Saiba usar a numeração automática no Word

Dicas para personalizar a numeração automática de parágrafos no processador de textos Word 2003

Por Redação, de INFO Online
• 15 de março de 2007
Apesar da sua aparente simplicidade, o recurso de numeração automática de parágrafos do Word, da Microsoft, oferece várias opções de personalização. Você pode ajustar a posição dos números e do texto, a fonte de caracteres empregada e o valor inicial da seqüência, por exemplo. Veremos como fazer esses ajustes nas dicas a seguir. Elas foram testadas no Word 2003, mas o recurso de numeração também está presente nas versões anteriores do processador de textos.

1. Inserindo números
Vamos começar pelo trivial. Clicando no botão Numeração, encontrado na barra de ferramentas Formatação do Word, ativamos o recurso de numeração automática. Depois, basta digitar os parágrafos para que eles sejam exibidos como lista numerada. Além disso, se você selecionar alguns parágrafos antes de clicar no botão, o Word acrescenta números seqüenciais a eles. Se um parágrafo numerado é movido para uma posição diferente, a numeração é refeita automaticamente para preservar a ordem dos números.

2. Ajuste na régua
Para criar espaço para o número, o Word afasta o texto da margem esquerda da página. Esse afastamento pode ser controlado por meio da régua superior. Se ela não estiver visível, clique em Exibir/Régua. Em seguida, selecione os parágrafos numerados e ajuste, com o mouse, os indicadores pentagonais existentes na extremidade esquerda da régua. O indicador superior marca a posição da primeira linha e, portanto, do número. O inferior assinala o início das demais linhas. Note que há um sinal de tabulação (em forma de L) sobre ele. Esse sinal, que também pode ser movido com o mouse, demarca o início do texto na primeira linha. Logo abaixo, existe um pequeno retângulo que serve para arrastar os dois indicadores simultaneamente.

3. Atalho rápido
Por padrão, o Word afasta os números da margem esquerda quando a numeração é aplicada. Em muitas situações, é interessante eliminar esse afastamento (chamado de “recuo” no Word), encostando os números à margem. Embora você possa usar a régua para isso, é mais rápido selecionar os parágrafos e teclar Ctrl+Shift+M. Outra opção é, depois de selecionar os parágrafos, clicar no botão Diminuir Recuo, na barra de ferramentas Formatação.

4. Mais opções
Para controlar a numeração em detalhes, primeiro selecione o texto a ser numerado. Em seguida, clique em Formatar/ Marcadores e Numeração. Na caixa de diálogo Marcadores e Numeração, acione a aba Numerada para escolher um estilo de número. Se já houver parágrafos numerados no documento, no pé da janela é possível escolher entre reiniciar a numeração ou continuar do último número utilizado. Depois de escolher um estilo, clique no botão Personalizar para ver as opções adicionais. No campo Formato do Número, você pode alterar o sinal usado para separar o número do texto, colocando, por exemplo, hífen em vez de ponto. Também pode clicar no botão Fonte para configurar os caracteres. O menu Estilo de Número oferece vários tipos de numerais, como letras e algarismos romanos. No campo Iniciar Em, é possível especificar com qual número deve começar a contagem. Já os campos mais abaixo possibilitam ajustar numericamente as posições dos números e do texto.

>> Troque dicas e informações sobre o Word no Fórum INFO.

>> Confira testes de programas de escritório no Reviews INFO.

Comentários

///