ESPACO
DICAS / - Escritório - Processadores de texto


Como criar e editar tabelas no Word

Esse tutorial ensina a explorar algumas ferramentas para a criação e edição de tabelas do processador de texto Word, da Microsoft.

O meio mais rápido de criar tabelas é acionar o menu correspondente e selecionar a opção Inserir/Tabela. Em seguida, defina o número de linhas e de colunas. Se depois de iniciado o trabalho descobrir que precisa de linhas e colunas adicionais, posicione o cursor no lugar desejado e acione as opções Tabela/Inserir/Linhas Abaixo ou Linhas Acima ou Tabela/Inserir/ Coluna à Esquerda ou Coluna à Direita.

Nas tabelas do Word é possível mesclar várias células numa única. Esse recurso é muito usado em casos como a necessidade de inserção de um título que abranja a totalidade das colunas de uma tabela. A execução desse trabalho é bastante simples: selecione as células que deseja agrupar e use o comando Mesclar Células do menu Tabelas.

Se você entrou com os dados despreocupadamente, mas quer apresentá-los de outra forma - na ordem alfabética, por exemplo - , clique numa célula da coluna que servirá de base para a reordenação e abra a opção Classificar do menu. Confira se a coluna e o tipo assinalados são os que quer usar e marque a ordem desejada (crescente ou decrescente). Para que o Word reconheça os títulos das colunas, assinale a opção Com Linha de Cabeçalho. Clique em Ok. Se a tabela tem um título em células mescladas, posicione o cursor abaixo desse título e arraste-o para baixo para marcar apenas a coluna. Selecione Classificar, marque Com Linha de Cabeçalho no caso da coluna ter um título, confira os campos Classificar Por e Tipo, marque a ordem e dê Ok.

Para ajustar linhas e colunas, posicione o cursor sobre a divisão entre as células e aguarde até que se transforme numa linha com uma seta de cada lado. Clique no botão esquerdo do mouse e, mantendo-o pressionado, arraste-o para a direita ou para a esquerda (no caso do ajuste de colunas) ou para cima ou para baixo (no caso do ajuste de linhas). Outro modo é definir a altura de cada linha e a largura de cada coluna nas guias correspondentes da opção Propriedades da Tabela do menu Tabela.

O Word traz vários padrões de formatação com bordas, sombras e cores prontos para uso. Pode-se escolher um deles no início, pressionando-se o botão AutoFormatação na caixa de diálogo Inserir Tabela. Ou, então, recorrer ao recurso no final, acionando-se AutoFormatação do menu Ferramentas. Escolha um item e desmarque os elementos que não devem ser aplicados. Para a formatação manual, clique com o botão direito em qualquer lugar da tabela e escolha o item Bordas e Sombreamento. Na guia Bordas, defina o tipo, o estilo, a espessura e a cor. No lado direito, pressione os botões para aplicar ou remover o padrão às partes da tabela (limites superior, inferior, direito e esquerdo e às divisões entre linhas e colunas). Na guia Sombreamento, selecione a cor e o padrão de preenchimento de células. Para concluir, em cada guia escolha um dos itens no campo Aplicar a (tabela, célula ou parágrafo). Para alinhar textos e imagens em relação à altura e à largura das células, clique com o botão direito do mouse e selecione Alinhamento de Célula. Escolha o gráfico que representa a opção desejada.




PUBLICIDADE


+ BAIXADOS
[an error occurred while processing this directive]