Seu próprio hotspot

Um passo-a-passo para montar um hotspot, uma rede sem fio destinada ao acesso de visitantes

Por , de INFO Online
• 28 de maio de 2004 - 11h48
Os hotspots, as redes sem fio com acesso temporário a visitantes, estão ganhando espaço no Brasil. Mas você também pode montar um em sua casa ou para dar acesso a clientes num pequeno negócio. Neste tutorial, mostramos como montar um hotspot com alcance nominal de até 100 metros na tecnologia 802.11b. Na solução do INFOLAB, entretanto, alcançamos no máximo 50 metros.

Para montar um hotspot, você vai precisar de um roteador de banda larga com funções de access point. No tutorial, usamos o modelo Wireless-B, da Linksys. Você também vai precisar de um computador conectado à web em banda larga e de uma placa wireless para cada PC ou notebook.

A instalação é bastante simples e, fora algumas trocas de cabos de conexões, consiste basicamente em configuração de software. Pode-se montar o hotspot de duas formas: deixando o acesso aberto para qualquer pessoa ou mantendo-o fechado para pessoas autorizadas. No tutorial, configuramos o hotspot com pedido de autorização por SSID, que é o nome de identificação da rede.
|quebra|
Vamos à instalação. No INFOLAB, usamos um Pentium 4 de 2,4 GHz, conectado pelo Ajato, e uma placa Wireless-G, da Linksys, para o notebook. Com o micro ligado à internet, rode o CD de instalação do roteador. Escolha Run the Setup Wizard e, em seguida, Configure Your Router e clique em Next. A partir daí, o roteador vai ler o endereço de hardware da placa de rede instalada no micro e usada para o acesso à internet, chamado de MAC Address. Aguarde até que os 100% da captura estejam completos.

O próximo passo é selecionar o tipo de modem. As opções são cable modem ou ADSL. No nosso caso, é cable modem. Feito isso, retire o cabo de rede usado para o acesso à internet do computador e ligue-o à entrada Internet do roteador. Em seguida, use o cabo de rede que vem com o equipamento para conectar qualquer uma das quatro saídas do roteador à placa de rede do PC. Clique em Next.
|quebra|
Ligue o roteador na tomada elétrica. Escolha uma senha de administrador e dê um nome de identificação para a rede (o SSID). Selecione um canal de 1 a 11. Se houver uma rede Wi-Fi operando num dos canais, evite-o. Escolhemos o canal 2. Aqui, pode-se habilitar ou não o Broadcast, que dispensa o uso de identificação.

A próxima tela é a DHCP setup. Nela, aparecerá o endereço de hardware da placa de rede. É preciso colocar o Host Name e um domínio. Mantivemos o Ajato como Host Name e não registramos domínio. Clique em Next e pronto. Aí está seu hotspot.

Tempo de instalação - 15 minutos
Você vai precisar de
- Um roteador de banda larga com funções de access point 802.11b
- Computador com conexão banda larga
- Uma placa Wi-Fi para os notebooks
a. Retire do computador o cabo de rede usado para o acesso à internet
b. Pegue o cabo de rede que vem solto com o roteador e conecte-o, em uma das quatro saídas dele, numa ponta e, na outra ponta, à placa de rede do PC.

>> Troque dicas e informações e esclareça dúvidas sobre redes no Fórum INFO.

>> Confira testes de equipamentos de rede no Reviews INFO.

Comentários

///

Últimas do como se faz

///

Twitter sem o mouse

por Juliano Barreto

Comprar mais barato

por Juliano Barreto

Acelerar o telemarketing

por Juliano Barreto