Seu próprio hotspot

Um passo-a-passo para montar um hotspot, uma rede sem fio destinada ao acesso de visitantes

Por Redação, de INFO Online
• 28 de maio de 2004
Os hotspots, as redes sem fio com acesso temporário a visitantes, estão ganhando espaço no Brasil. Mas você também pode montar um em sua casa ou para dar acesso a clientes num pequeno negócio. Neste tutorial, mostramos como montar um hotspot com alcance nominal de até 100 metros na tecnologia 802.11b. Na solução do INFOLAB, entretanto, alcançamos no máximo 50 metros.

Para montar um hotspot, você vai precisar de um roteador de banda larga com funções de access point. No tutorial, usamos o modelo Wireless-B, da Linksys. Você também vai precisar de um computador conectado à web em banda larga e de uma placa wireless para cada PC ou notebook.

A instalação é bastante simples e, fora algumas trocas de cabos de conexões, consiste basicamente em configuração de software. Pode-se montar o hotspot de duas formas: deixando o acesso aberto para qualquer pessoa ou mantendo-o fechado para pessoas autorizadas. No tutorial, configuramos o hotspot com pedido de autorização por SSID, que é o nome de identificação da rede.

Comentários

///