Faça listas de compras no Excel

Use os controles de formulário da planilha eletrônica para criar uma lista de compras prática e eficiente

Por , de INFO Online
• 28 de setembro de 2009
Maria Rius

Um recurso muito prático, mas pouco explorado, do Excel são as caixas de combinação. Elas são indicadas para simplificar a elaboração de documentos quando há itens que se repetem em um ou mais campos. Com o uso das caixas de combinação, em vez de obrigar o usuário a digitar as informações, ele simplesmente escolhe uma opção. Fica muito mais fácil, concorda? Além disso, evitam-se erros no preenchimento.

Para demonstrar o recurso, vamos montar uma lista de compras no Excel 2007, composta das seguintes colunas: produto (variável), quantidade, unidade de medida, preço unitário e observações. As caixas de combinação serão usadas nas colunas que se referem a produtos e unidade de medidas. Você pode usar as instruções para criar outros formulários, como uma lista de pedidos, caso tenha uma empresa. Se não quiser ter nenhum trabalho, faça o download da lista de compras de supermercado no Downloads INFO.



1 - Listas de produtos
O primeiro passo é definir as listas de produtos. Como vamos organizar o formulário por categoria para facilitar a busca no supermercado, criaremos listas separadas por categoria também. Essa organização tem outra vantagem: ela não deixa as caixas de combinação muito longas, o que poderia ser um transtorno na hora da seleção. Se preferir, no entanto, você poderá criar uma lista única com todos os produtos.

Comentários

///