ESPACO
DICAS / - Internet - Mensagens instantâneas


Como usar o ICQ pela primeira vez

Se você ainda não tem o ICQ, o primeiro passo é fazer o download do programa. Aponte seu navegador para o endereço www.icq.com/products e baixe uma cópia da versão 2000b. Você vai copiar para o seu micro o arquivo icq2000 b.exe, de 5 MB. Instale o produto. Concluída a instalação, o programa apresenta automaticamente a tela ICQ Registration. Clique no botão New ICQ# para obter um número de registro como usuário do programa. Na tela seguinte, digite seus dados pessoais e siga em frente. No final, o ICQ vai lhe fornecer um número de registro e você pode começar a usar o programa. É bom anotar e guardar esse número para dar aos amigos e para uma eventual necessidade de reinstalar o ICQ.

Clique no botão Add/Invite Users (Adicionar/Convidar Usuários), para localizar outros usuários do ICQ e incluí-los em sua lista de contatos. Você pode procurá-los pelo endereço de e-mail, pelo apelido, pelo primeiro ou último nome e ainda pelo número do ICQ. Basta digitar a informação que você tem à mão e clicar no botão Search na mesma linha. O programa abre a tela ICQ Global Search Engine (mecanismo global de pesquisa) e exibe os resultados da busca. Claro, se você procurar por uma pessoa de nome Carolina e apelido Carol, vai encontrar centenas, milhares de opções. Dê outras informações para que o programa faça uma filtragem mais apurada. Quando, afinal, você encontrar a pessoa procurada, dê um duplo clique no nome dela para adicioná-la à sua lista de contatos. O novo nome aparece na telinha do ICQ.

Observe que os nomes incluídos em sua lista de contatos ficam divididos em dois grupos: online e offline. Desse modo, é fácil saber quem você pode convidar para um bate-papo (ICQ Chat) imediato e quem só pode ser contatado mediante o envio de uma mensagem.

Logo depois de instalado, o ICQ se apresenta no modo simples. Trata-se de um formato descomplicado, para iniciantes. Mas algumas tarefas essenciais do produto só podem ser executadas se ele estiver no modo avançado. Para trocar de modo, clique no botão To Advanced Mode (ou em To Simple Mode, para a operação inversa). A partir da versão 2000b, o bate-papo, por exemplo, é uma das tarefas que você só pode fazer no modo avançado.

Para iniciar um bate-papo, clique no nome do contato e, no menu do modo avançado, selecione ICQ Chat. Se você der um duplo clique no nome, o programa apresenta a tela para envio de mensagem. No modo simples, tanto o duplo clique como o menu conduzem à tela de mensagem. Qual a diferença? A tela de mensagem só admite dois usuários e cada um precisa explicitamente enviar suas intervenções. O chat, além de aceitar mais de dois participantes, permite que um veja a digitação dos outros, enquanto ela ocorre.

Como se faz para iniciar um chat com mais de dois participantes? Clique no nome do primeiro amigo e convide-o para o bate-papo. Depois que ele aceitar, arraste o nome dos outros convidados da tela do ICQ para a de bate-papo.

Ao pesquisar nomes para incluir em sua lista de contatos, você nota que alguns deles estão marcados com a palavra Authorize. Isso significa que você não vai poder adicioná-lo livremente à lista: será necessário que o usuário autorize a inclusão. Se você também quiser que as outras pessoas peçam autorização para incluí-lo na lista de contatos delas, clique no botão ICQ e escolha Security & Privacy. Na orelha Geral, veja os dois primeiros botões de opção. O primeiro permite que qualquer usuário inclua você em sua lista de contatos. O outro define que ele deve pedir permissão.

Muitas vezes você está online, mas deseja concentrar-se num trabalho e não quer ser interrompido. Nesses momentos, clique no botão de status (ao lado do botão ICQ) e escolha a opção Away. Isso indica que você está longe do micro, ou ocupado.




PUBLICIDADE


+ BAIXADOS
[an error occurred while processing this directive]