De VHS para DVD

Um tutorial para converter suas antigas fitas de vídeo para DVDs

Por Redação, de INFO Online
• 19 de fevereiro de 2003
Se você está cansado de empilhar sua velha coleção de fitas VHS, uma boa saída é converter seus vídeos domésticos para o formato digital, gravando-os em DVD. Além de contar com mais qualidade de som e imagem e maior durabilidade, de quebra você ainda pode ganhar um pouco de espaço na estante do home theater.

Boa pedida, não é? Mas prepare-se para ter um pouco de trabalho. Nada muito extenuante, é bom que se diga, mas a passagem do VHS para o DVD requer alguns cuidados importantes para ser bem-sucedida.

Em linhas gerais, são necessárias três etapas para cumprir a tarefa. Primeiro, capturar o vídeo — ou seja, converter a informação analógica da fita VHS para um arquivo digital no disco rígido. O segundo passo é converter o arquivo digital, que é capturado em AVI, para o formato MPEG-2, que oferece resoluções mais altas (720 por 480 e 1280 por 720 pixels) e é o padrão nativo dos filmes em DVD. E, finalmente, queimar a mídia, que consegue armazenar até 4,7 GB, ou 120 minutos de vídeo de boa qualidade.

Comentários

///