Calcule retorno de investimentos com o Calc

Use os recursos da planilha Calc do OpenOffice para descobrir quanto seu investimento vai dar de retorno

Por Redação, de INFO Online
• 8 de março de 2007
Precisa calcular o rendimento de alguma aplicação de longo prazo? O cálculo envolve uma porção de variáveis e não é das coisas mais simples de fazer sem o auxílio de uma planilha eletrônica. Mas também não é algo tão cabeludo que exija o software mais poderoso do universo. Neste tutorial, mostraremos como montar no Calc, a planilha eletrônica da suíte de código aberto OpenOffice.org, o cálculo do retorno de uma aplicação financeira. Vamos levar em conta o montante investido, a taxa de juros e o período. Se você não tem o OpenOffice.org, faça o download de graça da versão 2.0, a mais recente, em www.info.abril.com.br/download/3671.shtml.

1. INSERINDO DADOS
Abra o Calc. Numa planilha em branco, vamos começar digitando os dados. Teremos de fornecer três informações: o valor mensal aplicado, a taxa de juros oferecida pela instituição financeira e o período total da aplicação, em número de anos. A partir desses dados, a planilha calculará a quantidade de pagamentos, os juros acumulados, o total investido e o total acumulado no período. No nosso exemplo, digitamos alguns valores, para testar o funcionamento das fórmulas que vamos criar.

2. CÉLULAS
Agora, vamos alterar as propriedades da célula de valor mensal, que deve exibir duas casas decimais. Para isso, clicamos com o botão direito sobre a célula e escolhemos Formatar Células. Na próxima tela, acessamos a aba Número e inserimos o valor 2 na caixa Casas Decimais. A formatação é aplicada.

A célula de juros deve ter o formato de porcentagem. Clicamos com o botão direito e escolhemos Formatar Células. Na janela seguinte, acessamos a aba Número e marcamos a categoria Porcentagem.

Comentários

///