Acrescente memória ao seu notebook

Um guia para trocar a memória e dar uma incrementada no desempenho de seu computador portátil

Por , de INFO Online
• 18 de fevereiro de 2009
Ao contrário dos micros de mesa, que permitem o upgrade de grande parte dos componentes, os notebooks só permitem que o usuário atualize dois itens de hardware: memória (veja como trocar o disco de notebooks) e disco rígido. Se você está pensando em dar uma turbinada em seu micro portátil, confira, a seguir, um roteiro para acrescentar memória ao portátil. Primeiro, para descobrir se o upgrade é possível — e se vale a pena. Depois, para pôr mãos à obra.

1) PRIMEIROS PASSOS
Antes de qualquer coisa, você precisa ler o manual do notebook para saber qual o máximo de memória que ele suporta. Se, por exemplo, o máximo é 1 GB e o micro já tem essa quantidade instalada, fim de conversa. Outra informação fundamental que você precisa ter é o tipo de memória requerido pelo notebook. Para saber isso, você pode recorrer a um utilitário como o freeware PC Wizard 2008 (download: www.info.abril.com.br/download/5098.shtml).

Basta rodá-lo no notebook para saber, além do tipo de memória instalado, o número de soquetes, e quantos estão vazios. A idade da memória é outro problema. Os tipos mais antigos — por exemplo, o DDR — tendem a custar mais que os atuais (DDR2, DDR3), o que também pode inviabilizar o upgrade. Se é para adquirir esses componentes a preço de ouro, faz mais sentido pensar num notebook novo. Vale lembrar que as memórias de notebooks são do tipo SODIMM e têm aproximadamente metade do tamanho daquelas usadas nos micros de mesa.

Comentários

///