ESPACO
DICAS / - Música - MP3


Como mixar músicas em MP3

Neste tutorial vamos ensinar como dar o seu toque pessoal a uma música em MP3, adicionando samplers, loops e outros elementos ao som original.

O set básico para brincar de DJ inclui um programa para criação musical, uma penca de samplers, loops e efeitos e um ouvido apurado para música. O Acid Pro 4.0, da Sonic Foundry, é uma ferramenta de criação multipista (Multipista esquema que trabalha com vários sinais de áudio em canais independentes) que tem fãs tanto entre usuários avançados como entre iniciantes na arte da salada musical, pois alia recursos poderosos e facilidade de uso. Como todo bom software do gênero, o Acid Pro 4.0 custa caro, 349,57 dólares. Mas, felizmente, possui uma versão de demonstração (www.info.abril.com.br/download/3006.shl) com recursos de sobra para quem não tem pretensões profissionais.

O software já vem com uma coleção de mais de 350 loops, isto é, pequenas seqüências instrumentais, dos mais variados gêneros, como dance, hip hop, techno, pop, rock etc. Loops (Loop pequenas seqüências de batidas e sons ritmados), samplers e efeitos também podem ser baixados pela web do site da Sonic Foundry e de centenas de outros endereços. No entanto, vamos usar os elementos oferecidos pelo programa FruityLoops 3.5 (www.info.abril.com.br/download/3007.shl), da empresa de mesmo nome. A vantagem é que no FruityLoops é possível editar os samplers (Sampler amostra de áudio que reproduz o som de um ou mais instrumentos) e os loops que serão mixados à música. Toda a brincadeira pode ser feita num micro modesto, com processador de 500 MHz, 64 MB, placa de som comum e Windows 98 SE ou superior.

1. Com o FruityLoops e o Acid Pro instalados, o primeiro passo é escolher no FruityLoops os loops e samplers que serão utilizados. Na lateral esquerda da tela principal do programa fica o caminho para uma infinidade de elementos de música eletrônica, como linhas de baixo, kits de bateria e percussão e efeitos sonoros (gongos, raios e vozes sintetizadas). Clicando em cima de cada elemento, você ouve o seu som. Para criar o loop, arraste o elemento para a tela central. Será criada uma pista. Porém, a seqüência ainda não existe. Clicando com o botão esquerdo sobre os botões distribuídos ao longo da pista, você irá marcar os momentos em que o elemento — por exemplo, um bumbo, um prato ou um grito — deverá aparecer. Pelo botão Play, dá para conferir como está ficando a seqüência. Não gostou da marcação de uma posição? Então é só clicar com o botão direito para apagá-la e corrigir a marcação.

2. Para adicionar pistas com novos elementos, basta repetir os passos acima. O programa trabalha com várias pistas simultaneamente, permitindo sincronizar a entrada de cada elemento de forma harmoniosa com os outros. É só arrastar o sample, instrumento, loop ou efeito desejado para a tela central. A partir daí, o que entra em campo é a sensibilidade musical de cada um. É possível acelerar ou diminuir o ritmo clicando nas setinhas do menu Tempo, no alto da tela.

3. Depois de usar e abusar da criatividade para montar os seus loops personalizados ou mesmo se for usar um dos modelos pré-fabricados do FruityLoops, é hora de preparar o material para o uso no Acid Pro. Vá até o menu File, selecione Export e indique o local do micro e o formato em que o som será salvo. As opções são MP3, Wave e MIDI. Escolha MP3.

4. É chegada a hora de abrir o Acid Pro para mixar as batidas que você preparou, os samplers do próprio Acid Pro ou mesmo trechos de outras faixas em MP3 na música original, que pode estar em MP3, Wave, WMA, Ogg ou ainda no CD. Ao abrir o programa, na parte inferior da tela, é exibida uma janela com as pastas do seu micro. Localize o arquivo com a música original e arraste-o para a tela principal. Está criada a pista. Note que, se clicar em Play, você não ouvirá nada. Isso acontece porque o programa reproduz apenas os trechos de cada pista que estão selecionados. A ferramenta Draw, representada pelo botão com um lápis, serve para selecionar os intervalos desejados. Marque toda a extensão da música arrastando o cursor sobre ela.

5. A inserção das novas pistas com loops e samplers pode ser feita segurando as teclas Ctrl e O. Localize o arquivo e dê Ok. Clique sobre a posição da pista em que ele deve ser inserido. Para editar o elemento dentro de sua pista, aumentando ou diminuindo a sua duração, use e abuse dos tradicionais comandos de copiar, cortar e colar. Cada pista tem controle de volume e balanço próprios, localizados no painel à esquerda. Acionando o Play, você ouvirá a sobreposição da música principal com os trechos selecionados de cada pista. O desafio agora é encaixar as batidas no tempo correto, sincronizando as viradas e não atravessando o ritmo.

6. Um aspecto muito importante é que cada pista nova assumirá um tipo de som, determinado pelo Acid Pro com base na sua duração e identificado no painel esquerdo por um ícone característico. Os sons one shot são aqueles elementos pontuais, como um prato ou um gongo. São os mais fáceis de manusear, pois basta indicar as posições em que eles entram em ação. Os loops são pequenas seqüências de sons ritmadas, que já exigem mais trabalho para encaixá-las na estrutura harmônica da música. Por fim, os sons beatmappeds, formados por arranjos mais elaborados. A vantagem dos beatmappeds é que o usuário consegue ajustar o seu tempo independentemente das outras pistas. Para isso, clique duas vezes na barra de comandos da pista e, depois, na aba Stretch da tela de edição que se abrirá. Acima da representação gráfica do elemento estão diversos ponteiros laranja. Arrastando lateralmente esses ponteiros, você acelera ou diminui o ritmo do beatmapped. E vai sempre verificando se o arranjo ficou de acordo com o tempo da música-base.

7. Depois de concluir o remix, é hora de salvar sua obra. A versão de demonstração do Acid Pro não permite salvar projetos, mas você pode exportar o remix em MP3. Vá até o menu File, entre em Render as e escolha MP3. No endereço www.info.abril.com.br/aberto/diversaonopc/mixagem.mp3, você confere um dos remixes produzidos pela turma do INFOLAB.




PUBLICIDADE


+ BAIXADOS
[an error occurred while processing this directive]