Arrase nos gráficos com o Excel 2007

Uma seleção de truques para criar gráficos mais bem elaborados com a planilha eletrônica da Microsoft

Por , de INFO Online
• 18 de outubro de 2009
Guitagoa

O Excel é um dos programas mais competentes na hora de transformar séries de números em gráficos. Na versão 2007, o programa ficou melhor ainda. Além de apresentar gráficos mais bem elaborados, o aplicativo oferece recursos de edição e de personalização muito superiores.

Para começar
Para começar a explorar esses recursos, é necessário saber primeiro que gráfico usar. Pizza? Coluna? Área? Dispersão? Saiba como escolher o tipo de gráfico mais adequado para cada situação. A internet também pode dar uma força nessa escolha. O serviço Chart Chooser dá uma mão na hora de selecionar o melhor tipo de gráfico e exporta o modelo definido para o Excel. Se você não está familiarizado com o Excel 2007, confira as instruções para usar seus principais recursos na elaboração de gráficos.

Dois gráficos
Nem sempre um único gráfico consegue transmitir bem todas as informações. Em algumas situações, combinar mais de um gráfico em um é a forma mais eficiente de passar o recado completo. Nos gráficos de pizza, pode ser interessante usar um outro gráfico para mostrar participações reduzidas que compõem uma das fatias.

Aprimore o trabalho
Os gráficos do Excel também podem ser enriquecidos de diferentes maneiras. Uma forma de causar maior impacto é usar como plano de fundo uma imagem que diga respeito aos números que estão sendo expressos. Quem quiser ganhar espaço com a exclusão de legendas, mas manter suas informações, pode também escrever dentro dos gráficos.

Criação de modelo
Depois de mexer tanto para o aprimoramento do gráfico, você pode querer mantê-lo para usar em outras situações. A solução é salvar o gráfico como modelo do Excel.

>> Troque dicas e esclareça dúvidas sobre Excel no Fórum INFO.
>> Baixe planilhas no Downloads INFO.

Comentários

///