modo XP. Ele é um recurso do Windows 7 que permite rodar o Windows XP como uma máquina virtual. O Modo XP (em inglês, XP Mode) só está disponível nas três versões mais avançadas do Windows 7 – Professional, Ultimate e Enterprise. Além disso, o recurso só pode ser executado em máquinas que têm processador capaz de fazer virtualização de hardware. Confira, a seguir, como testar seu PC e configurar o Modo XP.

1 – Teste de virtualização



Para saber se seu micro suporta esse tipo de virtualização, você pode rodar o programa SecurAble, freeware da Gibson Research. Ele mostra se o processador suporta ou não a virtualização de hardware. O utilitário pode ser baixado no Downloads INFO. Basta rodar o programa e verificar a resposta no campo Hardware Virtualization.

2 – Download do Modo XP
É necessário baixar dois arquivos para habilitar o modo XP. Um é o Windows Virtual PC, que cria e gerencia máquinas virtuais. O outro é o Windows XP Mode, máquina virtual que contém o Windows XP SP3. A mesma URL do download do Windows XP Mode leva ao download do Windows Virtual PC. Instale o Virtual PC e, depois, o Windows XP Mode. Este último é um arquivo de quase 500 MB.
|quebra|
3 – Primeira execução



Para abrir o Modo XP, vá ao menu Iniciar do Windows 7, acione Windows Virtual PC e clique em Windows XP Mode na lista Máquinas Virtuais Recentes. Aí está o Windows XP. Os programas e os drivers que só são compatíveis com o Windows XP devem ser instalados na máquina virtual. Se você clicar no botão Fechar do Virtual PC, o virtualizador não se encerra: entra em modo de hibernação.

4 – Saindo do sistema



Para fechar o programa, acione no menu Iniciar o comando Segurança do Windows. Ou, então, clique no comando Ctrl + Alt + Del. Ambos abrem a tela Segurança do Windows. Nela, acione Desligar. Aí, sim: a máquina virtual sai do ar.
|quebra|
TESTE O MODO DE COMPATIBILIDADE
Se você quiser testar se um software tem chances de rodar no Windows 7 sem precisar do Modo XP, clique no arquivo executável dele com o botão direito do mouse e escolha Propriedades. Depois, na guia Compatibilidade, marque a opção Executar Este Programa em Modo de Compatibilidade. Selecionando Windows XP (Service Pack 3) na lista de sistemas. Clique em OK e tente rodar o aplicativo.

MÁQUINAS MAIS PODEROSAS



Quem usa dois sistemas operacionais provavelmente já quis usar programas de ambos ao mesmo tempo. O VMWare é a opção mais poderosa para criar máquinas virtuais de um sistema operacional no outro. Por exemplo, é possível executar o Linux numa janela do Windows, e vice-versa. Para quem precisa de recursos mais avançados de integração entre o sistema real e o virtual, o VMWare é excelente. Ele permite a criação de uma rede virtual entre as máquinas, simuladas ou não. Também conta com várias máquinas virtuais prontas em seu site oficial, preparadas para serviços comuns, como servidores web e de e-mail.

Comentários

///

Últimas do como se faz

///

Twitter sem o mouse

por Juliano Barreto

Comprar mais barato

por Juliano Barreto

Acelerar o telemarketing

por Juliano Barreto